The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

Zi 07/07/2020

#DesafioSkoob2020
A história é incrível. Sofri do início ao fim. Por ser narrada pelo Coryo, faz os sentimentos serem super contraditórios durante a leitura. Ainda estou anestesiada com o final...

Bela 21/11/2023

Snow lands on top
Que loucura de livro, no começo a gente fica com um pé atrás obviamente, mas conforme a história se desenvolveu eu fui pensando "até que ele não é tão ruim". Ele e a Lucy Gray tinham química e não teve nenhum minuto em que eu não torci por eles e fiquei dando risadinha para o Snow!!
(Culpa do Tom Blyth).
Mais para o final do livro a gente vai percebendo como seus valores são deturpados e diferentes da Lucy gray e como ele fica mais e mais egocêntrico, controlador, paranoico, sem empatia e maquiavélico. O ultimo capítulo foi muito tenso, é onde ele toma a sua decisão final entre bem e mal, entre amor e poder.
Eu acho que sim, ele amou Lucy Gray, mas maior que seu amor por ela é seu ódio em como esse amor o fez se sentir fraco, vulnerável, fora de controle. Sua incapacidade de confiar e abrir mão do controle.
Lucy Gray espero que você tenha sido feliz, porque eternizada você foi.
Esse livro é meio lento mas essa lentidão é importante porque nos mostra todo esse monologo interno que o Snow tem, como apesar de todo o mal que ele causa, ele acha uma maneira de defender a si mesmo, e com quanto mais frequência isso acontece, piores são suas ações até que ele finalmente se torna o vilão f0dido que ele é.
Eu particularmente acho tudo de bom um livro sobre o vilão, só os melhores conseguem e Snow é um deles.

allie 07/12/2023

The ballad of songbirds and snakes
Primeiramente vai toma 🤬 #$%!& todo mundo falando que o livro é chato sei la o que 500 paginas n sei das quanta sendo que esse é o proposito do livro e pedindo um livro do finnick ??? do haymitch ??? sendo que isso so forcaria a suzanne collins a escrever uma fanfic enorme por puro fan service e so pra ela lucrar e depois pra universal lucrar ?? com o que?? o cara do outer banks de finnick odair? aaaaaa pelo amor de deus

enfim!!!!

otimo livro queria me matar lendo o tempo inteiro to brincandooo, eu achei ele bem cativante, claro que tem umas partes que sao chatas e burocraticas pq quem que curte ficar o tempo inteiro lendo paragrafos do monologo interno do snow falando sobre a mesma merda (eu), mas enfim, na maioria do tempo foi incrivelmente cativante e eu gostei muito de algo que a suzanne collins sempre faz nos livros dela: personagens bem construidos e acima de tudo relacoes entre eles muito bem feitas. a escrita é as vezes cansativa mas isso nao é culpa da autora e sim do snow KKKKKKKKKKKKKKK que so pensa a mesma caraia toda hora.

pela minha interpretacao do livro a historia de vilao do coriolanus é a seguinte, varias pessoas ?manipulam? ele e fazem ele mudar de pensamento constantemente, ate que nos 45 do segundo tempo ele se compromete com uma ideologia so que infelizmente nao foi a boa. mas ha sim indicios disso o livro todo, o final so é realmente surpreendente para o proprio snow.

sobre o romance, desde o inicio eu ja sentia uma coisa muito esquisita ali como se nao houvesse realmente um romance, talvez seja ate a autora que escreveu ele ?diferente? pq o publico todo ja sabia que nao ia dar certo, tanto o snow quanto a lucy nao se amavam de verdade, ele amava como ela era uma novela e ela confiava mais do que amava ele. o final foi so um ultimato da confrontacao e demonstracao final dos seus sentimentos verdadeiros: duas pessoas de mundos opostos tentando se matar.

eu adorei o livro, achei so que faltou uma explicacao final do por que o snow odeia tanto a tigris futuramente, sendo que ela é um amor. ademais muita filhadaputagem o que fizeram com o sejanus ??? TRISTEZA, enfim, tomara que a lucy gray tenha vivido para ver o snow ser assassinado e o fim dos jogos vorazes. tomara mesmo.

