Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Jackson 13/04/2021

Uma viagem com muitas surpresas
O mestre Ariano Suassuna com certeza teve influência dos escritos de Gil Vivente.
Esse é um autor que deveria ser mais estudado nas escolas, seus escritos são muito úteis e apresentam diversas camadas de interpretações.
Um "prato cheio" para quem gosta de filosofia, teologia, teatro, literatura, artes e história medieval.

Pam 11/04/2021

Difícil entendimento porém bom para ler
Tive dificuldades na leitura mas nada que o Google não resolva kkkkkkk.
Um livro muito bom com autos e farsas bem escritas e que nos fazem saber mais sobre a cultura e o moralismo da época.

Pri 10/04/2021

Beeeem difícil de ler
Sempre ia meio relutante ao começar livros que seriam usados na escola, porém fui com coração aberto para a leitura e sim, não entendi muita coisa, mas entendo como na época foi um marco na história, afinal, foi uma das primeiras obras focadas no homem.

O que mais senti dificuldade foi o diálogo com expressões difíceis. Acredito que só entendi a história por ter lido uma "introdução", que me fez ler com uma base do que aconteceria.

Apesar de tudo, a base da história e sua lição de moral em si é muito boa e tenho certeza que se eu conhecesse o diálogo, a história teria sido melhor para minha experiência própria.

-Gênero: Humanismo
-Principais características: Antropocentrismo, cientificismo e racionalismo.

Tuts 05/04/2021

Ah,como eu gostei!
Lembro que me interessei pelo livro depois de ler um trecho no livro de literatura. A peça é muito massa,ainda que numa linguagem complicadinha. Gostei demais,tem até uma peça no youtube do livro,que eu assistia bastante. Dá pra ler em um dia. Recomendo!

Maria 03/04/2021

Gostei da parte das fotos e as suas interpretações no começo, do texto integral entendi muito pouco, já do atualizado a leitura fluiu mais. É interessante ver todos os personagens que fizeram coisas horríveis na Terra jurarem que iriram para o paraíso. Às vezes me pergunto se não somos todos assim, pelo menos um pouco.

Duda 02/04/2021

Li esse livro para a escola e acabei achando até que legal

A história é muito interessante mas a linguagem é difícil

Gostei do fato de cada personagem ter uma simbologia!

Recomendo porque acho uma leitura obrigatória a todos por ser um clássico , mas eu não leria fora da escola

ana.lua. 31/03/2021

Li esse livro por causa da escola, mas ainda assim gostei bastante. É muito interessante, e a leitura é bem rápida

themoon 24/03/2021

Linguagem difícil porém legal
Eu já havia lido isto a muito tempo porém não me lembrava, agora baixei para reler e me trouxe memórias.

É preciso maturidade literária para entender, é legal.

Isabel.Canaveze 23/03/2021

Clássico
Um clássico bem legal do ensino médio. Foi releitura e devo dizer que achei mais legal e engraçadinho quando estava no ensino médio.

Acho que é uma leitura obrigatória pra todos. Mas como releitura não funcionou para mim.

Marcela.Nogueira 21/03/2021

O auto da barca do inferno
O livro precisa se lido como um retrato de sua época. Lá estão os personagens descrevendo a moral então vigente. A linguagem típica da época é rebuscada. Lembra o filme DESMUNDO e faz pensar; como as futuras gerações irão um dia analisar os dias de hoje? Contemporânea, só a ironia que o autor usa pra criticar os usos e costumes.

elle carmo 20/03/2021

li a obra escrita e ouvi um audiobook no youtube do canal "audiocult podcasts", assim deu pra entender melhor.

já admirava o gil vicente por ter quebrado as famosas três "leis" aristotélicas do teatro, mesmo sabendo que suas obras não seriam aceitas como "arte", já que o novo, o diferente, o inovador dificilmente é aceito de bom grado.

e ainda mais o admiro agora por seu senso crítico acerca dos "merecedores do céu". pois acreditava-se que os poderosos e ricos eram os verdadeiros herdeiros de deus, independentemente do que faziam ou deixavam de fazer.

algo que não entendi ao certo, mas deduzo, é que o enforcado seja um tipo de "maria-vai-com-as-outras", sem um pensamento próprio e isso o fez entrar na barca sem questionar, porém acredito eu que se ele tivesse reivindicado, poderia muito bem ter ido ao céu por ter sofrido uma injustiça.

sofsampaio 17/03/2021

.?*???????? ?? ?????:
Eu não recomendaria pra alguém da minha idade pois achei a história meio monótona e com a linguagem difícil, mas achei interessante pra conhecer umas palavras diferentes kkks

(não sei se está é o mesma edição do livro que eu lí)

ju 17/03/2021

o livro em si é bom, só o final que eu fiquei (?????) mas enfim ne kkkkk
(é uma leitura pra escola)

tatamns 15/03/2021

Segunda leitura de Gil Vicente para uma matéria da faculdade, e gostei tanto quanto gostei de "Auto da Feira". É um auto com críticas sociais bem explícitas, e obviamente, não foge de todas as características da época medieval; inclusive pinta judeus como pessoas ruins e tem características antissemitistas que provinham da igreja católica.