1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

leiturasdaursula 21/04/2023

Desesperançoso e desesperador
A obra é uma crítica social, política e econômica, e é considerada uma das maiores obras literárias do século XX. Este é um livro completamente desesperançoso e que me despertou uma sensação de desamparo e tristeza.

A história se passa em uma sociedade futurista e autoritária, onde o Estado controla completamente a vida dos cidadãos. O protagonista é Winston Smith, um funcionário do governo que começa a questionar a realidade em que vive e a se rebelar contra o sistema.

Orwell constrói um mundo onde a liberdade individual é completamente anulada, a comunicação é vigiada e o passado é constantemente reescrito para se adaptar às necessidades do Estado. A história é marcada por um clima de tensão constante, onde a trama se desenrola lentamente até um clímax emocionante.

A obra é um retrato sombrio do poder absoluto e da corrupção do Estado, bem como da luta pela liberdade e pela dignidade humana. 1984 é um alerta sobre o perigo do totalitarismo e a importância de se manter uma sociedade livre e democrática.

Em resumo, 1984 é uma obra-prima literária que deve ser lida por todos que se preocupam com a liberdade e a justiça. A sua mensagem intemporal torna-se cada vez mais relevante à medida que os governos se tornam cada vez mais autoritários e a privacidade é cada vez mais ameaçada.

Mas, devo ressaltar que aqui você vai encontrar cenas longas, descritivas e desesperadoras de tortura psicológica e física. Não há final feliz, não há esperança, me deixou triste, nauseada e com uma sensação de desamparo.

Amanda.Mendes 15/05/2021

IMPACTADA
Esta obra prima atemporal joga tanta verdade na cara que ou você fica depressivo ou p* da vida com a semelhança com tanta coisa que a gentr vive nos dias de hoje. Poxa Orwell, ensina a fórmula! (Ou não porque às vezes prefiro me alienar e fingir demência). O final foi uma surpresa, totalmente diferente dos 2 cenários que eu tinha pensado, o que é positivo de certa forma, mas ainda não sei se gostei ou não, talvez não. Contudo, NADA tira as 5? do meu pensamento.
July Weiss 15/05/2021minha estante
Obra prima mesmo!

carol.haupczz 03/02/2024

Previsível até dizer chega
Não preciso nem dizer, o título já fala por mim. Não tem nada mais tenebroso que universo distópico feito pra chocar com coisa óbvia e muito mais do mesmo. "meu deus quem diria que talvez fôssemos presos a ideias postas pela sociedade e governo." Aí que chega o ponto, falar de governo totalitário sem colocar o capitalismo como um dos meios a qual isso ocorra é só papo de liberal pra não explorar o sistema amadinho da vez. Tudo que engloba a narrativa é extremamente previsível e parece conspiracionista demais. "Olha lá ein gente, estamos sendo vigiados" e esse é literalmente um dos menores dos nossos problemas, em vista que o sistema corrompe o trabalhador e inclusive, explora o nosso ecossistema. Na minha opinião, 1984 é só bem construído, mas pode-se equiparar a conspiracionista da nova ordem mundial, soa pitoresco e até meio bobo.
Jamille64 03/02/2024minha estante
totalmenteee

elle carmo 03/02/2024minha estante
quando a análise da pessoa é crítica, aí a coisa vai pra outro patamar?

Ruth.Gervasio 04/02/2024minha estante
Compreendo sua perspectiva crítica em relação a narrativas distópicas que abordam governos totalitários, e sua preocupação quanto à falta de exploração do papel do capitalismo nesse contexto. Entretanto, ao analisar "1984," é importante considerar o contexto histórico em que George Orwell escreveu a obra em 1949, no pós-Segunda Guerra Mundial. Na época, as preocupações sobre regimes totalitários eram significativas, e Orwell pode ter focalizado mais na ameaça imediata do autoritarismo. Embora o livro possa parecer menos abrangente em relação ao capitalismo, sua ênfase pode ter sido em alertar sobre perigos específicos daquele período.

Lina 04/02/2024minha estante
Dizendo isso literalmente do livro que criou a distopia que conhecemos hoje, parabéns

Rodrigo.Silva 04/02/2024minha estante
Orwell era um socialista convicto, lutou ao lado de partidos socialistas e comunistas. Tinha uma rusga profunda com o totalitarismo stalinista, uma vez que via o discurso manipulador dos líderes. Ele tinha uma visão mais pura e suave do socialismo por isso criticava bastante as revoluções encomendadas , bem como expunha sua aversão a disposições capitalistas e comparava bastante os dois regimes. Sugiro a leitura de A Revolução dos Bichos. Do mesmo autor, leitura mais simples com a moral bem auto explicativa.