TCN 18/08/2020

O foco principal fica para a política.
Levei um tempo para fazer essa resenha, por motivos de não saber direito o que achei do livro.

Então, vamos por partes:

Os personagens principais são bem construídos, eu consegui sentir e entender (se tem como entender) as motivações e aflições do Coriolanus. Consegui, ao longo do livro, ver ele evoluindo e se tornando cada vez mais o Presidente Snow que conhecemos. Já por outro lado, Sejanus, ao mesmo tempo que me fez gostar dele, me irritou. Ele tem os impulsos revolucionários da Ketniss, mas não tem a inteligência e o senso analítico, o que causou muitos momentos desnecessários. Lucy Grey ficou como uma personagem enigmática, não sei dizer muito o que achei dela, só que de todos, ela é a mais tridimensional entre os personagens, sendo boa e má, calculista e suscetível ao mesmo tempo.

Falando sobre o cenário criado, não poderia ser melhor ! Eu amo a forma como a autora cria os ambientes e o quão eu consegui distinguir a Panem do Coriolanus e a Panem da Ketniss.

Por último, sobre os links criados entre os livros. Alguns eu achei necessários e muito bem elaborados, nos fazendo entender a evolução da história de Panem, mas outros chegaram a me irritar, parecendo uma forçação para se conectar com o universo.

Concluindo, para quem é fã de Jogos Vorazes e se interessa em entender mais sobre a política e a história do país, eu recomendo bastante esse livro. Agora, se você nunca leu Jogos Vorazes, talvez esse livro seja meio desconexo.

Isaias Junior 22/05/2023

QUANDO AS MEMÓRIAS ME FALHAM
O que é comum de acontecer quando buscamos relembrar algo que se passou a muitos anos? Misturamos um pouco as ideias, e infelizmente nesse livro alguns pontos soaram como uma fic misturada com lembranças irregulares, diminuindo um pouco a consistência do livro.

O padrão de escrita e a construção dos momentos no livro é o mesmo padrão apresentado pela Suzanne Collins em Jogos Vorazes. O que é bom, mas ao mesmo tempo é uma tentativa de criar uma “causa” e “efeito”, uma busca de construir conexões entre eventos do passado com o que acontecerá posteriormente em Jogos Vorazes, mas que foram absorvidos com um sabor amargo.

Importante deixar claro que toda a construção/ambientação do livro, como os tributos são apresentados até a entrada da arena, vale muito a leitura e até leva a refletir sobre algumas questões. O livro é divido em três partes, e ao meu ver, a primeira e terceira são “regularmente” bons, mas a segunda... céus, foi um tanto arrastado.

No geral, se tivessem deletado umas páginas não seria percebido e talvez ficasse mais palatável, dinâmico e interessante. Achei que no geral a construção dos personagens foi interessante, e em especial o detestável Snow.

Sem dúvida é um livro para fã, mas vale a leitura, pode ser lido em forma cronológica e que fique claro que o melhor dessa série está em Jogos Vorazes.

cams 15/11/2023

Que. livro. incrível.
suzanne collins nunca decepciona e esse livro é tão essencial pra qm é fã desse universo principalmente porque a gente lê a famosa ?villain origin? acontecendo.

não vou falar mtos detalhes pq to escrevendo uma review pro goodreads e queimando todos os meus neurônios e como n tá pronta ainda, n consegui colocar ainda.

mas saiba q ele vale MUITO a pena pra ler e você vai se perguntar o porque de não ter lido antes.

