Quem Manda Já Morreu

Marcos Rey

Resenhas - Quem Manda Já Morreu

maju 21/01/2021

Crimes e jornalismo
Quem manda já morreu é um romance policial envolvente que abrange um estudante de comunicações, Edu, como protagonista. A presença do jornalismo no enredo me interessou e me agradou muito já que eu quero cursar essa área.
Li ele em pouquíssimo tempo pela quantidade de páginas e a história que é cheia de surpresas. Você só sabe o que realmente acontece no final e cada capítulo pode te fazer ler mais. É um livro infanto juvenil e, consequentemente, o final é um pouco previsível se vc já está acostumado com plot twists desse tipo. Mas, ainda assim, é uma leitura legal e curta que eu recomendo.
Os volumes que eu li da Série Vaga-lume até agora me prenderam por serem livros pequenos e com histórias bem escritas. Não costumo ler esses gêneros mas eu adorei e quero continuar.

Caio 01/08/2019

Romance Policial Clichê mas muito divertido!
Mais um exemplar de Marcos Rey que leio. Acho que li seis livros dele já. Não tenho o que falar da sua obra, gostei de todas, incluindo essa. É o velho e tradicional estilo de escrita desse gênero que ele aborda para a juventude: Começa devagar, vai acelerando, acelerou e termina bem para os mocinhas e mocinhos. E sempre (maioria das vezes) o adolescente é o principal e a escrita do livro na mentalidade do adolescente em retratar os fatos como neste livro aqui. A história é simples. envolvente, a comédia aqui é usada no livro inteiro e as vezes a comédia não funcionou como funcionou, mas é uma abordagem interessante que pode ir e dá certo. Dá quebra de gelo em assunto de gangues, policiais e traficantes etc...
Livro curto, faltou desenvolver e retratar melhor os personagens, onde parece que certos fatos foram muito corridos, superficiais sem a necessária profundidade. Mas a gente passa. O que me incomodou muito nesse livro (PEQUENO SPOILER) foi como os bandidos foram retratados como burros, ingênuos e fáceis de enganar. Ai nessa parte faltou mais criatividade, originalidade para que os heróis se sobressaíssem na história. Achei até engraçado, sem sentido e muito comum retratar um bandido de que ele é burro: Outros livros (literatura, cinema, séries) retrataram e retratam dessa forma e não gosto dessa forma clichê de retratar esses tipos de personagem. E a identidade do Boss já imaginei na metade do livro, e o seu fim comum e um pouco surpreendente mas usando artifícios que já estamos carecas de ver nos filmes e mídias do gênero policial.
Vc ver o que trabalho de um universitário pode se transformar hein.. Algo inusitado, esse é o ponto alto do livro.
É uma obra legal, bacana, bem escrita, divertida, um bom deleite para o gênero policial. Mas prefiro outras obras dele como Corrida Infernal, Sozinha no Mundo por exemplo. 3/5

@featthamis 05/03/2019

#ClubeVagalume
Um livro magnífico, cheio de humor e mistério, perfeito pra você indicar pra aquele adolescente que está se inserindo no mundo da leitura e perfeito também pra você que quer conhecer mais da leitura nacional. Mas chega de molezas e vamos a resenha de hoje!

Na trama somos apresentados ao jovem Edu, estudante de jornalismo que, em um trabalho da faculdade decide reunir informações sobre um falecido chefe de quadrilhas, Tony Grand, que comandava a maior parte dos crimes de tráfico e homicídio de muitos estados do Brasil. Edu pede ajuda de seu tio, Detetive Palha, um divertido figurão que ganha a vida resolvendo pequenos mistérios da cidade e tem como inspiração Sherlock Holmes. Claro, Edu se mete em furada e acaba se envolvendo com a quadrilha de Tony Grand e daí começa o mistério, pois tudo indica que essa quadrilha ainda está na ativa.

A trama foi muito bem desenvolvida pelo glorioso Marcos Rey (meu escritor nacional favorito), com muito humor e uma leveza que se deixasse eu leria o livro inteiro no mesmo dia. Com as figuras clássicas que os livros da coleção vagalume possui, estas dão uma fluidez a mais pro livro.

