The Ballad of Songbirds and Snakes

The Ballad of Songbirds and Snakes Suzanne Collins

Resenhas - Untitled Panem

adrielly 09/08/2020

suzanne knows better
O livro é chocante, mostra preconceitos e o quão longe uma sociedade pode chegar no quesito crueldade. Em nenhum momento os absurdos do Snow foram romantizados. A escritora fez um trabalho lindo, me emocionou muito em vários momentos. Não vá esperando pura luta na arena, Suzanne nos trouxe profundidade na mente de uma das pessoas que transformou os Jogos Vorazes no que a gente conhece hoje. Profundidade é o que define o livro. Eu recomendo demais.

João 24/05/2020

estes são meus tuites sobre a leitura:
como a internet já está cansada de saber, o mais recente livro de suzaninha conta a história do jovem Coriolanus Snow

isso mesmo aquele branco genocida que em jogos vorazes governa Panem e todo ano coloca 24 crianças pobres dos distritos para lutar em uma arena

bom, o livro acompanha, sendo mais específico, o período que o snow tá terminando o ensino médio

como TCC ele e os colegas de turma vão atuar como mentores dos tributos no décimo jogos vorazes (antes os tributos não tinham mentores, chegavam à capital e já iam pra arena)

o que nos é dado logo de cara é que snow, sua prima, Tigris, e sua avó moram moram no apartamento chique da família, mas vivem a mentira de ainda serem vivos

durante a guerra a família perdeu todo o dinheiro pois os investimentos estavam todos no distrito 13

então, Snow promete se empenhar para vencer os jogos e ganhar uma bolsa de estudos para faculdade

o que ele não esperava era ter como tributo a menina do distrito... doze, Lucy Gray Baird

chega de resumo porque já ficou cansativo de ler igual às 526 páginas do livro... brincadeira

partindo para a minha opinião, eu amei a existência desse livro, talvez com um pouco de páginas a menos ele teria potencial de ser perfeito

a dinâmica é completamente oposta do que temos na trilogia original, isso em todos os sentidos

a suzanne conseguiu expor nesse livro como o snow se tornou um genocida e como ele foi importante para tornar os jogos vorazes em algo cultural para a capital

é incrível ver como o potencial de vilão/monstro/desumano sempre esteve em Corio

o livro é repleto de easter eggs, aquelas coisinhas que fazem alusão a outras coisas que já conhecemos, e é sempre interessante fazer essas conexões durante a leitura

sem falar que temos MUITAS músicas que são poesias puras, acrescentou um pouco de dinamismo na leitura

acho que o ponto fraco para muitos será a parte três, ela é mais lenta, um tanto arrastada, mas nela a gente obtém MUITA informação boa

não esperem um jogos vorazes, não será nada igual
é uma leitura pra conhecer o princípio do Snow, é pra conhecer que seu lado vilanesco sempre esteve lá, é pra conhecer a edição que moldou os jogos vorazes seguintes

esse livro foi muito imersivo pra mim
eu não conseguia parar de pensar nele mesmo quando chegavam partes que eu já não aguentava mais e, por conta disso, parava a leitura

sem falar que no período de leitura eu sempre sonhava com a história

enfim, concordo quando dizem que o livro é um caso de amor e desdém
mas, felizmente, pra mim foi um caso de amor
achei a história tão interessante que mesmo nas partes arrastadas eu estava curtindo

Bella Nine 29/05/2020minha estante
Resumo do livro: basta ler a letra de The Hanging Tree. Só digo o quanto esse livro foi foda demais!!!

morwen 03/06/2020

É bom
Gostei do livro, mas é um livro lento. Se quem ler for esperando o ritmo dos Hunger Games não vai gostar mesmo. No entanto, esse ritmo mais devagar faz sentido, é a história de um personagem que enxerga o mundo de uma maneira completamente diferente da Katniss. Snow é detalhista, observador, planejador e isso reflete na narrativa. Não se pode comparar.
O futuro Presidente Snow está ali, dentro de um menino de 18 anos, que ainda tenta convencer o mundo e a si mesmo de que é uma boa pessoa. Mas é possível ver em muitos momentos o calculista, controlador e obcecado pelo poder que conhecemos na trilogia.
Particularmente, gostei das referências e dos pequenos easter eggs que a autora deixa pelas páginas e confesso que ficaria feliz de ler mais sobre esse período.

