Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Bia || @bia.bookstan 16/05/2021

típico livro de escola
dei 3 estrelas porque fiquei com pena de dar menos.
não gosto muito de livros assim, e a linguagem é bem enjoadinha de entender.
no início fui gostando mas comecei a entender cada vez menos e aí acabou a leitura pra mim.
se você não gosta de livros assim, nem tente ler, honestamente a dor de cabeça não vale a pena.

Vitoria 14/05/2021

Escrito por Gil Vicente em 1517, o livro nos leva a reflexão de forma irônica da sociedade da transição entre Idade Média e Idade Moderna.
A ironia e escrita do autor levam a boas risadas e a um estado de catarse.
Classificado como gênero dramático, fica claro que é uma comédia devido aos personagens comuns e estereotipados.
Certamente uma marca da literatura.

BHGimenis 12/05/2021

Ai, eu nem sei explicar, eu amo demais esse livro, amo demais o Gil Vicente.
Já li milhões de vezes, e o melhor desse livro que ele segue atemporal.

malu 07/05/2021

só li essa merda pq valia nota, português mais arcaico que minha bisavó, tem uma reflexão interessante até, mas só o fato de eu ter lido por causa da escola já me sobe um ranço
Marie 07/05/2021minha estante
Te entendo...

Canoff 07/05/2021minha estante
Eu li o livro, e depois, assisti um pouco da peça. A história é fantástica. E a linguagem é dessa forma, por conta da Língua Portuguesa, da época, ser uma mistura de tudo. A leitura para os dias de hoje, é um pouco monótona mesmo. Mas é um Clássico, e Clássico é o que a literatura tem de melhor para nos oferecer.

Flavia.Raphaela 29/04/2021

Meus sentimentos
Li para fazer um trabalho de português.
Iniciei por obrigação, finalizei com prazer.
Escrita difícil, mas puta que pariu que conclusão!
Uma das leituras obrigatórias que indico sempre, pois faz refletir!

duda medeiros 29/04/2021

O Auto da Barca do Inferno ou Auto da Moralidade é uma obra de dramaturgia que foi escrita em 1517 pelo escritor humanista português Gil Vicente.
Essa peça é uma das mais emblemáticas do dramaturgo, considerado o ?pai do teatro português?.
O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade.
Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI
A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo através de seus personagens (diabo e anjo).
Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc
(Toda matéria).
Foi uma obra difícil de ser lida (estava em Português de Portugal) então tive que, a todo momento, consultar um dicionário. Mas já o havia lido no ensino médio então mesmo sem saber o sentido de algumas palavras eu pude supor de acordo com o contexto da obra. Não leria novamente, mas a leitura é imprescindível e muito corajosa, quando se leva em conta a época e o contexto político.

Maria 29/04/2021

Cômica e trágica
Esse auto é simplesmente incrível, tem uma leitura muito fluida, alem de não ser cansativo para a leitura. Li ele para um encontro de um clube de leitura que faço parte e confesso que gostei bastante, sou muito chata quanto as minhas leituras, mas esse livro não me desagradou de forma alguma. a historia tem um pouco de comedia e ensina sobre caráter e consequência dos nossos atos de uma forma bem simples e sem muita enrolação. recomendo muito a leitura a quem estiver na duvida

Luiza 29/04/2021

O auto da barca do inferno
Eu li por causa da escola e do SSA
O livro trás uma questão interessante em relação a cultura da época
A leitura é bem complexa, o que eu li vinha com anotações explicando algumas palavras e isso me ajudou muito
Algumas coisas de incomodaram mais eu sei que é por causa do período que foi escrito

Alice 28/04/2021

É uma leitura bem travada confesso, mas eu achei interessante e gosto de ler coisas que me desafiam e me dá uma visão de época e engraçado e meio depressivo que as críticas do autor se você parar para pensar algumas são bem atuais!

Geovanna.Shibuya 26/04/2021

Enfim terminei
Muito cansativo, porém até que gostei mais do que achei que ia gostar, e muito difícil de ler mas até q a mensagem é legal e tals, só li pq e pra escola

Lets 25/04/2021

Li para uma prova , eu achei bom , mas o português era difícil de entender no pdf que a professora botou ,a história é boa , teria gostado mais se tivesse sido uma leitura fácil

Lila 24/04/2021

Paradidático
Foi um livro que tive que ler pra escola, mas até que foi legalzinho e é uma leitura bem rápida

lara.udvary 14/04/2021

OLHA A BARCA DOS CLÁSSICOS
GIL VECENTE, um poeta que na minha opinião deixa um pouquinho a desejar, mas levando em conta q isso foi escrito a 5 décadas a trás esse cara é um gênio no tempo dele. Confesso que não gosto muito de autos, mas não eh porque eu não gosto de teatro é porque autos foram feitos para serem encenados e não lidos né! Uma coisa que eu gostei, na verdade a única mesmo é como ele nos mostra a diferença social entre as pessoas, as tradicões enraizadas. A não espera tem outra Kkkkk gosto também do jeito que ele explicita como a igreja e a religião cristã eram tão FUNDANENTAIS na visão deles, naquela época.

PS: PARVO É O MEU FAVORITO

Jú_123 14/04/2021

Tive que ler por conta dos vestibulares, e achei que seria mais chato. Achei interessante a escolha de quais personagens iriam para a barca do Inferno ou do Paraíso, pois nos ensina bastante sobre a sociedade da época. No entanto, achei a escrita complicada e de difícil compreensão.