O final foi o esperado para esse clássico, muita correria, suspense, mas que sempre dá certo. E a moral que deixa para os jovens é de que não importa o tamanho do obstáculo, se você quer fazer um trabalho bem feito tem que buscar o que ninguém imaginou buscar, só tenha cuidado com os perigos!

A leitura foi feita em conjunto com meus amigos do clube vagalume e foi eu quem escolheu esse livro para o mês, pois amo o Marcos Rey e ainda não havia lido essa obra dele. Grande oportunidade!

Giovani.Santana 28/10/2018

Aventura investigativa
Linguagem simples, trama envolvente, primeiro livro quase sem figuras que li na minha pré- adolescência e reli com muito gosto. Leitura rápida e acessivel.

Ana 17/11/2017

Simplesmente não entendo como alguém consegue dizer que não gosta, ou que odeia os livros da Coleção Vaga-Lume, que sempre foram um prazer para mim.
Livros cheios de aventuras bacanas, inteligentes, que estimulam o senso crítico da criança e do jovem. Mas fazer o quê? Gosto não se discute, apenas se lamenta.
Dramas à parte, este livro trata de um estudante de Comunicações, Edu, que recebe de seu professor a missão de fazer um trabalho de férias para a faculdade: Uma reportagem. Após descartar opções pouco instigantes, ele apela para seu Tio Palha, metido a detetive, que sugere que escreva sobre um bandido perigoso do passado. O que poderia dar errado?
Edu e seu tio acabam se encrencando com a quadrilha do sujeito.
Uma ótima história, um bom entretenimento. Dá pra ler num dia apenas.

Tais Morena 28/06/2017

Tony Grand apagou mas sua quadrilha continua acesa
Resenha no Blog Estante á Aversa

Link da Resenha: http://blogestanteaaversa.blogspot.com.br/2017/06/resenha-quem-manda-ja-morreu-marcos-rey.html

Edinei 11/03/2015

ótimo
li este livro ainda pré adolescente, e gostei muito, estava descobrindo a leitura na época e ainda estou descobrindo a leitura, esse livro é bem lega, tem suspense, e dá pra rir um bocado, um aventura digna de um filme.

Leilinha 06/06/2014

Gostei
Este livro é muito interessante. Edu precisa fazer um trabalho para a faculdade (nas férias) e pede ajuda para seu tio. Mas não sabiam que por causa das pesquisas para o trabalho, acabariam se metendo em encrenca, com gente criminosa. O desfecho é impressionante. Vale a pena ler!
gustavo.galvao.142 03/01/2015minha estante
Talvez se lesse agora ñ daria 4, mas na época de colégio esse livro me marcou. Muito legal.

gamer 31/03/2014

E muito legal
É bem legal porque tem suspense tem um sequestro de Edu e a captura do leão do circo a mafia

Douglas 30/08/2013

QUEM MANDA JÁ MORREU
O meu livro preferido do MARCOS REY sempre foi ENIGMA NA TELEVISÃO.
Foi um dos primeiros livros que eu li e sempre guardo a lembrança do livro com muito carinho.

Mas não posso negar que QUEM MANDA JÁ MORREU é superior a Enigma na televisão.

Caramba, QUEM MANDA JÁ MORREU é demais!
É fantástico! É sensacional! É uma obra prima! Brilhante! Excelente! É excepcional!
[Sim, eu sei que você já entendeu que eu gostei muito do livro.]

Um garoto precisa fazer um trabalho de faculdade e ai resolve investigar a vida de um bandido já morto. E aí fica na mira da quadrilha deste bandido, que passa a ‘‘caçar’’ o jovem.
E aí se desenrola um suspense fora de série.

Em uma noite eu terminei de ler outro livro do Marcos Rey (O rapto do garoto de Ouro), e antes de dormir apenas quis dar uma olhada em QUEM MANDA JÁ MORREU. Li várias páginas e não conseguia parar. Mas infelizmente tive que largar o livro e ir dormir. No outro dia li o livro todo sem interrupção. É impossível largar este livro. É um suspense como poucos.

