1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

bymypsa 12/06/2021

Angustiante por ser tão realístico mas muito necessário
Não dei cinco estrelas porque achei que os personagens em si deixaram muito a desejar e algumas partes são bem maçantes e difíceis de ler. No geral, apesar de ter sido lançado em 1949, é um livro extremamente atual que nós faz refletir pra onde, enquanto sociedade, estamos caminhando.

João 21/02/2021

2 + 2 = 5! Incrível como a gente pode relacionar 1984 com os nossos dias atuais. Todos deveriam ler esse clássico distópico!

Flá 08/07/2021

Distopia incrível
O universo criado nesse livro é de uma inteligência e sagacidade que só alguém muito envolvido nos meios políticos teria a sagacidade de pensar sobre. O George Orwell serve tudo através de um universo opressor de todas as formas, inclusive se infiltrando no pensamento, questionando a realidade, modificando o passado, ajustando a linguagem para perpetuar a crença do partido? enfim, incrível. Genial.
Não é uma leitura fluida e gostosinha, não vá esperando isso, é um livro para ler pensando, se questionando e etc.
O único ponto ?negativo? pra mim é que a jornada do personagem principal parece que não faz muito sentido. O livro é muito mais sobre o universo do que sobre o personagem principal. Ele está ali meio que só pra contar como é universo, parece inclusive que ele não é nem um pouco relevante pra história. E acho que talvez o objetivo seja exatamente esse, mas no caso pra mim não deixa de ser um ponto a ser apontado.

Maria Clara 01/11/2022minha estante
Eu li achando q ia dar tudo certo

Alice1987 13/12/2022

ASSUSTADORAMENTE ATUAL
Esse é sem duvidas o meu livro preferido da vida, e eu me surpreendi quando me peguei imaginando isso, você ter como livro preferido uma distopia que causa tanto desconforto. Desconforto por perceber que essa história é mais real do que deveria ser, perceber que o contexto de dominação vai existir e caber em qualquer sociedade, independente do ano. Uma leitura que te faz ter refletir a todo momento.

Marília 18/11/2020

Distopia é um conceito filosófico utilizado por diversos autores em suas ficções para retratarem geralmente sociedades com governos ditatoriais extremamente agressivos, é então o contrário de utopia. Nessas realidades a corrupção lidera em nome de um “bem-estar coletivo”.

Uma outra característica marcante é a conquista de tecnologias avançadas como sistema de monitoramento dos cidadãos (são exemplos conhecidos Jogos Vorazes, Divergente, Vox e etc).

Em 1984 os países não existem mais, essa divisão agora é feita de forma mais ampla de modo que agora existem apenas a Eurásia, Lestásia e Oceania, que estão constantemente em guerra. Aqui nessa realidade os indivíduos vivem sozinhos, apesar de fazerem tudo coletivamente.

Tudo e todos são manipulados pelo Grande Irmão (o olho que tudo vê), câmeras estão instaladas desde em praças publicas até dentro dos quartos das pessoas, para que o governo possa ver, ouvir e controlar tudo.

Os registros do passado são constantemente alterados pelo “Ministério da Verdade”, onde trabalha Winston, o protagonista do livro. Este lugar tem o objetivo de reescrever a história da forma que convém ao governo ao passo que se desfaz de todo documento que diz o contrário. Até mesmo o pensamento é controlado pelo governo, podendo até se encaixar no “crime de pensamento”.

A curiosidade a respeito deste livro é que ele foi lançado em 1949 e dizia respeito a um futuro bem próximo (35 anos), mas hoje, 71 anos depois de seu lançamento, é incrivelmente atual e necessário para nossa reflexão.

E o que mais amo aqui: a crítica não é à esquerda ou a direita e sim ao extremo de cada um dos lados.

Vale muito a pena a leitura!

Anne 09/12/2021minha estante
Akajakajjakakka amei a resenha amg

maria 09/12/2021minha estante
KSSKKKSKSK obg amig

Jorisdana 10/05/2021

1984 não me convenceu nas primeiras 3 vezes que tentei ler, porém desse vez me apaixonei. A linguagem é densa, cheia de detalhes e um pouco complexa, por isso assusta no início. Os parágrafos são grandes (amo isso) e a escrita do Orwell é linda, simplesmente linda. É um livro para se digerir, ler devagar. Não só por causa da linguagem mas também pelo conteúdo. Bora falar dele agora. A distopia que se passa a história é MUITO bem feita, fico chocada. É tão bem construído que parece que o autor vivia nela antes de escrever sobre. É muito verossímil com a politicas que vemos e com ditaduras não tão distantes no tempo. A ambientação é tão incrível (a primeira parte toda é só sobre isso) que você se sente dentro dela. A historia é gradual e vai acontecendo as tretas conforme o tempo passa, o que aumenta a imersão. O protagonista é bem real, sem idealizações. Você consegue sentir as angústias dele. Então resumindo, o livro tem uma linguagem linda e densa (e chata, por isso tirei 1 estrela) . O universo é imersivo e te provoca reflexões. Os fatos que acontecem são chocantes e angustiantes. Ele pode ser devagar no início, mas a treta que vem depois dessa introdução, meu querido, se prepare. Eu adorei muito mesmo não gostando de distopias e recomendo. Sendo um clássico, ele tem MUITO a nos mostrar com ensinamentos que perpassam as décadas.
Sobre a nota: só não foi maior porque apesar da história ser boa, as vezes era meio cansativo e chato e tinha que forçar pra ler, isso tira um pouco de graça, pra mim.
Pris 10/05/2021minha estante
Cada vez mais próximo da realidade ?

