Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

Kamilla 09/08/2023

Praga de mãe
Quatro garotas tem a sua vida marcada para sempre após testemunharem um crime com uma colega de escola. A narrativa rápida de Kanae Minato me transportou rapidamente para a mente de cada uma das garotas e como nenhuma delas conseguiu se livrar dos eventos traumáticos do dia em que Emilly foi morta.

Minha empatia com as garotas foi imediata, sempre fui uma péssima fisionomista e peço que na vida real a resolução de nenhum crime ou problema venha a depender da minha habilidade de descrever a aparência de alguém. Também fiquei tocada pela atmosfera de inocência em que elas viviam a sua última fase da infância ter sido despedaçada tão cruelmente.

Lógico que a minha empatia com as meninas não impede a minha empatia com a mãe de Emilly, se eu fosse mãe e algo do tipo acontecesse eu creio que também teria ficado meio enlouquecida e ela infelizmente direcionou o seu estado mental de angústia e luto contra as pessoas que ela julgou terem a chave da resolução do crime.

A história é muito boa e rápida de ler, ótima para ressacas literárias, minha única ressalva foram algumas conveniências e resoluções para deixar a história mais 'redondinha', as vezes esse tipo de coisa é mais caótico e aleatório, acho que gostaria mais disso do que do final mais fechado que a Kanae deu para o livro.

Livrendo 21/07/2023

Passa longe da minha lista de indicação
Penitência é a típica história para ser lida em um ou dois dias e que ao mesmo tempo em que se aprofunda de forma exemplar em questões peculiares de seus personagens, naufraga em uma narrativa rasa e pouco atraente.

Quatro garotas testemunharam um assassinato, mas nenhuma delas conseguiu se lembrar do rosto do culpado. Inconformada, a mãe da vítima rogou uma espécie de praga para que a consciência delas pesasse. E a vida seguiu seu curso com cada uma crescendo e tomando seu rumo. Assim, cada capítulo é narrado por uma dessas garotas, já adultas, contando a sua versão para o dia fatídico, e fazendo uma confissão de como sua vida se desenrolou após os acontecimentos. Todas elas acabaram cometendo algum ato que consideraram como o acerto de contas com o passado. Seria a tal penitência que a mãe da vítima sentenciou.

A premissa interessante da trama se perde em uma história que, sendo bem sincero, é um tanto quanto imatura. A narrativa, mesmo levando-se em conta o estilo oriental bem diferente do nosso, é fraca e cheia de situações convenientes demais. Somos levados a crer que as garotas tiveram seu futuro, e consequentemente seus atos, definidos necessariamente pela ameaça da mãe da vítima. Mas em momento nenhum isso me soou crível. Aliás, os principais acontecimentos e suas justificativas protagonizados por cada uma delas forçam demais a barra para servir ao propósito do enredo. Em linhas gerais, é um livro bom para passar o tempo, mas longe de carregar qualquer qualidade que o faça se destacar.

Minato mostra um bom domínio em explorar histórias que envolvem crianças sob o jugo de adultos. Confissões trabalhava exatamente um tema cujas entrelinhas são parecidas com Penitência. Temos um adulto (no primeiro, uma professora e neste, a mãe da vítima) que através de atos ou ameaças busca causar um desequilíbrio psicológico nas crianças ao seu redor. A diferença é que Confissões tinha uma trama muito bem estruturada com um desenvolvimento convincente e bastante assustador. Já aqui em Penitência, faltou algo mais e tudo se perdeu em uma narração rasa que não me convenceu. É como se fosse um livro experimental cujo acabamento e retoques finais não foram feitos.

O desfecho, protagonizado pela mãe em uma longa narrativa com passagens interessantes e outras totalmente desnecessárias, foi tão linear que não pareceu uma conclusão. No fim, Penitência se resume a capítulos avulsos com depoimentos de vida de personagens em que a linha que faz a conexão entre cada um é frágil e difícil de engolir. Passa longe da minha lista de recomendações.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Karol 21/07/2023

Maravigold
Que livro incrível, sério!! faz muito tempo que eu não leio um livro tão bom assim.
Esse livro abriu as portas para o audiobook para mim, esse primeira experiência se absorver um livro falado, foi esplendoroso, e eu acredito que a minha experiência com essa história foi tão proveitosa, justamente pelo fato de eu ter ouvido o audiobook.
O tom da narrativa da Minato, é muito diferente de qualquer livro que eu já tenha lido, ele vai mudando ao longo da história, então com certeza quem está lendo esse livro vai ter muita dificuldade para acertar e entender o tom da narrativa. Como eu estava ouvindo eu sou precisava prestar atenção na narradora. Acredito que é por esse motivo que o livro tenha tão baixa nita no Skoob.

Do começo ao fim eu amei esse livro, houve somente um momento em que eu achei que o capítulo fraco, mas nada que me tirasse do sério ou a vontade de continuar esse livro. Eu fui totalmente envolvida nesse livro de tal forma que meu objetivo não era advinhar o plot final, mas sim ser levada e guiada pelas páginas pela visão dos personagens.

Das mais diversas emoções esse livro me fez vivenciar, amei como a história foi contada e finalizada, por isso segue aqui a minha mais alta recomendação.

