Penitência

Penitência Kanae Minato

Resenhas - Penitência

May 10/11/2023

Fora de série!! É dolorido mas bão demaaaaaais!!! Sério, eu ouvi na audible e não estava esperando muito, mas recebi TUDO. Que thriller bão ?

I L Oliveira 01/11/2023

Sensacional! | @deliriosdeumapansexual
Pode ser que a capa e a premissa do livro te engane, mas esse livro é muito mais um drama, do que uma história de terror e suspense. Aqui o foco vai ser totalmente sobre como cada uma das garotas lidou com o trauma depois do que aconteceu na infância delas. Fala muito sobre famílias, relações abusivas e vários outros temas sensíveis, mas sempre com o foco nas memórias e sentimentos dessas garotas, quase como um desabafo. Por isso se você espera um livro com foco no terror/suspense esse livro pode acabar te decepcionando, mas se você se sente aberto a novas experiências acho que vai amar essa história.

@ruthlunang 21/10/2023

Penitência
É o segundo livro que leio da autora (nesse caso, ouço) e, sinceramente? Acho que não é pra mim. A forma como ela conta a história é bem interessante, mas o plot em si é muito irreal e no final fica cansativo. O mais interessante pra mim é conhecer as diferenças gritantes na cultura do Japão, é tudo tão formal que chega a ser engraçado .

Jenni 11/10/2023

"Vou me vingar de cada uma de vocês."
Eu amo a narrativa dessa autora , é bem diferente de tudo que já li , ela tem uma forma única de transformar ficção em realidade. No geral achei bem parecido com "Confissões" , meu primeiro contato com a escrita dela , mas ao mesmo tempo é diferente, esse tem mais profundidade.
Acompanhamos a história de quatro mulheres que quando crianças testemunharam a morte de uma amiga, mas nenhuma conseguia se lembrar do rosto do assassino e ele saiu impune. Devastada, a mãe da menina acusa todas de serem assassinas e diz que se elas não conseguirem encontrar o verdadeiro culpado, devem pagar uma penitência que seja do mesmo nível de sofrimento dela. Ao longo da história podemos observar como nossas ações podem ter profundos impactos na vida de outras pessoas e como a culpa é verdadeiramente destrutiva, essas meninas se tornam mulheres, porém a sombra desse crime nunca às abandona.
Foi uma leitura muito interessante, ao longo da obra vamos descobrindo qual a penitência de cada uma e são situações que me chocaram bastante , tem várias reviravoltas, inclusive descobrir quem foi o assassino , algo que eu não esperava. A obra não foca tanto nesse suspense policial , é mais psicológica , ver como o crime e a ameaça afetaram a vida delas , nesse quesito é bem violento . Um tema central também é a violência/abuso contra mulheres e a autora explora bastante essa parte.
É intrigante notar as diversidades culturais também, já que a trama se passa em Tóquio e cidades pequenas , muitas situações só aconteceram por se passarem lá.
No geral gostei bastante, é um livro que tem profundidade e causa emoções.
?"A penitência de um covarde só se completa quando ele se adianta e confessa."

Renata.Mieko 09/10/2023

Meu primeiro contato com Kanae Minato.
Achei bem interessante. Certamente vou ler outros livros dela.

Cami 07/10/2023

A nossa Park Chan-Wook literária
Não restam dúvidas de que Kanae Minato viu a trilogia de vingança do Park Chan-Wook. Eu até revi a minha resenha de Confissões que, inclusive, se eu copiasse e colasse, caberia muito bem para esse aqui. Por mais que não seja uma história totalmente surpreendente, principalmente para quem já leu alguma obra da autora, continua sendo uma boa história. Achei, inclusive, mais realista do que Confissões, que foi o que li antes.

Beatrizbya641 30/09/2023

“Jamais perdoarei vocês, a não ser que encontrem o assassino antes da prescrição.''
Segundo livro da autora que leio. Apesar da dificuldade que encontro no início das leituras, ( por causa da forma como a narrativa se desenvolve) gosto muito da audácia da escritora em abordar temas polêmicos e das revelações cruéis e irônicas que rodeiam seus personagens.

Na medida em que a história caminhava para o desfecho, o título do livro começou a fazer mais sentido, e ao me ver enredada nas tramas individuais de cada personagem tomei um susto com a grande revelação. É um daqueles livros que nos faz refletir sobre como cada atitude pode repercurtir negativamente nas nossas vidas e nas de outras pessoas.

Até o momento, junto com Raphael Montes, essa é a minha escritora favorita atualmente

Alessandra.Adams 24/09/2023

O livro traz o ponto de vista de quatro garotas como foi a morte de Emily e como a ameaça da mãe dela afetou a vida de cada uma delas.

cecilia 14/09/2023

"Jamais perdoarei vocês, a não ser que encontrem o assassino antes da prescrição. Se não conseguirem fazer isso, então se redimam do que fizeram de um jeito que eu aceite. Se não fizerem nenhuma das duas coisas, digo aqui e agora que vou me vingar de cada uma de vocês."

Derek.Cheyne 02/09/2023

Pertubador mas muito bom
Gostei bastante e achei o estilo de narrativa bem singular. Gostei muito das personagens e me envolvi muito com elas. O capítulo 3, do início ao fim, foi de quebrar meu coração!! As personagens que a autora cria possuem muita vida que transborda do livro.

O ponto forte desse livro é o desenvolvimento das personagens, que me parece, mais verossímil do que seu primeiro livro ''Confissões'' - apesar de eu também ter gostado.

Tem que ter muita coragem pra escrever livros perturbadores como os que Kanae Minato escreve. Me lembra Stephen King. Essa autora ainda tem muito futuro!!

Renato Klisman 29/08/2023

Narrativa incrível, desfecho nem tanto
Valeu muito a leitura pois a narrativa vai se encaixando cada vez mais e ficando incrível.
Porém o livro peca no ato final ao dar um desfecho tosco e nada crivel e também quando banaliza as descrições de abuso que é usado demais pra justificar certas coisas na narrativa.

Lianka 15/08/2023

Foi uma leitura interessante, um livro de mistério diferente dos que eu já tinha lido antes, foi intrigante o modo de como o livro se decorre.

Kamilla 09/08/2023

Praga de mãe
Quatro garotas tem a sua vida marcada para sempre após testemunharem um crime com uma colega de escola. A narrativa rápida de Kanae Minato me transportou rapidamente para a mente de cada uma das garotas e como nenhuma delas conseguiu se livrar dos eventos traumáticos do dia em que Emilly foi morta.

Minha empatia com as garotas foi imediata, sempre fui uma péssima fisionomista e peço que na vida real a resolução de nenhum crime ou problema venha a depender da minha habilidade de descrever a aparência de alguém. Também fiquei tocada pela atmosfera de inocência em que elas viviam a sua última fase da infância ter sido despedaçada tão cruelmente.

Lógico que a minha empatia com as meninas não impede a minha empatia com a mãe de Emilly, se eu fosse mãe e algo do tipo acontecesse eu creio que também teria ficado meio enlouquecida e ela infelizmente direcionou o seu estado mental de angústia e luto contra as pessoas que ela julgou terem a chave da resolução do crime.

A história é muito boa e rápida de ler, ótima para ressacas literárias, minha única ressalva foram algumas conveniências e resoluções para deixar a história mais 'redondinha', as vezes esse tipo de coisa é mais caótico e aleatório, acho que gostaria mais disso do que do final mais fechado que a Kanae deu para o livro.