Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Kau 30/05/2021

Um livro do humanismo
Tive que lê-lo para a aula de português, o que confesso que me deixou com um pé atrás para ler, já que é um tipo de obrigação, mas li, é um livro rápido e sátiro, representa como seria o juízo final de acordo com a crença católica, na história nos é apresentado duas barcas, uma que leva para o inferno e outra para o paraíso, todos os personagens ao qual a barca infernal pertencem querem a todo custo ir para a do paraíso, e obviamente são negados,isso vai se repetindo várias vezes, somente com personagens diferentes, o que acabou tornando previsível, é apenas isso que tenho a dizer da obra, algo interessante de ler, mas também não é tudo isso.

Bruna 29/05/2021

Tive uma séria dificuldade na leitura, mas não foi por ser difícil, e sim por ser de outra época

Karla Marinelli 26/05/2021

Confuso
Não entendi muito bem esse livro , precisei conversar com alguem para entende- lo , infelizmente. Gostaria de ter amado ou entendido o que o autor quis retratar. Fala muito sobre o céu e o inferno. e para onde as pessoas merecem ir.

Bruna 25/05/2021

Achei a história meio ???, e tbm não entendi a maioria das palavras, só li porque a escola pediu.

nelisa 20/05/2021

O auto da barca do inferno
que livro,ruim,eu demorei semanas pra conseguir terminar de ler,no começo é muita enrolação,muita mesmisse mas no finalzinho foi ficando bom,acredito se tivessem colocado mais diálogos no começo,tivesse uma boa introdução o livro ia ser bem melhor

Vitor 17/05/2021

Estranho, mas foi
Desde a escola ouvindo sobre Gil Vicente. O português é difícil, mas após algumas páginas é tranquilo, se deixando levar pelo humor e imaginação.

malu 17/05/2021

Diabo: capitão da barca do Inferno.
Anjo: capitão da barca do Céu.
Fidalgo: tirano e representante da nobreza. Teve uma vida voltada para o luxo e vai para o inferno.
Onzeneiro: homem ganancioso, agiota e usurário. Por ter sido um grande avarento na vida ele vai para o inferno.
Joane, o parvo: personagem inocente que teve uma vida simples. Portanto, ele vai para o céu.
Sapateiro: homem trabalhador, mas que roubou e enganou seus clientes. Assim, ele vai para o inferno.
Frade: representante da Igreja, que vai para o inferno. Isso porque ele tinha uma amante, Florença, e não seguiu os princípios do catolicismo.
Brígida Vaz: alcoviteira condenada por bruxaria e prostituição que vai para o inferno.
Judeu: personagem que foi recusado pelo Diabo e pelo Anjo por não ser adepto ao Cristianismo. Por fim, ele vai para o inferno.
Corregedor e Procurador: representantes da lei. Ambos vão para o inferno, pois foram acusados de serem manipuladores e utilizarem das leis e da justiça para o bem e interesses pessoais.
Cavaleiros: grupo de quatro homens que lutaram para disseminar o cristianismo em vida e portanto, são absolvidos dos pecados que cometeram e vão para o céu.

Bia || @bia.bookstan 16/05/2021

típico livro de escola
dei 3 estrelas porque fiquei com pena de dar menos.
não gosto muito de livros assim, e a linguagem é bem enjoadinha de entender.
no início fui gostando mas comecei a entender cada vez menos e aí acabou a leitura pra mim.
se você não gosta de livros assim, nem tente ler, honestamente a dor de cabeça não vale a pena.

Vitoria 14/05/2021

Escrito por Gil Vicente em 1517, o livro nos leva a reflexão de forma irônica da sociedade da transição entre Idade Média e Idade Moderna.
A ironia e escrita do autor levam a boas risadas e a um estado de catarse.
Classificado como gênero dramático, fica claro que é uma comédia devido aos personagens comuns e estereotipados.
Certamente uma marca da literatura.

BHGimenis 12/05/2021

Ai, eu nem sei explicar, eu amo demais esse livro, amo demais o Gil Vicente.
Já li milhões de vezes, e o melhor desse livro que ele segue atemporal.

malu 07/05/2021

só li essa merda pq valia nota, português mais arcaico que minha bisavó, tem uma reflexão interessante até, mas só o fato de eu ter lido por causa da escola já me sobe um ranço
Marie 07/05/2021minha estante
Te entendo...

Canoff 07/05/2021minha estante
Eu li o livro, e depois, assisti um pouco da peça. A história é fantástica. E a linguagem é dessa forma, por conta da Língua Portuguesa, da época, ser uma mistura de tudo. A leitura para os dias de hoje, é um pouco monótona mesmo. Mas é um Clássico, e Clássico é o que a literatura tem de melhor para nos oferecer.

Flavia.Raphaela 29/04/2021

Meus sentimentos
Li para fazer um trabalho de português.
Iniciei por obrigação, finalizei com prazer.
Escrita difícil, mas puta que pariu que conclusão!
Uma das leituras obrigatórias que indico sempre, pois faz refletir!