Viih 04/02/2024minha estante
Acho que vc talvez não tenha entendido que esse foi um dos primeiros livros nessa pegada. Por isso agora vc acha que é "mais do mesmo"..

marina 04/02/2024minha estante
Percebo que meu tempo na Internet deu quando vejo uma jovem dar meia estrela para uma das mais incríveis e revolucionárias obras que a literatura já viu. Recomendo fortemente o livro "Revolução dos Bichos" de Orwell, talvez os ideais do autor e sua mente reformadora mude sua opinião sobre a obra. ????

Danielly 31/01/2024

Sei nem o que comentar! Tudo o que eu falar aqui será spoiler e indignação.
É um bom livro, uma narrativa envolvente... Mas a forma como termina... Dá uma raiva porque nem pra ser estilo V de vingança, é o estilo dele mesmo.
maltchik/ 31/01/2024minha estante
A forma como termina é oq foi o ponto alto do livro pra mim ?

Juan199 31/01/2024minha estante
Eu acabei esse livro pique a Taylor em Vigilante Shit kkkkkk

Isabella.Miguelete 11/02/2022

Qualquer semelhança, não é mera coincidência
Não sei o que dizer, nem o que sentir. É um misto de admiração pela obra em si, mas também um medo pela reflexão que ela causa, das semelhanças que vemos com nosso próprio cotidiano, hoje, em 2022.
Apesar de ser uma obra ficcional, ela sempre esteve assustadoramente próxima da realidade, em diversos períodos históricos.
Acredito que 1984 me deixará em frequente estado de alerta, a cada sinal, por menor que seja de um pensamento totalitarista.
É um livro que todos deveriam ler, até mesmo como uma forma de prevenção, para que cortemos na raiz cada líder que venha a surgir com ideais extremos, afinal, como
Winston acredita ?se há esperança, está nos proletas?.

Leonam.Loureiro 03/08/2020

ABAIXO O GRANDE IRMÃO
Parem de ler esta resenha e comprem logo este livro. LEIAM 1984! Apesar de escrito ha? mais de 70 anos, a obra de Orwell e? atemporal e poderia muito bem ter seu ti?tulo trocado para ?2020?. Com uma leitura clara e bem humorada, Orwell escreveu um livro verdadeiramente vivo, que prende em cada pa?gina, repleto de reviravoltas e mais repleto ainda de cri?ticas poli?ticas ESSENCIAIS para uma era onde a cie?ncia e? questionada, o o?dio normalizado e o li?der endeusado. 1984 e? sem du?vidas uma leitura obrigato?ria para entendermos o mundo em que vivemos e para ate? mesmo questionarmos as soluc?o?es que propomos. Recomendo fortemente a? TODOS que querem destruir e humilhar um fascista (ou bolsomi****) num debate de ideias. ABAIXO O GRANDE IRMA?O! CIE?NCIA NA?O E? OPINIA?O!
Emy 03/08/2020minha estante
1984 melhor coisa que ja liiii

Elio.Negreiros 03/08/2020minha estante
Que livro!

Roberta Costa 02/04/2022

Recomendo!
Cinco estrelas!
Leitura muito fácil e a temática continua super atual.
Em alguns pontos fica repetitivo, mas nada que tire a graça da leitura.
Emmy 02/04/2022minha estante
Tá na minha meta de 2022, mas tô com medo por ser um clássico

Roberta Costa 02/04/2022minha estante
Eu também achei que teria dificuldade por ser um clássico, mas foi bem tranquilo. Essa versão está muito boa, tanto a linguagem atual quanto o apêndice explicativo de alguns termos do livro ;)

Sofia 12/09/2021

O livro aborda um tema realmente muito importante, que te faz refletir sobre como muitas vezes somos manipulados, sobre a falta de pensamento próprio e alerta sobre coisas que precisamos mudar. Porém, o livro traz aquele tipo de leitura bem pesada, que não flui e não me agrada muito.
Henrique0 12/09/2021minha estante
Uma leitura pesada, verdade

Xinyu 12/09/2021minha estante
aborda como as pessoas são compactas?

Sofia 12/09/2021minha estante
nesse quesito ele cumpre totalmente sua função

Jonara 18/04/2010

George Orwell me deu 4 pontos para refletir.

1 - Pra começar, manipulação da informação. Será que estamos sendo manipulados? Devemos acreditar em tudo o que lemos, vemos e ouvimos? No que eles querem que a gente acredite?

2 - Big Brother. Ele que tudo vê. Não está ai, ao nosso redor? Isso realmente aconteceu. Não só somos filmados em todo lugar para onde vamos, como pior ainda, voluntariamente, através do twitter e outros aplicativos, dizemos onde estamos e o que estamos fazendo. George Orwell é o cara.

3 - O absolutismo. Bem, este caiu em muitas partes do mundo, resta a nós cuidar pra que nunca mais se instale. Se bem que de vez enquando ele bota suas patinhas pra fora.