Juu 21/07/2020

Bonzinho
Eu gostei bem do livro, mas esperava mais
A história ficava lenta algumas vezes

Isabella 30/09/2022

snow lands on top
esse livro divide opiniões e eu tô no time de quem gostou.

Foi minha primeira vez lendo uma origem de vilão que não permeie a identificação com o personagem, e eu gostei muito??? Saber como o snow se tornou a personalidade horrível que conhecemos em Jogos vorazes e ao mesmo tempo odiar ler quem ele já era nesse livro foram sentimentos coexistentes na minha leitura e foi realmente uma boa experiência.

Dez anos dos jogos, muita coisa ainda rudimentar e sinceramente bem mais assustadora que a sociedade de espetáculo. Snow sendo mentor da garota do doze e indo de ?eu hein vou perder mas que saco? pra ?eu preciso que ela ganhe por interesse MEU então vou fazer de tudo? é uma jornada mais parada sim que HG, menos preocupada em mostrar absurdos e mais focada num jovem adulto ambicioso fazendo o que precisa para alcançar seu objetivo.

Todo e qualquer sentimento bom que o snow possa ter sentido pela família, pela Lucy, pelos amigos, tudo isso se torna nulo em comparação ao que ele quer se tornar. Ao que ele faz para se tornar maior.

Eu amo construção de mundo, esse livro me deu isso, e me deu uma visão diferente dos vilões que recebem sua própria história.

Bella Nine 28/05/2020

The Hanging Tree
Eu estava morrendo de medo de pegar esse livro é detesta-lo. Achei que morreria de tédio no começo da terceira parte até entender tudo narrado até aquele instante.
O Snow sempre foi ditador, sempre foi egotista e egocêntrico. Não se enganem! Sobretudo no final da segunda parte e começo da terceira. O Snow não era amigo de ninguém. Ele tinha inveja do amigo que tudo tinha e que tudo ele cobiçava. Honestamente? Suzanne Collins foi genial!!
Pra quem leu, por favor me respondam: The Hanging Tree é totalmente feita pro Snow??? Porque estou aqui imaginando o ódio do Snow quando ouviu essa música cantada pela Katniss, justamente uma garota do 12.
A única coisa que ainda não foi explicado, é sobre o afastamento dos
primos com o passar do tempo.
ias 29/05/2020minha estante
SPOILER

Eu entendi que a música foi feita para o Billy! A Lucy faz a música após o assassinato do Arlo, dando a entender que ela ainda tinha ligações com ele. E aquele episódio no hob? Onde o próprio Billy dizia que ela era a garota dele e eles fugiriam juntos? Lucy nunca esteve com Snow. Acredito que ele faz essas conexões depois. Ele sabe que a música foi escrita para o Billy e que foi enganado aquele tempo todo.

Bella Nine 25/06/2020minha estante
E ainda assim ela casa total com o Snow fdp!!
Só sei que esse livro foi perfeito demais, mesmo sendo o mais cruel e violento da série!! Suzanne Collins prossegue no posto de DIVA!!

Will 23/02/2023

Cruel e Assustador
Esse livro me surpreendeu de uma maneira que eu não esperava. Apesar de apresentar fatos já conhecidos para quem leu a trilogia original e o final ser algo intencionalmente previsível ele não deixa a desejar de forma alguma. Coriolanus Snow é mais complexo do que apresentado inicialmente e, como todo ser humano, propenso as tentações. Desde criança cercado pelo luxo da capital a visão dele de mundo é bifurcada e cheia de percalços. E mesmo vivendo um pouco do que os distritos vivem, quando sua família é jogada na pobreza não é o suficiente para evitar que ele escolha o caminho mais fácil, mais confortável, tudo por um luxo mais sedutor. Suzanne Collins faz um belo trabalho em mostrar a visão distorcida que pessoas no poder podem ter e o que fazem pra se manter no poder. Apesar do início lento o livro não demora muito a apresentar os acontecimentos chocantes que vemos com frequência ao longo da trilogia original, de barbárie brutal a ideias crueis. É impossível não criar paralelos entre a vida real e pensar o quão fácil é para que ideias como os Jogos Vorazes sejam implementadas, mesmo parecendo tão bizarras que chegam a ser irreais. Poder ver o que levou seres humanos a criar um esquema tão medonho para se manter no poder é interessante, ainda que macabro de sua maneira. A Capital não é muito diferente do que vivenciamos diariamente, quando há pessoas que necessitam pensar de maneira superior para poder ser sentir melhores consigo mesmas, mesmo que moralmente não seja adequado. A necessidade de controle sempre fez parte do ser humano, mas até que ponto é necessária quando tira a liberdade do outro?

