1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

lucine. 10/05/2020

Duro.
1984 é um livro absurdamente bem escrito, e muito reflexivo assim como a maioria das distopias. A história é complexa, e nos leva a um final duro de ler, mas necessário, assim como o livro como um todo.

Leonam.Loureiro 03/08/2020

ABAIXO O GRANDE IRMÃO
Parem de ler esta resenha e comprem logo este livro. LEIAM 1984! Apesar de escrito ha? mais de 70 anos, a obra de Orwell e? atemporal e poderia muito bem ter seu ti?tulo trocado para ?2020?. Com uma leitura clara e bem humorada, Orwell escreveu um livro verdadeiramente vivo, que prende em cada pa?gina, repleto de reviravoltas e mais repleto ainda de cri?ticas poli?ticas ESSENCIAIS para uma era onde a cie?ncia e? questionada, o o?dio normalizado e o li?der endeusado. 1984 e? sem du?vidas uma leitura obrigato?ria para entendermos o mundo em que vivemos e para ate? mesmo questionarmos as soluc?o?es que propomos. Recomendo fortemente a? TODOS que querem destruir e humilhar um fascista (ou bolsomi****) num debate de ideias. ABAIXO O GRANDE IRMA?O! CIE?NCIA NA?O E? OPINIA?O!
Emy 03/08/2020minha estante
1984 melhor coisa que ja liiii

Elio.Negreiros 03/08/2020minha estante
Que livro!

Isabella.Miguelete 11/02/2022

Qualquer semelhança, não é mera coincidência
Não sei o que dizer, nem o que sentir. É um misto de admiração pela obra em si, mas também um medo pela reflexão que ela causa, das semelhanças que vemos com nosso próprio cotidiano, hoje, em 2022.
Apesar de ser uma obra ficcional, ela sempre esteve assustadoramente próxima da realidade, em diversos períodos históricos.
Acredito que 1984 me deixará em frequente estado de alerta, a cada sinal, por menor que seja de um pensamento totalitarista.
É um livro que todos deveriam ler, até mesmo como uma forma de prevenção, para que cortemos na raiz cada líder que venha a surgir com ideais extremos, afinal, como
Winston acredita ?se há esperança, está nos proletas?.

Roberta Costa 02/04/2022

Recomendo!
Cinco estrelas!
Leitura muito fácil e a temática continua super atual.
Em alguns pontos fica repetitivo, mas nada que tire a graça da leitura.
Emmy 02/04/2022minha estante
Tá na minha meta de 2022, mas tô com medo por ser um clássico

Roberta Costa 02/04/2022minha estante
Eu também achei que teria dificuldade por ser um clássico, mas foi bem tranquilo. Essa versão está muito boa, tanto a linguagem atual quanto o apêndice explicativo de alguns termos do livro ;)

victoria961 09/11/2021

ler 1984 no brasil de bolsonaro
deveria vir com um cupom de desconto pra terapia.

me alienei tanto nesses últimos anos que tinha esquecido como orwell é genial!

sem palavras
roses in winter 09/11/2021minha estante
ele livro ?

roses in winter 09/11/2021minha estante
esse*

Helô 11/07/2021

O livro, como é sabido, é uma distopia. É uma escrita de fácil compreensão mas seu conteúdo é pesado. Principalmente pelo fato de que é muito fácil associar o dia-a-dia e o momento que vivemos com uma distopia do que com uma utopia. É um livro que nos faz pensar.
Devorei o livro e recomendo a todos!

Yago 30/03/2021

Livro atemporal
Realizar a leitura de 1984 no contexto político atual nos leva a enxergar o quão atemporal é este romance, que foi escrito em meados da década de 40. As ideias ali postas, sobre o sistema político em que uma minoria é beneficiada em detrimento à uma maioria, só nos mostra que as regras do jogo permanecem as mesmas, apesar dos avanços que tivemos em diversas áreas. É importante compreedermos que a manipulação da linguagem, da informação, é capaz de conduzir as grandes massas da forma que convém àqueles que detém o poder. Atualmente, deparamo-nos diariamente com as chamadas "Fake News", e podemos perceber, de forma empírica, as consequências que essa manipulação da informação pode causar. George Orwell conseguiu com maestria, através dessa sátira, evidenciar muito bem a sociedade e nossos sistemas políticos. Levando-nos, de forma muito produtiva, a refletir sobre a desigualdade social e seus desdobramentos. Também sobre a manipulação da linguagem, e, além disso, a respeito da busca pelo poder.