4 - A padronização. Contrariando a previsão de Orwell, não viramos pessoas padronizadas, pelo contrário, a padronização explodiu em milhares de minorias lutando por suas causas. Menos mal, apesar que a massa obedece o que a mídia comanda.

O livro foi escrito em outro contexto histórico, mas ele é uma bomba para abrir os olhos, seja lá qual for a época. Nunca sabemos o que nos guarda o futuro, então não sejamos ingênuos. Ler 1984 é essencial para entender a paranóia que assombrava aqueles anos de ditadura e fascismo, e para previnir que coisas semelhantes voltem a acontecer.
Piatã 18/05/2010minha estante
Tinha absorvido os tópicos 1, 2 e 3, mas o quarto tópico não consegui captar no livro. Vou ler de novo (o livro é bom e vale à pena ler várias vezes). Acredito que faço parte dos milhares de minorias lutando pela PADRONIZAÇÃO, e ainda não refleti se isto é bom ou é ruim.

Daniel Neves 09/02/2013minha estante
Absolutismo? Você quis dizer Totalitarismo né?

Jossi 05/12/2014minha estante
Ditadura e comunismo, na verdade o livro é uma referência velada ao comunismo.

lcsfbl 13/03/2024

Um Medo Genuíno
É assustador à primeira vista a alienação causada pelo mundo distópico nos personagens que cercam o protagonista, a princípio, o único são.

Do início ao fim não deixei de ficar incrédulo com tamanha lealdade apresentada ao Partido por parte dos personagens, lealdade essa apresentada com um tapa na cara por um personagem tão real quanto eu e você, um medo genuíno por não se tratar de algo fictício, mas um indivíduo real, um dos principais antagonistas mais cruéis que se pode existir, que de uma forma bruta trás a tona todas as suas dúvidas.

De uma forma melancólica e angustiante 1984 trás um fim cruel e real, diferente de muitas histórias fictícias, não é um fim clichê que muitos esperam que ocorra.

1984 é um livro curioso, bom do início ao fim, com seus defeitos, porém uma leitura incrível.

Morgan 21/01/2022

Em alguns momentos eu fiz associação a outras distopias, mas em si esse livro é muito denso, pesado e com muitas reflexões ao longo da leitura.
Eu fiquei muito pensativa em alguns momentos, mesmo a publicação do livro ter sido a muitas décadas atrás, pensando o quão real aquilo pode ser, associando em muitos casos que já aconteceram aos longos dos tempos. Foi angustiante pra mim ler algumas partes, mesmo assim continuei com uma pequena esperança infundada até o final da história, mesmo entendendo seu tom e a mensagem que queria passar, me senti sufocada em muitos momentos.
O personagem principal desde o começo mostra o quanto estava incomodado com algumas coisa, mostra o trabalho do seu psicológico ao longo do livro, mostra também que as pessoas mais pobres podiam ser mais marginalizadas.
Todos deveriam ler, fala em si sobre conceito distorcido de democracia, sociedade e repreensão.

Livro é GENIAL, todos deveriam ler
Rafael Kerr 21/01/2022minha estante

tortajulia 21/01/2022minha estante
Quero mto ler

Isabela Comenta 21/01/2022minha estante
Perfeito! Me sentia igual, extremamente agoniada, um sentimento incômodo e revoltante... que no final chega ao ápice, um fim trágico como a realidade da alienação.

lucine. 10/05/2020

Duro.
1984 é um livro absurdamente bem escrito, e muito reflexivo assim como a maioria das distopias. A história é complexa, e nos leva a um final duro de ler, mas necessário, assim como o livro como um todo.

Gabilela 15/12/2022

Distopia massa
Bom, n vou mentir. Fiquei três meses sem tocar no livro, meio q eu encalhei a leitura dele, mas quando voltei a ler e me lembrei do panorama da história gostei bastante. Para quem n gosta do tema política(no seu sentido mais abrangente)em livros, n recomendo. Entretanto, para quem gosta, recomendo.
Confesso q minhas expectativas sobre o livro n foram frustradas.
CONRADO0 15/12/2022minha estante
Aconteceu a mesma coisa comigo. Tô a dois meses com ele parado. Não que seja ruim, mas eu achei muito angustiante, claustrofóbico. Tô respirando um pouco

Julio.Cesar 01/05/2021

Esse livro é, inegavelmente, icônico e atemporal. Ele traz uma história onde podemos fazer várias analogias com o período que vivemos, mas não achei ele tão extraordinário, talvez devido o hype gigante que as pessoas têm nele, criei uma expectativa enorme, que infelizmente não foi correspondida, entretanto boas lições e reflexões podem ser extraídas dessa leitura.
larissa.queiroz 11/11/2021minha estante
É exatamente isso.