A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

ju and the six 12/02/2023

Só peguei esse livro para ler pq não tinha nada pra fazer hoje e ja abandonei ele em 2019. só não parei de ler de novo pq é uma vergonha abandonar um livro de 130 páginas
mas achei bem chatinho
mas deve ser pq é muito antigo

livia souza 01/02/2023

A megera domada
Achei que seria difícil ler peça de teatro mas no geral gostei bem tranquilo, vou falar a verdade Shekespeare é um gênio, nunca em toda a minha vida eu teria pensado em uma história assim, me prendeu do início ao fim, me fez rir e ter dó da Catarina, o livro um pouquinho machista mas eu desconsidero, me deixou algumas dúvidas tipo, o que aconteceu com Sly depois?? EU PRECISO SABER!

SUPER RECOMENDO. Favoritado com sucesso!

Obs: as resenhas do livro são todas super feministas, desconsiderem, pq realmente ESSE LIVRO É PERFEITO, de certa forma eu até entendo pq ele fez isso com a Catarina e espero que no final das contas ele seja uma pessoa boa com ela, ela até que merecia isso se for parar para pensar não era comum moças assim naquela época.
Obs p2: tenho CERTEZA que "10 coisas que odeio em você" (filme disponível na Disney) foi inspirado nesse livro

Thamy 30/01/2023

Inspirou ?10 coisas que odeio em você? e ?O Cravo e a Rosa?
Acho complicado alguns comentários aqui visto que a obra foi escrita no século XVI. Claro que lermos hoje traz desconforto, mas para isso serve a leitura crítica. Super válido a leitura desse clássico, apesar dos pesares. É sempre bom conhecermos uma obra original da qual muitas outras obras foram inspiradas.

Quel Bastos 29/01/2023

Ainda bem que não se domam mais as megeras
A peça é divertida, a leitura é muito rápida e dinâmica, a tradução é boa. A forma que Catarina é tratada e o sermão que ela faz no final ? nos dias atuais ? são quase intragáveis. Mas é preciso lembrar o contexto da época, a peça foi escrita em meados do século XV, para essa época ela divertida e nada tem de problemática. O final deixa em aberto a história apresentada no prólogo, seria interessante saber o que se deu quando o bêbado descobriu a pegadinha.
É uma boa leitura, história que inspirou tantas obras inclusive o filme "10 coisas que odeio em você". Eu, particularmente, prefiro o filme do que a obra que o inspirou.

Juh 25/01/2023

O livro tem alguns diálogos bem legais e até engraçados como a primeira conversa da Catarina e do Petrúquio, MAS a lição é horrível (até desumana) e a história da Bianca ficou meio jogada. Enfim, escrita legal, tradução excelente, mas não recomendaria.

Sara Furlan 24/01/2023

O filme "10 coisas que odeio em você" é muito superior. A época era outra, os ideais eram outros, mas bem, eu vivo no presente, então não tenho como gostar verdadeiramente de uma obra tão machista em vários momentos, se não em toda obra.
Minha primeira experiência lendo Shakespeare, e provavelmente vou continuar lendo somente fragmentos das obras dele, se todas seguirem esse padrão.
letss 12/02/2023minha estante
amg essa obra é um desvio na qualidade de Shakespeare... ele tem peças maravilhosas, recomendo a "sonho de uma noite de verão" pra tirar o trauma q essa causou kkkk

Sara Furlan 02/03/2023minha estante
Vou ler, amg. muito orbigada!!!

NutNut 22/01/2023

Shakespeare e sua camisa polo.
A primeira peça teatral que li, e consequentemente meu primeiro contato com a escrita do lisonjeiro Shakespeare.
Logo de início soube que apesar do tamanho do livro a leitura seria densa, com vários personagens em cena e uma linguagem um pouco mais rebuscada.

Depois que estes traços deixam de ser um obstáculo tudo se torna mais fácil, o enredo flui rapidamente e prende a atenção do leitor. É um livro bem engraçadinho, e tem um drama muito charmoso, é formado de diálogos e tem pouquíssima participação de um narrador observador, muito sutil.
Acho justo pôr uma menção honrosa ao tradutor do meu exemplar, Millôr Fernandes que fez um trabalho espetacular ao adaptar a melodia nas falas, explorou muito bem o potencial lírico do português.

Gosto muito da escrita como acabo de deixar óbvio, mas tenho que ser sincera sobre meu descontentamento ao final.
Compreendo o período histórico, mas é justamente esse fator que me faz questionar a intenção do autor ao escrever o que escreveu.