Me rendo ao Sr. Marcos Rey, realmente, ele é ‘‘O CARA’’!

Um abraço e meu respeito a todos.
Daniel.Perugini 01/10/2015minha estante
A reviravolta nesse livro é maluca!!!!!!!!!!

Iago.Santiago 17/12/2017minha estante
Marcos Rey escreveu vários livros bons eu também gostei desse mas os melhores que li dele e que favoritei foram "O mistério do cinco estrelas" e "Doze horas de terror". Doze horas de terror eu lembro que li em dois dias e é sensacional te prende do começo ao fim. Se não leu, leia.

@ninh@ 06/08/2013

QUEM MANDA JÁ MORREU - MARCOS REY
O livro conta a história de Edu, estudante de jornalismo que ao entrar de férias no meio do ano recebeu um trabalho para entregar na volta, este trabalho é uma reportagem. Edu ao voltar para casa, triste pois ainda não tinha nenhum tema em vista, tem uma grande idéia de procurar seu tio Geraldo Palha que é um detetive. Ao se encontrar com seu Tio Palha, como conhecido por todos, falou para Edu que deveria fazer tal reportagem sobre o bandido mais procurado o Tony Grand, este ja havia morrido , por isso deveria ser mais fácil fazer a reportagem. Edu ficou muito feliz com o tema da reportagem , indo imediatamente na delegacia para recolher informações sobre o bandido, lá recebeu nome de três pessoas que ele poderia procurar são eles: Bruna Grande, a irmã do bandido, um mecânico , ex- integrante da quadrilha de Tony, e o trapezista Zoe, também ex - intregrante da quadrilha. O jovem Edu já tinha por onde começar sua reportagem , resolveu procurá-los. Só que não foi assim tão fácil como Edu imaginou , primeiramente Bruna Grand o expulsa do salão de beleza , o mesmo ocorreu quando foi procurar o mecânico Mossoró. Todos os três o expulsaram até o trapezista que ultima esperança. Edu volta para casa muito desanimado pois não conseguiu nenhum informação, algo estranho acontece após estas visitas, Edu acaba sendo sequestrado e escapa por muito pouco menos. Bom o livro tem muita dinâmica, a pessoa fica curiosa querendo saber dos detalhes, do desfecho final da história. Teve alguns personagens que me marcaram muito neste livro um deles foi o Edu, personagem muito simpático apesar das dificuldades que ele enfrentou durante o história, Tio Palha também foi uma figura, seu personagem era um detetive particular que resolve casos cotidianos, ele é um tipo "o humorista" da história e não podemos esquecer da Coca Gimenez , secretária e namorada do Tio Palha, ela é um mulher corajosa, sabe sempre como agir nas horas certas e em situações difícies.
Este livro também é recomendado para leitura!!

site: https://detalhefeminino.blogspot.com/2013/01/quem-manda-ja-morreu-marcos-rey.html
Renata 28/03/2018minha estante
a onde acontece o a historia

Gléh Alves' 21/02/2013

Edu está escrevendo
sua emocionante reportagem sobre o perigoso bandido Tony Grand. Pata realizar a tarefa ele vai contar com a ajuda de seu tio Geraldo Palha e Coca Gimenez. Mas parece que as investigações não estão agradando algumas pessoas... Por que será? Com coragem e imaginação eles descobrem a verdade sobre Tony Grand e sua Quadrilha.”

Suicune 24/01/2013

Quem Manda Já Morreu
Espertchinho!!! XD

Fabio Shiva 04/03/2012

Viva Marcos Rey!
Deliciosa diversão elaborada dentro do que poderíamos chamar estilo “romance negro adolescente brasileiro”. Não, não se trata de uma narrativa étnica, mas de uma bem humorada adaptação do roman noir para a realidade brasileira e a mentalidade dos adolescentes. Curti de montão!

Edu precisa fazer um trabalho para a faculdade de Comunicação, uma reportagem sobre um tema qualquer. Aconselhado pelo tio Palha, o detetive particular que incrivelmente domou um leão à unha, Edu resolve investigar a morte de Tony Grand, conhecido facínora que assolava a cidade. Mas logo essa tarefa demonstra ser bem mais perigosa que um mero trabalho escolar...