Gabi 15/03/2022

?Are you, are you?. Coming to the tree??
O começo do livro é meio arrastado, porque não tava interessada na vida do Snow? mas depois da metade, quando começaram os Hunger Games do ano, foi muito mais rápido/legal. Não sei se é por que já havia visto os filmes antes de ler os outros livros, mas achei esse mais ?pesado? que os outros, com MUITAS críticas à atual organização da sociedade, política?. e poder no geral, eu diria.
Snow já era egoista e ambicioso jovem, mas você acompanha o seu caráter se moldando, parando de ser um garoto ?chato? mas simpatizante. Ele se desapegando da sua humanidade, começando com um simples ?soltei o guardanapo? e promessas de que não faria mais coisas ?desonestas? como tal, cortando para o final, com ele fazendo coisas muito piores sem sentir remorso algum.
Gostei de como mostraram a realidade da Capitol que, pelo menos naquela época, não era tão poderosa e ?forte? como pensava, tinha muitas pontas soltas.
Os jogos, junto da Capitol, evoluíram muito, saindo de apenas um ?circo de horrores? que ninguém ligava para a maior atração do país.
Achei o romance de Snow e Lucy Gray ?legalzinho??? Em nenhum momento realmente QUIS que eles ficassem juntos e que deveriam, especialmente por conhecer a índole do Snow, mas gostava das cenas deles. Imaginava que algo entre eles daria errado mas? esse final?! Achei sensacional, o ?ultimato? que definiu a personalidade de Snow, já que ele percebeu que não haviam consequências pra suas ações, conseguindo tudo que queria. Injusto, mas a vida é assim, né?
Lucy Gray, uma personagem bem interessante. Me apeguei e queria MUITO entender/saber o que passava na cabeça dela, porque não acho que ela realmente ?amou? o Snow tão rápido e de forma tão boba, vendo o quão inteligente ela era.
Amei a história da Hanging Tree, não esperava. E amei o Sejanus?:/
Concluindo, gostei muito do livro e espero que tenha outro spin-off de Jogos vorazes. Não do snow de novo, pelo amor né, mas não sei? do Haymitch? Finnick:/?

Virna 22/05/2020

Longo, longo, longo e 90% desnecessário
Não é com prazer que falo mal de um livro de uma (ex) trilogia que me marcou bastante: Jogos Vorazes me chamou a atenção demais e tem um lugar especial em meu coração, apesar de achar a escrita dos primeiros livros pobre demais. Dito isso, parece que alguém falou isso pra Suzanne Collins também, já como ela resolveu fazer o livro bem mais detalhado, e ai está o grande problema desse livro: ele tem detalhes demais de coisas que nunca importou para nenhum fã da série.

Pra começar, temos um Snow jovem, ainda sem ser o Snow que conhecemos (e odiamos). Collins se propõe a contar o passado dele, mostrar o que o influenciou, quem ele era, quem ele amava e a vida dele. Só que temos um problema grande aqui: como já conhecemos e nos importamos com Katniss, já apredemos a odiar Snow. E o livro falha miseravelmente em fazer com que nos importemos.

O jovem Snow vai ser o mentor na 10º edição dos Jogos Vorazes de Lucy Gray, uma jovem do 12º distrito. Quando saiu essa sinopse, eu pensei: "Não é possível que a Suzanne vai mostrar pra gente que o Snow se tornou um filho da puta ao se apaixonar por uma jovem e ela morrer nos Jovos Vorazes!". Bem, eu errei, já como não acontece exatamente isso, mas a parte do romance está lá. Para meu, seu, nosso nojo. Eu dou zero f*cks pra quem Snow já amou na vida dele.