Estante.dabru 04/05/2023

???
O tratamento que os tributos recebiam é muito diferente, não tinha aquela atmosfera glamurosa e de show, era realmente uma humilhação! Ser transportado em um vagão para carregar animais e ficar em um zoológico em uma jaula de macacos é humilhante demais. Não existia fantasia que é vendida pela capital nas edições ?mais recentes?, era tudo muito cru.

Gostei muito de acompanhar a jornada do Snow e admiro que gostei dele, como sempre o vilão me ganhou (?). Foi muito interessante conhecer uma parte da vida dele e entender um pouco como ele se tornou o presidente tirano. Também entendi o pq do Snow odiava tanto a Katniss.Não curti muito o romance com a Lucy, não gostei muito dela não entendi o que foi aquele final. No geral gostei muito do livro e não posso esperar pelo filme! ?

Luanna.Aracelly 21/11/2023

????
?She could fly around District 12 all she liked, but she and her Mockingjays could never harm him again.?

Heheheh, eu conto ou vocês contam?

Marlon.Abel 11/11/2022

Foi uma leitura bem decepcionante. Não li a trilogia original, mas a impressão que me deixou, foi que se eu tivesse que ler, iria com os dois pés atrás mesmo correndo o risco de ser injusto, porquê levando essa obra como um exemplo da escrita da Suzanne Collins, foi bem plana, inconsistente, clichê e bem previsível quando se leva em conta quem é o personagem principal do livro.
Foi chato, tedioso e interminável. Não precisava de tantas páginas e para o grande chamariz do livro que são os jogos, foi raso e rápido, dando foco em um romance chato e previsível.
Até que eu me empolgue para ler os livros da trilogia principal, vou me contendo com os filmes que eu acho legais.
yasneryst 11/11/2022minha estante
Leia a trilogia, por amor próprio! Ela é ótima mesmo. Esse livro não faz justiça aos antecessores. É uma bomba

Marlon.Abel 12/11/2022minha estante
Depois de dar uma pesquisada, eu vi que essa é uma opinião de grande parte dos fãs, sobre esse livro ser fora da curva dentro do quê ela já fez. Me deixa mais tranquilo em rever essa decisão de adiar os livros.
Obrigado.

Liar1 01/04/2024

Page 7
A tendency toward obsession was hardwired into his brain and would likely be his undoing if he couldn't learn to outsmart it.

Page 27
Nothing you can take from me was ever worth keeping.

Page 54
"But if she's brave enough to be here, shouldn't I be?"
"Oh, for the record, I didn't have a choice," said Lucy Gray.
"For the record, neither did I," said Coriolanus.

Page 122
"And thanks. For the crackers and all," said Lucy Gray.
"It's nothing."
"Not to you maybe," she said. "But it's meant the world having someone show up like I mattered."
"You do matter," he said.
"Well, there's a lot of evidence to the contrary."
"You matter to me," he insisted.
"You matter to me, Lucy Gray," he repeated.

Page 153
"You can joke, but it won't change what you did for me. I hope I can repay you in some way."
"I hope so, too," she said.
"I don't know how," he admitted.
"You could start by thinking I can actually win."

Page 160
"You've no right to starve people, to punish them for no reason. No right to take away their life and freedom. Those are things everyone is born with, and they're not yours for the taking. Winning a war doesn't give you that right. Having more weapons doesn't give you that right. Being from the Capitol doesn't give you that right. Nothing does."

Page 180
So he added a paragraph about his deep relief on winning the war, and the grim satisfaction of seeing the Capitol's enemies, who'd treated him so cruelly, who'd cost his family so much, brought to their knees. Hobbled. Impotent. Unable to hurt him anymore. He'd loved the unfamiliar sense of safety that their defeat had brought. The security that could only come with power. The ability to control things. Yes, that was what he'd loved best of all.

Page 282
Used? Coriolanus had not thought of being a mentor as anything but an honor. A way to serve the Capitol and perhaps gain a little glory. But she had a point. If the cause wasn't honorable, how could it be an honor to participate in it? He felt confused, then manipulated, then undefended. As if he were more a tribute than a mentor.