P.S.: se possível ouçam o audiobook desse livro.

Evellyn.Laise 14/07/2023

Não gostei muito da história, faz tempo que tinha um livro da autora na lista mas como ele parece bastante com esse vou até tirar da lista. Achei todo mundo meio doido das ideias, algumas partes me irritaram bastante, e o final não gostei também.

Filipe.Mello 13/07/2023

O que foi isso kanae minato?
Eu terminei o livro sem entender uma coisa: por que confissões é o best seller da autora e não esse aqui?

não tem jeito, para falar desse livro terei que tecer a comparação entre os dois livros.

eu já gostava bastante de confissões, mas esse aqui tem tudo que confissões não tem pra se tornar ainda melhor. as atitudes dos personagens são muito mais humanas e, dessa forma, mais plausíveis e verossímeis. como a história tem muito mais um caráter de estudo de personagem, ela não se prende muito ao crime deixando a história menos repetitiva, diferente do que ocorre em confissões. fora que, não tem nada de mirabolante aqui, tem uma conveniência ou outra, mas que passando um pano faz sentido. então eu considero um livro muito mais pé no chão e muito mais complexo ao se tratar do impacto que algumas pessoas tem na vida de outras sem saber que tem

Ana Clara 10/07/2023

Surtos
É o segundo livro que eu leio da Minato e só consigo pensar o quanto essa mulher é surtada, todos os personagens dela são caóticos e problemáticos e surtados. Sei lá, isso pra mim é coisa de gente doida.
kalyne11 31/08/2023minha estante
KKKKKKKKK amei

Ananda.Santos 05/07/2023

Simplesmente incrível, você começa com ódio de uma personagem, mas no final a entende. Plot que nem era possível imaginar, simplesmente incrível.

Bianchi 04/07/2023

Confusa até agora
Começo dizendo que ouvi ele em áudio então pode ser que qualquer coisa que diga seja porquê perdi a concentração no caminho. Mas basicamente a trama gira em torno de um assassinato e as pessoas que estavam no momento do crime vão narrar a história.
E talvez tenha sido isso que me deixou perdida, até entendi algumas partes com os plots e tal, mas não consegui associar aos nomes correspondentes.
Mas pra se distrair esse livro ajuda bastante e quem não tem problemas com essa questão narrativa fica de boas.
Por fim concluí o áudio e ainda continuo sem saber quer matou a criatura kkkkk
Mas é isso, pelo menos é melhor que A garota do lago.

SemAria.Freire 06/06/2023

Uma leitura diferente, mas sou muito fã dessa autora. Dessa vez, eu não me confundi com os nomes foi mais fácil de não me perder. A estória é muito envolvente eu não imaginei o final, fiquei com pena das meninas e de certa forma entendi a raiva da mãe. É claro que se tinha todos os tipos de sentimentos envolvidos, inveja, raiva essas coisas. Mas precisamos lembra são crianças.

Carol - carollivros 03/06/2023

Uau!
Incrível como jamais pensamos que as repercussões de algo ocorrido a tanto tempo ainda possa afetar nossas vidas!...
Afetou as vidas de tantos nessa estória da Minato, e por mais de quinze anos.

Como no outro livro que li dela, Confissões, são circunstâncias vividas por diferentes pessoas, cada capítulo e o final... Ah, o final! Decerto não contarei mas, faz refletir sobre acusações infundadas feitas no calor do momento. E paro. Há sinopse aqui e deves percorrer por si, como fiz! Mas surpreende, decerto. ;)

Camila.Pizzoni 31/05/2023

Confissões 2.
Eu gosto muito da cabeça perturbada da Kanae Minato, eu gosto muito da escrita dela e a leio mesmo que ela tenha uma característica de escrita que não me agrada muito: capítulos enooooooooormes! Dito isso, eu li Penitência e parecia que eu estava lendo o Confissões pela segunda vez e isso foi meio frustrante. Parecia que a história não tinha como me surpreender e apesar do livro ser bom, realmente não me surpreendeu. Simplesmente o desenrolar da história dos personagens ia pelo mesmo caminho do outro livro. Acredito que, se fosse a minha primeira experiência com a Kanae, eu acharia o livro maravilhoso, assim como achei Confissões. Tenho medo de dar mais uma chance pra Kanae e ler o Confissões 3, mas provavelmente darei.

Cyntia Bender 29/05/2023

Cada conexão uma nova perturbação.
Kanae Minato tem conquistado meu coraçãozinha, esse é o segundo livro que leio dela e já estou empolgada para o próximo. Com certeza não é uma autora para qualquer um, não é exatamente o tipo de livro que eu indicaria sem pensar muito. São temas pesados e bem pertubadores, a trama conecta perfeitamente (até demais) todos os personagens, causa e consequência guia a narrativa e nem sempre o resultado é fácil de digerir. Os personagens são tão humanos que não tem como não se envolver e julgar cada atitude, cada movimento. O final foi traumático com certeza, mas no fim, bem costurado como todo o resto da história.

Mayra270 28/05/2023

Cumpre o que promete, não esperava nem desconfiava de quem era no primeiro capítulo, mas conforme fui lendo deixam claro.