Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Consagrada 22/02/2023

Divertido e engraçado
Esse era um livro que eu e minha turma se recusava a ler por causa do título e por ser por obrigação. Mas nós o lemos porque queríamos conseguir fazer a prova de Literatura.
Não nego que é um livro engraçado, pois os diálogos e o sarcasmo são bem divertidos e críticos, com certeza foi revolucionário na época em que foi lançado.

Oliver9 08/02/2023

Inusitado
Achei uma obra divertida, bem engraçada e cheia de carisma. Foi a minha primeira experiência com o autor.

Isa_Andradre 02/02/2023

Pelo o q eu vi aqui o povo só leu essa peça pra escola kkkkkkk.
Bom eu li por pura tortura própria, brincadeira kkkkkkk. Achei o conceito interessante e encarei, sempre pesquisando palavras no Google de 10 em 10 segundos, acho q faz parte kkkk.
É uma obra clássica, bemm difícil a leitura e muito engraçada tmb. Vale a pena enfrentar a dificuldade pra ler essa peça.

glasballo 30/01/2023

Admito que só li pois minha professora de literatura falou kkkk não faz muito meu estilo, o fato de ter a escrita do século XVI não ajuda, mas achou um ótimo exemplo histórico de como a sociedade europeia era controlada pelo medo do inferno cristão, achei muito interessante ter um exemplo real de como funcionava esse controle.

Gloria 27/01/2023

Uma peça um pouco cansativa de se ler, mas é muito interessante e com um toque de humor e sarcasmo aguçados até demais.

Recomendo a leitura apenas para àqueles que têm o vocabulário.

Yasmin1609 27/01/2023

O que esperar dessa obra?
O livro começou com a parte de biografia e modo de escrita do autor, depois passando à obra em si (Auto da Barca do Inferno).

Trata-se de uma grande crítica a sociedade medieval e suas características ruins (sendo elas: grande diferença social, econômica e cultural). Os exemplos são: Fidalgo (arrogância e riqueza -> nobreza), Onzeneiro/Agiota (usura e avareza -> comerciantes, banqueiros), Joane/Parvo (inocente, livre de maldade, crença forte e ignorância -> servos e camponeses), Sapateiro (rouba, se aproveita dos outros -> artesão), Frade (luxúria, enganação -> Igreja Católica), Alcouveteira/Prostituta (luxúria, persuasão), Judeu (pecador, não respeita o Cristianismo), Corregedor/Procurador ( corrupção, suborno -> Justiça), Enforcado (ateu, enganado) e os Quatro Cavaleiros (Cruzadas -> "lutaram por Jesus e o Cristianismo").
E não podemos esquecer dos barqueiros: Anjo (o bem, o correto, o Paraíso) e Diabo (o mal, o errado, o Inferno), no qual julgam as pessoas de acordo com suas ações na vida para direcioná-las à Barca específica. *O legal é ver todos irem falar com o Anjo depois de serem chamados para Barca do Inferno.*

E por fim, o livro apresenta perguntas e respostas em relação à obra.

O que eu achei interessante, foi a persistência do vocabulário e modo de escrita original do autor, portanto as palavras eram diferentes e (digamos) complicadas (como: ?a -> uma, per -> por, ò -> ao, entre outras).

Thaís 27/01/2023

Considerações finais
Auto da barca do inferno é uma peça muito engraçada, o diálogo dos personagem com o diabo são os melhores (principalmente do judeu).
Não indico para iniciantes, é uma leitura que requer um certo entendimento do vocabulário, caso contrário ficará perdido.

laiscunhaf 27/01/2023

Julgamento Final
O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade.

Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI.

Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc.

[2016]

Laura 25/01/2023

Ok, esse livro é divino, eu nunca vi um livro tão bem escrito, nunca quis tanto fazer um papel do diabo, cada frase, tão atual, a hipocrisia, o anjo?leiam, esse é um dos clássicos que valem a pena ler

annaviker 09/01/2023

"FIDALGO Que leixo na outra vida
quem reze sempre por mi.

DIABO Quem reze sempre por ti?!...
hi,hi,hi,hi,hi
E tu viveste a teu prazer,
cuidando cá guarnecer
por que rezam lá por ti?!...

nelolzinha 09/01/2023

Horrível
HORRÍVEL, HORROROSO. A história é legal, mas a escrita é tão arcaico que pelo amor de Deus, não dava pra entender quase nada. Mas a sátira é muito boa.
glasballo 30/01/2023minha estante
considerando que o livro é do século XVI, é de se esperar uma escrita mais difícil, recomendo ler a edição da editora moderna que traz uma escrita mais atual

Giovanna 06/01/2023

Auto da barca do inferno
Leitura rápida, fluida e diferente.
Eu simplesmente amo essa estória e cada personagem, ainda mais as críticas relacionadas ao enredo.

lari8 04/01/2023

Certamente uma peça já escrita
É difícil avaliar obras cuja todas as facetas divergem da minha bolha. Quase nunca leio peças, e menos ainda muito antigas, por isso creio que minha visa seja até injusta.

Mas sendo tão sensata quanto dá: é um clássico, deleitura rápida, que amplia o vocabulário (achei uns xingamentos ótimos aqui) e uma reflexão (não muito profunda mas existente) sobre o que pode levar uma pessoa ao inferno, biblicamente falando.

Talvez seja mais indicado pra interessados em clássicos luso-brasileiros do que para meros mortais (como eu).

mthsthn 29/12/2022

Leitura Fundamental
Fundamental a todas e todos falantes da língua portuguesa, e/ou apaixonados por ela. Devemos sempre enaltecer a poderosa obra de Gil Vicente para nós: herdeiros de todas as poesias e dramas literários que o Português nos proprociona todos os dias.

Com uma linguagem pungente e ácida, Gil nos mostra as virtudes humanas através de seus erros e vícios. Uma obra para, acima de tudo, ser lida ao contrário. Bem como A Utopia de Thomas More e outras obras clássicas universais.

Que tenhamos Gil todos os dias. Cada dia mais.