Page 327
"Remember, Coriolanus, that wherever you go, you will always be a Snow. No one can ever take that from you."
He wondered if that wasn't the problem.

Page 348
"We pour so much money into the districts," he said. It must be true. People always complained about it in the Capitol.
"We pour money into our industries, not into the districts themselves," said Sejanus. "The people are on their own."

Page 383
"You found me," she said.
In District 12? In Panem? In the world itself? Never mind, it didn't matter. "You knew I would."

Page 386
"Well, that's it, then. I saved you from the fire, and you saved me from the snakes. We're responsible for each other's lives now."
"Are we?" he asked.
"Sure," she said. "You're mine and I'm yours. It's written in the stars."
"No escaping that."

Page 495
It seemed too bleak an existence to condemn a child to. Any child, let alone one of his own. What was there to aspire to once wealth, fame, and power had been eliminated? Was the goal of survival further survival and nothing more?

Page 516
And he didn't like love, the way it had made him feel stupid and vulnerable. If he ever married, he'd choose someone incapable of swaying his heart. Someone he hated, even, so they could never manipulate him the way Lucy Gray had. Never make him feel jealous. Or weak.

letAciaderaulino 24/07/2022

snow lands on top.
eu to completamente abismada com a maneira que a suzanne introduziu o desenvolvimento dos pensamentos do snow e como ele vira aquele velho desgraçado no futuro. eu simplesmente amei ver como os jogos eram no começo e como eles começaram a se modificar pra chegar no nivel que os jogos eram na época da katniss

Andresa Dias 23/05/2020

Ótimo prequel! Suzanne Collins nunca erra!
Falar de The Ballad of Songbirds and Snakes é um pouco difícil. Eu sou fanática pela trilogia original e eles são meus livros favoritos da vida e eu realmente não sabia o que esperar desse livro quando ele foi anunciado, afinal o que a história de um vilão sem coração tinha a nos oferecer?

Eu vejo esse livro como um ótimo prequel, pois além de termos alguns easter eggs ao longo do livro, podemos ver que o Snow sempre teve um pé pro vilanismo. É importante conhecermos seu passado e como ele chega onde chegou. Snow é possessivo, ambicioso, calculista, egoísta, orgulhoso e vê tudo como um meio para o fim. Ver o início de tudo que já conhecemos na trilogia agrega muito à história. E acredito que esse é um livro importante dentro do mundo Jogos Vorazes.

Também vemos mudanças drásticas nos Jogos Vorazes, que antigamente não era visto como entretenimento e as pessoas não gostavam de assistir, nem mesmo o pessoal da Capital. É a partir dessa edição que as coisas começam a mudar e descobrimos as motivações para isso.

Temos personagens odiosos, mas também temos aqueles pelo qual torcemos e passamos a gostar. É uma pena que, apesar da narração ser em 3ª pessoa, ela é focada na visão de Snow e nem sempre podíamos estar perto de outros personagens e suas histórias. Lucy Gray e Sejanus são os destaques positivos pra mim e Dr. Gaul a personagem mais detestável. Não podemos esquecer de Tigris, que aparece no último livro da trilogia original e aqui podemos conhecer um pouquinho mais dela.

Um ponto que acho importante citar é que não achei que Snow foi humanizado nesse livro. Desde o início ele demonstra ser egoísta e pensar em si próprio e na importância do nome da família. Acho que podemos ver que existe um caminho diferente que ele poderia seguir, mas quem ele realmente é e no que acredita, fica claro ao longo do livro. Foram as escolhas dele que o levam a ser quem ele é e acho que desde o início isso ficou claro pra mim. O que eu vi foi um jovem que apesar de parecer fazer a coisa certa em diversos momentos, sempre tem em pensamento um interesse por trás daquilo, um meio para um fim. Não vi inconsistência na construção do personagem.