Dei muita risada com as tiradas sempre inspiradas de Marcos Rey, que sabe como manter o leitor grudado em seus livros. E de quebra ainda há uma leitura do contexto social da época (final da década de 1980), muito bom ver um mestre à vontade em sua área de conhecimento!

Viva Marcos Rey!

***

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Joshua 22/12/2011

Frenética Aventura de tirar o Fôlego!
Bem, faz um tempinho que li esse livro, mas eu ainda não esqueci sua história. Sabe quando você pega um livro, tem algumas expectativas quanto a história, e quando você começa a ler percebe que suas expctativas foram superadas e que o autor conseguiu nos brindar com várias outras surpresas? Então, foi assim que me senti com esse livro. O título pode ser um tanto macabro, mas no final das contas, você até percebe que não faz tão sentido assim, só por parte.

O livro começa com uma dose de humor, e pra quem já leu, sabe do que estou falando. Logo nos primeiros capítulos, Edu, estudante de jornalismo está prestes a entrar de férias no meio do ano, só que sua turma recebe um trabalho: cada um terá que fazer uma reportagem e entregar no início das aulas. Edu fica apavorado, não havia achado um tema ainda e virara naquele exato momento alvo de deboche de seus colegas. Logo vai pra casa e tem uma idéia: falar com seu tio, cujo nome é Geraldo Palha, mas gosta de ser conhecido como Palha. Seu tio é detetive, então Edu achava que falando com ele, teria alguma idéia. E olha o que o seu tio lhe aconselhou? Fazer uma reportagem sobre o bandido mais procurado de todos os tempos: Tony Grand. O abndido já estava morto, e tio Palha achava que seriabem mais fácil fazer uma reportagem desse gênero. Edu ficou animadíssimo com a idéia e foi log na delegacia pedir informações para o trabalho. Logo recebe uma lista de três pessoas que poderia entrevistar: a irmã de Tony, Bruna Grand, um mecânico, ex-integrante da quadrilha de Tony, e o trapezista Zoe, também ex-integrante do grupo de bandidos. Edu vai atrás dos três, só que Bruna Grand o espanta de seu salão de beleza, assim como o mecânico Mossoró. Quando chega no trailer de Zoe no circo, também é espantado. Sozinho, sem nehuma informação, Edu volta para casa. Só que depois das entrevistas, coisas estranhas começam a acontecer. E uma delas é que Edu é sequestrado, só que consegue fugir, por pouco.

O livro se desenrola desse jeito, com cenas de tirar o fôlego. E quase em todo o livro paira a pergunta: E será que quem manda já morreu mesmo? Isso é que dá aquele gostinho de querer descobrir o que nos aguarda na próxima página!

Sobre os personagens, o narrador, Edu, ele é muito carismático. Acho que ele sabe se virar na hora certa e não tem muito medo dos perigos que irá enfrentar. Mesmo que sinta um frio na barriga, ele sabe vivenciar aqueles momentos de risco. E por isso mesmo, Edu salvou-se da morte mais de duas vezes no livro! Sobre seu tio, Geraldo Palha, é um detetive particular que resolve casos do cotidiano, como um álbum de figurinhas desaparecido, um cachorrinho de alguma madame sumido, entre outras coisas. E até ficou conhecido por ter encontrado um leão de um circo que havia escapado, e por isso o nome de sua agência de detetives - que só tem ele - se chama Agência Leão de Detetives. Tio Palha é aquele personagem que serve como "humorista" em partes de tensão no livro. E há também outra personagem, a secretária de tio Palha - e também namorada - Coca Gimenez. Ela é, se não me lembro, do Peru, e antes de entrar na carreira professional era cantora. Coca é uma mulher também valente e sabe o que fazer na hora certa, e assim como tio Palha, tem um certo toque de humor...

Quem Manda já Morreu é um livro maravilhoso que recomendo a todos. E digo e repito: não pode faltar em sua estante!