A última fala não só descaracterizou completamente Catarina, mas dissolveu toda a sua originalidade no intuito de superiorizar Petrúcio com suas "admiráveis" táticas de manipulação, que na verdade foram bem patéticas, ainda mais por terem funcionando.

Misoginia e sexismo sem máscaras, ou sequer roupas. Francamente, dado o seu valor dentro das artes, eu esperava que William Shakespeare fosse um pouco mais inovador, um pouco menos produto insalubre de sua época.

Mas não considero uma leitura desperdiçada, dadas as possibilidades de interpretação e a qualidade vocabulária, A Megera Domada se salva, não como uma obra extraordinária, mas como um livro legalzinho.

Larissa.Fernanda 18/01/2023

Desconforto
Livro um pouco engraçado. Se tivesse lido antigamente, quando as mulheres ainda eram submissas e engoliam tudo que era proposto, seria um livro bom. Mas algumas cenas me deram muita angústia por conta de como o marido a tratava para que ela fosse "domada". E o monólogo do final? Como se mulheres precisariam ser obedientes aos homens, submissas e precisassem aceitar tudo, inclusive agressão. Algumas partes me causaram muito desconforto. Tirando isso, é um ótimo livro para relatar e debater a forma como as coisas funcionavam antigamente.

P.S.: Não sou feminista. Me causaria desconforto também se fosse o contrário.

Luigi Cristofari 16/01/2023

Uma maça com pedaço podre
É um livro de final machista, datado e de criatividade moderada, também não saberia dizer o que eu esperada de um livro de tal titulo. Mas isso o fazer ser um livro para jamais ler ? Eu diria com certeza que não. Como uma maça com um pedaço estragado, se você tiver estomago você pode retirar a parte estragada e ainda usufruir de toda bagagem que o livro possui.
Foi meu primeiro contato com Shakespeare e para mim a forma de leitura em peça de teatro onde tudo que é descrito é quase que totalitariamente dialogo foi um doce surpresa, realmente adorei este formato. As referências greco-romanas de mitologia também para quem tem alguma bagagem do gênero são de estremo deleite, mesmo eu não tendo muita. Os personagens masculinos são até interessantes dentro de seu arquétipo e a trama realmente me prendeu onde eu não saberia dizer qual seria o final. Acho que é um leitura que se leres em inglês é seria outra experiência. Bem no fim é Shakespeare não?
Enfim é um livro com coisas dessoantes para nossa época que eu realmente não me coube e fez o livro me perder um pouco pelo final. Mas o formato e as referências mitológicas e a trama são de boa valia.
É minha primeira resenha que faço, espero ter ficado bem cabível, obrigado! :D

Aretha 11/01/2023

Foi o primeiro que li do autor. Foi leve, diferente e sensacional.

Catarina e Petrúquio sem dúvida inspiraram muitas outras obras.

florence28 11/01/2023

Dá pra ler, porém...
Minha conclusão depois de ler é:
1- sou MUITO grata de ter nascido mulher no século 21.

É até engraçado em algumas partes, mas só por conta da forma que os personagens falam. Segundo livro desse escritor que leio, e não gostei muito de nenhum dos dois. Acho que dão uma fama exagerada à ele. A única coisa que gosto do Shakespeare são os sonetos, apenas isso. (Sendo o 116 meu preferido)

"O que têm é paz, amor e uma vida tranquila, obediência, supremacia do marido. Em poucas palavras, tudo que é doce e alegre."

O louco fala isso sendo que faz a mulher de fantoche e a deixa passar fome caso não o obedeça. Que horrível era ser mulher nessa época. Hoje em dia já não é perfeito, imagina antes.

Enfim...dá pra ler porquê têm poucas páginas, mas não lerei de novo, assim como Romeu e Julieta, livros tão aclamados, que prometem tanto mas no fim não são nada. (Para mim)

Renata 10/01/2023

Muito engraçada
Li por causa do filme 10 coisas que odeio em você e me surpreendi!
Leitura fácil e história envolvente, deu vontade de ler mais de Shakespeare haha

Gostei muito!

Michael 10/01/2023

Intrigante e faz com que você de certa forma fique imerso na leitura, mas apela demais para o machismo.

Rânnia 06/01/2023

aumentando meu amor por 10 coisas que eu odeio em você
decidi ler por causa do filme e pq, bom, Shakespeare né kkkkk
achei bem engraçado e divertido, só não gostei da Catarina ter de fato sido "domada", então no meu headcanon ela só finge, pra dominar o Petrúquio sem ele perceber...
além disso tb gostaria q tivesse um desfecho pra história do Sly

de resto, gostei bastante e peço a Deus pra me manter distante de um Petrúquio e me mandar um Patrick Verona