O livro conta 3 fases da vida de Snow que poderia muito bem ser só uma. A narrativa de 500 páginas é desnecessária, podendo facilmente ser editada em 300 páginas. Falta algo aqui, e é o que eu falei acima: você NÃO se importa. Não se importa com Snow, com a Lucy Gray, você não se importa com o amigo do Snow, você não se importa com a prima do Snow, você não se importa com nenhum personagem novo.

Mas tem algo bom nesse livro: as "novas" informações sobre os Jogos. Aqui vemos como os jogos se tornaram mais parecidos com os Jogos que conhecemos na trilogia original. Toda essa parte foi muito boa, além da menção a Katniss (a flor, calma, não a personagem!), e, principalmente, dei 2 estrelas pelo final porque né, Collins mostrou que Snow sempre será Snow.

De resto... foi uma leitura lenta, morosa e chata.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 15/06/2020

Podia ser bem melhor
O Snow é um personagem que eu sempre adorei, acho ele super bem desenvolvido, mas nesse livro que era pra mostrar os motivos dele ser quem ele é, pra mim deixou a desejar, não me convenci com os motivos que a autora entregou !
Mas consegui entender os motivos dele, não concordo, mas as atitudes dele no final desse livro fazem jus ao que foi desenvolvido !

B 06/11/2023

Opinião polêmica: ao meu ver, esse livro é melhor do que a trilogia original. Em termos de história e envolvimento, Jogos Vorazes continua em 1º lugar, mas acho que esse livro cumpriu o papel de trazer a critica social proposta nos livros anteriores com ainda mais força.

Por um lado, temos uma critica escancarada e explícita, mostrando uma edição dos Jogos sem todos os glamures que já conhecemos, com crianças sendo, literalmente tratadas como animais em zoologicos. Esse livro é brutalmente honesto em relação aos horrores causadas pela guerra, pelo capitalismo e principalmente pela ganância do ser humano.

Ao mesmo tempo, quem nos traz tudo isso é um narrador não-confiável que, por mais que questione as vezes, crê nesse sistema. Em diversos momentos, o protagonista "passa pano" para acontecimentos horrorosos, pois isso pode ser conveniente para ele. E nós, como leitores, nos deixamos enganar por sua lábia e carisma e chegamos a torcer para ele em certo momento. Para no final, a autora nos lembrar brutalmente de quem estamos falando e o quão facial é se deixar enganar pelas falsas narrativas de um sistema egoísta.

Se eu já achava Suzanne Collins genial antes, agora eu até perdi adjetivos para descrevê-la.

Bela 21/11/2023

Snow lands on top
Que loucura de livro, no começo a gente fica com um pé atrás obviamente, mas conforme a história se desenvolveu eu fui pensando "até que ele não é tão ruim". Ele e a Lucy Gray tinham química e não teve nenhum minuto em que eu não torci por eles e fiquei dando risadinha para o Snow!!
(Culpa do Tom Blyth).
Mais para o final do livro a gente vai percebendo como seus valores são deturpados e diferentes da Lucy gray e como ele fica mais e mais egocêntrico, controlador, paranoico, sem empatia e maquiavélico. O ultimo capítulo foi muito tenso, é onde ele toma a sua decisão final entre bem e mal, entre amor e poder.
Eu acho que sim, ele amou Lucy Gray, mas maior que seu amor por ela é seu ódio em como esse amor o fez se sentir fraco, vulnerável, fora de controle. Sua incapacidade de confiar e abrir mão do controle.
Lucy Gray espero que você tenha sido feliz, porque eternizada você foi.
Esse livro é meio lento mas essa lentidão é importante porque nos mostra todo esse monologo interno que o Snow tem, como apesar de todo o mal que ele causa, ele acha uma maneira de defender a si mesmo, e com quanto mais frequência isso acontece, piores são suas ações até que ele finalmente se torna o vilão f0dido que ele é.
Eu particularmente acho tudo de bom um livro sobre o vilão, só os melhores conseguem e Snow é um deles.

roberta589 20/08/2023

A cantiga dos pássaros e das serpentes ?????
??? nossa, NEM acredito que finalmente terminei essa joça.

gente, que livro que te leva um pouco além do enredo e da emoção que era ler e assistir Jogos Vorazes. e não é de uma forma boa? vou te contar, viu?

