Scott Pilgrim Contra o Mundo Vol. 1

Scott Pilgrim Contra o Mundo Vol. 1 Bryan Lee O' Malley

Resenhas - Scott Pilgrim Contra o Mundo vol.1

murilo 26/08/2010

Os quadrinhos alcançaram um patamar nunca imaginado décadas atrás. O de terem status de arte, sendo estudados em universidades e ganhando mais reconhecimento que muitos livros. Vide Maus, o primeiro gibi a ganhar um Pulitzer, e Fun Home, eleito melhor livro do ano pela Time. Em meio a tantos títulos essenciais para qualquer pessoa com gosto pela leitura pode ser difícil levar a sério Scott Pilgrim. Mas a verdade é que a obra de Bryan fala muito mais sobre a atual geração do que um Persepolis ou Sandman, embora ambos sejam de valor inestimável. Scott Pilgrim mostra a geração do vídeo game, da cultura pop e da internet como poucos quadrinhos já mostraram. O sucesso não veio à toa. São milhares de fãs ao redor do mundo, um movimento de adoradores que não se vê com nenhum gibi ocidental (No Oriente é outra história) e que transformou a figura do baixista canadense e folgado em um ícone.
Scott Pilgrim poderia ser apenas mais uma tentativa de fazer mangá fora do Japão, mas Bryan O’ Lee Malley foi muito além. Em vez de fazer como muitos fanzineiros, que desenham histórias de colegiais japoneses sem nem mesmo conhecerem o Japão de verdade, o canadense explorou as características que fizeram dos mangás um sucesso global e uniu com as suas próprias para criar algo novo. Scott Pilgrim é a história de Scott, um canadense desempregado por opção que para poder namorar Ramona Flowers precisa derrotar seus sete ex-namorados do mal. Esse é o famoso esquema dos shonen mangás de porrada, onde cada adversário é mais poderoso que o anterior. Porém, o autor aproveitou essa temática para contar a história de personagens canadenses e seus relacionamentos, além de explorar uma das suas grandes paixões, os games. Algumas referências estão entre as piadas nerds mais geniais já inventadas. Mas o humor não se resume a isso. Os personagens, relevando-se os exageros cômicos, comportam-se como pessoas normais e é impossível não gargalhar com coisas comuns, como o Scott sendo sacaneado pelos amigos.
Vi algumas pessoas reclamarem do traço de Scott Pilgrim, mas tenho motivos para acreditar que as pessoas que disseram isso entendem muito pouco de quadrinhos. Primeiro, o traço dos mangás sempre foi mais voltado para o caricato e não o anatômico como costuma ser nos comics. Segundo, o traço de Malley cumpre seus objetivos aqui. Consegue contar a história sem confundir a mente do leitor, ser engraçada e os personagens são carismáticos. Os desenhos só são um pouco desleixados, mas nada que atrapalhe a leitura.
Contudo, Scott Pilgrim não é perfeito. Algumas passagens são muito truncadas, lentas e cansam um pouco de ler. As piadas às vezes são irregulares, variando de hilárias e umas que nem todos devem achar engraçadas.
A edição nacional de Scott Pilgrim Contra o Mundo feita pela Companhia das Letras tem os dois primeiros volumes dos seis. Minha única reclamação é o tamanho, pequeno demais para as quase 400 páginas da HQ. Não dá nem pra abrir direito. A tradução ficou bem interessante. Eu já conhecia o Érico Assis pelos seus textos sobre quadrinhos na internet. A minha surpresa foi abrir Scott Pilgrim e descobrir que ele também é tradutor. E não poderia ter tomado decisões mais acertadas nessa adaptação. Usou gírias e frases aos jovens brasileiros, e até nossos vícios de linguagem, como “Eu não achei ela.” O resultado é uma maior veracidade. Os personagens de Scott Pilgrim falam como jovens de verdade, um resultado melhor do que uma tradução que seguisse fielmente o português.
Agora não me resta outra coisa a não ser esperar a Companhia das Letras publicar logo os últimos dois volumes da história para ver como será o resto da jornada de Scott Pilgrim para derrotar a Liga dos Ex-namorados do mal.
Esdras Castiliano 31/01/2011minha estante
UFA! Foi difícil respirar huauha

Nicolas373 15/05/2024

A beleza de Scott Pilgrim
Dizem que Scott Pilgrim é sobre pessoas ruins aprendendo a conviver com seus pesares e com seus problemas de personalidade. Pra mim é sobre o Wallace.

Giovanna1239 03/02/2023

Foda pra caralhoooo, com certeza é um dos meus favoritos pqp super recomendo, os desenhos são foda, a escrita é foda, e é muito bom de ler, sem falar que é ilario.

laura3976 24/05/2024

é tudo o que eu esperava que seria
Razoável é uma boa palavra pra resumir os dois primeiros livros. É tudo o que eu esperava que seria, e eu não esperava muita coisa. Não é BOM, mas não chamaria exatamente de RUIM, sabe? Se tu ler com a ciencia de que foi escrito em 2004, e não problematizar todos os problemas (que estão ali, eu sei disso) do quadrinho, é uma leitura bem tranquila.
É uma merda? É. Mas eu leio sem problemas.
E o Wallace é um ícone. Ler todas as cenas dele amenizou toda a toxicidade do Scott e da Ramona, pra mim. E estou estranhamente começando a gostar bastante da Kim. Ela não têm história ou falas, praticamente, mas gosto dela.

rosinha 15/04/2023

Rosa Flowers/Pilgrim
Fui moldada por esses dois queridos, e é com orgulho que digo:
we are sex bomb-omb
1...2...3...4!!!!!!!

Alessa_08 22/03/2023

Divertido
Eu acho a história mt daora, já tinha visto o filme e senti aquela sensação de "caramba, igual ao filme". Me arrependo de ter assistido ao filme antes de ler, mas foi uma leitura divertida.

Luara_rodrigues 25/02/2022

muito bom
Adorei o livro, de verdade. O único ponto ruim foi que eu me perdi um pouco no meio, mas fora isso foi ótimo, os personagens são legais, a história é meio doida mas muito boa.

Ana Rita 01/02/2022

O Scott é o pior personagem
Scott é um LIXO, está a manipular a Knives e é super imaturo.
O Wallace, o Stephen e a Stacey são os únicos personagens que são minimamente normais (mas mesmo assim não são bons).
É uma banda desenhada boa e rápida de ler sem dúvida pretendo ler os outros capítulos.

Aline Fontes 30/01/2022

ai cara, ler essa hq foi simplesmente demais! eu ainda não vi o filme, quero ver depois de acabar o restante da continuação. amei o quadrinho!!!

JoiceB 12/05/2023

Isso é tão bom de ler
História tão boa, leve, divertida, eu amo os personagens da vontade de ser amigo deles. Li tão rápido e já quero ler o próximo

caiuuocaio 02/11/2020

Bunito!
Scott Pilgrim é uma história divertida! As aventuras de Scott e sua turma( e isso me fez parecer um narrador da Sessão da Tarde) são despretensiosas e engraçadinhas, mas a narrativa não apresenta nada de mais. A verdadeira beleza está na estética em preto e branco dos desenhos, que são belíssimos e criativos. Os balões de diálogo e os quadrinhos também são variantes interessantes, pois interagem com o momento apresentado na jornada do herói, o que é inventivo.

Bia 17/04/2023

Achei legal pra passar o tempo, mas sinceramente, se eu tivesse lido com 15 anos teria gostado mais.