lubschi 21/01/2024

Primeira leitura de 2024 com um "clássico"
Vale muito a pena a leitura! É um livro muito interessante, dá para aprender bastante, além da escrita ser muito boa!
Também gostei do autor ter feito personagens bem parecidos com pessoas reais (fazendo com que a gente não simpatize totalmente com nenhum, uma estrategia muito interessante), mas existiram momentos do livro que a "vibe" dele mudava de forma extremamente rápida, sem preparar os leitores, tornando a leitura, algumas vezes, cansativa e monótona.
Achei o final extremamente real e reflexivo!

Jorisdana 10/05/2021

1984 não me convenceu nas primeiras 3 vezes que tentei ler, porém desse vez me apaixonei. A linguagem é densa, cheia de detalhes e um pouco complexa, por isso assusta no início. Os parágrafos são grandes (amo isso) e a escrita do Orwell é linda, simplesmente linda. É um livro para se digerir, ler devagar. Não só por causa da linguagem mas também pelo conteúdo. Bora falar dele agora. A distopia que se passa a história é MUITO bem feita, fico chocada. É tão bem construído que parece que o autor vivia nela antes de escrever sobre. É muito verossímil com a politicas que vemos e com ditaduras não tão distantes no tempo. A ambientação é tão incrível (a primeira parte toda é só sobre isso) que você se sente dentro dela. A historia é gradual e vai acontecendo as tretas conforme o tempo passa, o que aumenta a imersão. O protagonista é bem real, sem idealizações. Você consegue sentir as angústias dele. Então resumindo, o livro tem uma linguagem linda e densa (e chata, por isso tirei 1 estrela) . O universo é imersivo e te provoca reflexões. Os fatos que acontecem são chocantes e angustiantes. Ele pode ser devagar no início, mas a treta que vem depois dessa introdução, meu querido, se prepare. Eu adorei muito mesmo não gostando de distopias e recomendo. Sendo um clássico, ele tem MUITO a nos mostrar com ensinamentos que perpassam as décadas.
Sobre a nota: só não foi maior porque apesar da história ser boa, as vezes era meio cansativo e chato e tinha que forçar pra ler, isso tira um pouco de graça, pra mim.
Pris 10/05/2021minha estante
Cada vez mais próximo da realidade ?

Rafa 10/05/2021minha estante
Amiga, perfeita sua resenha???????????????

Abelita.Azevedo 02/02/2024

2+2=5
Esse livro é assustadoramente atual
Será uma previsão?

Contrariando quem acha chato e arrastado não achei a leitura difícil

Apesar de saber que o final não seria feliz fiquei mais e mais curiosa pra saber se alguém faria pelo menos um arranhão ao grande irmão e ao partido

É arrasador o final
É isso que eles querem
Ignorância e Força
Fabio 03/02/2024minha estante
UM livro essencial!
Esse Ministério da Verdade....?

Abelita.Azevedo 04/02/2024minha estante
Preciso ler uma fantasia urgente Fábio! Hahaha
Esse livro me deprimiu demais

Fabio 04/02/2024minha estante
Kkkkkk te entendo Abelita!
Esse livro e extremamente melancólico! Kkk

Fabio 05/02/2024minha estante
Corre ler, Neil Gaiman kkkkkkkk

João 21/02/2021

2 + 2 = 5! Incrível como a gente pode relacionar 1984 com os nossos dias atuais. Todos deveriam ler esse clássico distópico!

bymypsa 12/06/2021

Angustiante por ser tão realístico mas muito necessário
Não dei cinco estrelas porque achei que os personagens em si deixaram muito a desejar e algumas partes são bem maçantes e difíceis de ler. No geral, apesar de ter sido lançado em 1949, é um livro extremamente atual que nós faz refletir pra onde, enquanto sociedade, estamos caminhando.

Cayo.Fellype 14/04/2023

Incrível história, envolvente, e traz sensações reais durante a leitura, fazendo passagens que causam reflexões do mundo atual. Confesso que o final ficou a desejar para mim, gostaria de algo mais ?grandioso?, mas nada que atrapalhasse a experiência de todo o livro.
E o que falar dessa edição da Antofágica maravilhosa, já quero coleção.
Por fim, vale muito a pena para quem aprecia uma distopia.