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um spin-off que foca na 10ª edição dos Jogos Vorazes, tá tudo bem recente ainda, a guerra, a fome e a própria punição aos distritos. foca em Coriolanus Snow, o anti-querido presidente de Panem, em como foi a vida dele antes da política, e no seu primeiro amor, por acaso, ter sido uma tributo ?rebelde? do distrito 12, Lucy Gray Baird.

sinceramente, eu esperava bem mais. lembro de quando li a trilogia pela primeira vez e o quanto eu mordia as unhas de tão ansiosa pelos próximos capítulos e livros eu ficava. com esse, eu não via a hora de acabar. li esse livro especialmente pela estreia da adaptação que vem aí no fim desse ano. senti falta da era das distopias do cinema e da literatura e quis entrar nesse mundo mais uma vez. mas senti que aproveitei mal. beeeem mal.

a autora tenta muito com o romance entre o Snow e a Lucy Gray, de uma maneira que daria super certo em um outro momento, com outros personagens. mas, a partir do momento que eu lembro da bizarrice do protagonista, me faz revirar os olhos de tédio e podridão. eu não consigo ler os pensamentos desse cara ? a respeito dela, ou não ? e pensar ?ai que fofo? ou ?que romance épico? ou qualquer coisa do tipo. eu leio e me deixa ENTEDIADA, querendo que ACABE, que ele CALE A BOCA.

outra coisa foi que o final, o que eu tava esperando mesmo, de entender como rolou a ascensão dele à presidência, se resumiu ao epílogo. e eu fiquei muito decepcionada. até porque foi MINÚSCULO.

e spoiler ??, provavelmente, mas: a família dele que fez tudo? po, pelo menos mostra o desenvolvimento. do nada nos contam o que rolou e porque existem os Jogos Vorazes e como ele ficou tão poderoso (RIP Finnick, que acertou no veneno) mas diz TUDO na LATA? numa única conversa? ah, poxa.

por outro lado, é bem interessante saber como pensa um tirano, né? eu fiquei bem curiosa de entender como ele poderia ter se tornado quem era nos filmes/livros. e acontece que ele não se tornou esse cara, ele sempre foi assim. o que me fez pensar se esse final com a Lucy Gray, não tem um quê de ?Ilha do Medo?? como se a visão dele fosse realmente deturpada do resto dos acontecimentos. mesmo ele sendo um verme, a forma como os pensamentos dele se articulavam ainda tentava nos vender a ideia de ele ser o certo da história. muito doido.

enfim. diferentemente dos outros livros da saga, esse eu não leria de novo. mas, pelo menos tô preparada pra ver o filme :)

TCN 18/08/2020

O foco principal fica para a política.
Levei um tempo para fazer essa resenha, por motivos de não saber direito o que achei do livro.

Então, vamos por partes:

Os personagens principais são bem construídos, eu consegui sentir e entender (se tem como entender) as motivações e aflições do Coriolanus. Consegui, ao longo do livro, ver ele evoluindo e se tornando cada vez mais o Presidente Snow que conhecemos. Já por outro lado, Sejanus, ao mesmo tempo que me fez gostar dele, me irritou. Ele tem os impulsos revolucionários da Ketniss, mas não tem a inteligência e o senso analítico, o que causou muitos momentos desnecessários. Lucy Grey ficou como uma personagem enigmática, não sei dizer muito o que achei dela, só que de todos, ela é a mais tridimensional entre os personagens, sendo boa e má, calculista e suscetível ao mesmo tempo.

Falando sobre o cenário criado, não poderia ser melhor ! Eu amo a forma como a autora cria os ambientes e o quão eu consegui distinguir a Panem do Coriolanus e a Panem da Ketniss.

Por último, sobre os links criados entre os livros. Alguns eu achei necessários e muito bem elaborados, nos fazendo entender a evolução da história de Panem, mas outros chegaram a me irritar, parecendo uma forçação para se conectar com o universo.

Concluindo, para quem é fã de Jogos Vorazes e se interessa em entender mais sobre a política e a história do país, eu recomendo bastante esse livro. Agora, se você nunca leu Jogos Vorazes, talvez esse livro seja meio desconexo.