O livro traz reflexões sobre a natureza humana. Somos maus por natureza? Ou somos corrompidos pelo ambiente, pela sociedade? Precisamos ser controlados? Precisamos de leis para não haver caos? Até que ponto isso se torna benéfico e para quem se torna benéfico.

O epílogo é extremamente importante e nos mostra uma visão mais clara de como será o futuro de Snow e as modificações para os próximos Jogos Vorazes.

O livro não agradará a todos, pelo contrário, muitas pessoas vão criticá-lo. Ele é longo, lento e tem um protagonista pelo qual não torcemos em nenhum momento da história e que não cria nenhuma simpatia no leitor, então sim, isso pode afetar a experiência da leitura.

Não amei esse livro como amo a trilogia, mas gostei bastante do que li. Houveram momentos que a leitura ficou arrastada sim (talvez por ter ouvido em audiobook em inglês pela primeira vez e me distrair a todo momento), não nego, mas a história é bem construída e foi importante conhecer mais do passado pra entender o futuro. Poderia ter menos páginas. E se Suzanne quiser continuar mergulhando no mundo de Jogos Vorazes eu vou continuar lendo, um atrás do outro.

Algumas citações (traduzidas livremente por mim):

"Se é impossível terminar a guerra, então temos que controlá-la indefinidamente. Assim como fazemos agora. Com os Pacificadores ocupando os Distritos, com leis rigorosas e com lembretes de quem está no comando, como os Jogos Vorazes. Em qualquer cenário, é preferível ter vantagem, ser o vencedor em vez do derrotado."

"Você pode culpar as circunstâncias, o ambiente, mas fez as escolhas que fez, mais ninguém. [...]"

"Você não tem o direito de fazer as pessoas passarem fome, de puni-las sem motivo. Não tem o direito de tirar sua vida e liberdade. É com isso que todos nascemos e não são seus para tirar. Ganhar uma guerra não lhe dá esse direito. Ter mais armas não lhe dá esse direito. Ser da Capital não lhe dá esse direito."

OBS: Li em audiobook em inglês e finalizei a leitura em 22/05/2020.

ias 29/05/2020

Vale muito a pena!
Confesso que o livro me prendeu desde o início. Suzanne Collins faz você se sentir fascinado, reflexivo e horrorizado com os pequenos detalhes até os grandes acontecimentos. Vemos uma Capital ainda abalada pelos Dias Escuros, sem o luxo e poder apresentada no primeiro livro da saga. Os Jogos Vorazes não é nada como inicialmente conhecemos e acredito que tenha sido o ponto que mais me chocou, os detalhes são pesados e angustiantes.

Lucy Gray é enigmática, sentia o tempo todo que havia algo por trás de tudo que ela demonstrava e, no final de tudo, ainda não consegui compreendê-la. Acredito que ela é uma das personagens mais inteligentes da saga.

A terceira parte é um pouco cansativa, arrastada e apesar de me entediar com algumas descrições longas, eu continuava ansiando pelo que viria e não consegui me desprender da estória. Encontramos muitas músicas durante o livro, entre elas originais da saga que se conectam com eventos futuros na trilogia. Não se engane com o Snow dos primeiros capítulos, nesta parte, ele se mostra perverso, invejoso e ambicioso. Acredito que um pouco de atenção aos detalhes no início fará você perceber o caráter de Coriolanus Snow. No entanto, o presidente que vemos nos livros seguintes é uma construção de todos os acontecimentos neste livro. Ele vai se tornando pior a medida que passa por várias experiências que confronta o seu caráter.

Alguns pontos soltos no final me deixaram decepcionada. Collins poderia ter explicado melhor alguns eventos em vez de longas descrições sem muita importância. No entanto, o livro vale a pena! Quem é um fã da saga vai se sentir conectado com o livro desde o começo assim como eu.