Rafa 10/05/2021minha estante
Amiga, perfeita sua resenha???????????????

Cayo.Fellype 14/04/2023

Incrível história, envolvente, e traz sensações reais durante a leitura, fazendo passagens que causam reflexões do mundo atual. Confesso que o final ficou a desejar para mim, gostaria de algo mais ?grandioso?, mas nada que atrapalhasse a experiência de todo o livro.
E o que falar dessa edição da Antofágica maravilhosa, já quero coleção.
Por fim, vale muito a pena para quem aprecia uma distopia.

Ana 09/06/2021

Uma distopia a respeito de um governo totalitário.
George Orwell foi genial ao criar esse mundo, que é dividido em três estados, que vivem em constante guerra entre si. A história se passa na Oceânia que está de baixo de um governo totalitário e ditatorial, que é denominado na história de " o partido ". Winston, o protagonista, trabalha para o partido. Ele, assim, como todos ali são vigiados à todo tempo e controlados em todas as esferas, até no pensar. O livro é dividido em três partes , a primeira, basicamente explica sobre o partido e como é organizada aquela sociedade. A segunda, ele conhece uma mulher de espírito livre que comunga de seus pensamentos em relação ao partido, e a terceira ele descobre de fato o que acontece com as pessoas que se rebelam contra o partido. É uma leitura que nos faz refletir sobre nossa sociedade atual e o quanto pode ser nocivo alguém está no poder somente pelo objetivo de se manter no poder, do quanto a nossa liberdade politica é inegociável, e o quanto essa obra é atemporal. A história é muito bem escrita e os personagens muito bem construídos . Winston é quase que palpável, a forma como ele é descrito, suas atitudes, seus pensamentos.... Recomendo total a leitura. Eu esperei muito desse livro e não me decepcionei.
Ingrid 09/06/2021minha estante
Uaaaauuu, querooooo ???

Ana 09/06/2021minha estante
Muito bom, amiga ?

caroline sn 30/08/2020

Uma aula sobre poder
Viver em um Estado totalitário que invade a vida privada dos cidadãos através da teletela, com patrulhas que sobrevoam e vigiam janelas, que racionam alimentação, vestimenta e outros produtos numa estatização precária, com as moradias em ruínas e muita burocracia. Assim é a província de Londres no provável ano de 1984.

Pela perspectiva do protagonista Winston acompanhamos os mecanismos dessa sociedade de controle liderada pelo Grande Irmão e seu Partido. E claro, que com um grande salvador, também cria-se o grande inimigo: Goldstein.

Winston trabalha no Departamento de documentação e é membro do Partido; com isso, é um dos agentes do processo de obscurantismo e manipulação histórica. Mas em plena semana do Ódio, inicia-se dúvidas em seus pensamentos.

Os elementos de opressão e alienação estão em toda a parte, inclusive na linguagem e na clássica repressão sexual, gerando uma sociedade baseada no medo e no ódio. Uma leitura riquíssima que explora as nuances desse tipo de regime e suas consequências.
Imy 30/08/2020minha estante
Alguma semelhança com a atualidade não será mera coincidência.

caroline sn 30/08/2020minha estante
Eu ri de nervoso com isso, é crível e inacreditável ao mesmo tempo.

chirriho 27/01/2023

1984
em vários momentos precisei parar de ler pra assimilar tudo que tava acontecendo.

triste demais você torcer por eles sabendo que estava fadado a dar tudo errado, coisa que os próprios sabiam. a consciência do winston de estar num fio perto da morte e fazer planos em relação ao seu último ato.

Pedrol 16/03/2021

ABAIXO O GRANDE IRMÃO
Após ler esse romance, o tempo que passei refletindo ainda não foi suficiente, e provavelmente nunca será para absorver tudo que o livro tem a oferecer.

O primeiro contato com George Orwell foi na escola, onde uma professora leu o primeiro capítulo de A Revolução dos Bichos. Mesmo breve, foi significante para que mantivesse esse autor na minha cabeça.

A distopia 1984 foi originalmente publicada em 1949, poucos meses antes da morte de George Orwell.

Uma crítica fervorosa aos males do totalitarismo, com uma deliciosa reflexão como sobremesa.

Acompanhamos Winston, um dos melhores personagens de todos os tempos, trabalhando como funcionário do Ministério da Verdade, mas que está cansado do governo, desejando secretamente se rebelar.

Podemos encontrar certas semelhanças ao nosso agora, e uma delas, é o controle da realidade, onde qualquer coisa possa ser real contanto que as percepções das massas sejam controladas conforme desejarem as autoridades. 2+2=5 exemplifica tanto isso que chega a assustar.

Não é à toa que 1984 é um dos romances mais importantes do século XX. Tão importante e tão essencial, que se torna uma mensagem de atenção e cuidado com o futuro.

Que 1984 não seja nosso futuro.

liceâ 27/08/2022

esplêndido porém cansativo
muito bom, acho genial como o george orwell consegue criar um universo e filosofia e inserir isso no livro. o problema desse livro foi a escrita cansativa e que a trama demora muito para acontecer, tirando esses detalhes que me desmotivaram na leitura, eu diria que é um livro bom sim.