Sandman: Edição Definitiva - Volume 1

Sandman: Edição Definitiva - Volume 1 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 1

Bruno 17/09/2022

Sandman Definitivo vol 1
Neil Gaiman no que considero ser sua melhor obra até o momento.

Nesta fantástica história o protagonista é o Sandman, senhor do sonho e de várias alcunhas, que apesar de ser eterno e não se envolver nos assuntos humanos, desenvolve um lado "mais humano" depois de ter ficado anos em cativeiro após ter sido preso por engano enquanto um grupo tentava capturar sua irmã mais velha, a morte.

A história conecta diversas outras histórias famosas e outras mitologias, Neil Gaiman sempre é ótimo de criar histórias envolvendo deuses e seres celestiais.

As histórias sempre trazem reflexões sobre a vida, sociedade, desejos e outros aspectos humanos, não espere encontrar apenas uma história de super heróis, Neil Gaiman entrega muito mais que isso em cada página.

Patty Pizarro 15/09/2022

Único ???
Sandman era algo bem distante para mim. Algo do qual já tinha ouvido falar mas não sabia exatamente do que se tratava. Quando li Mitologia Nórdica, me encantei, mas não era algo novo, não tinha sido uma criação dele, então, com as gravações de God Omens eu decidi que precisava ler antes de assistir e assim o fiz. Não satisfeita, já que God Omens foi escrito em parceria, resolvi partir para um de seus trabalhos mais notáveis, Deuses Americanos e desde então, Gaiman se tornou um dos meus queridinhos e ler Sandman nada mais é que a consequência das leituras anteriores. Se amei todos os outros trabalhos, não faria sentido deixar de ler sua maior obra.

*Sandman foi lançado em 75 edições entre os anos de 1988 e 1996. Elas são divididas em 13 arcos e os 3 primeiros estão presentes nessa edição. O primeiro Prelúdios e Noturnos (1-8), o segundo A Casa de Bonecas (9-16) e o terceiro Terra dos Sonhos (17-20).
O primeiro arco tem início com a tentativa do líder de uma seita em aprisionar a Morte. Seu desejo era não envelhecer e consequentemente, não morrer, mas sua empreitada falhou parcialmente, ele não conseguiu aprisionar a Morte, mas conseguiu aprisionar Morfeus. O Senhor dos Sonhos ficou aprisionado por 70 anos esperando um único momento de descuido para que pudesse se libertar. Quando consegue, descobre que suas criações - objetos tirados dele quando aprisionado - estão perdidas, ele procura  ajuda para saber o paradeiro delas e dar início a sua busca.

O segundo arco começa com uma história de amor que não termina como esperado, conforme a leitura progride, entendemos quem foi o responsável por tal acontecimento e a causa dos problemas atuais de Morfeus.

O terceiro arco é composto por 4 histórias diferentes, sendo 3 delas com Sandman em momentos distintos e 1 com a Morte (essa é maravilhosa ?).

Existem alguns extras nesse livro.
A proposta de Sandman, que é basicamente o conceito para a criação da história junto aos esboços para a criação do protagonista.
O passo a passo no desenvolvimento do conto "Sonho de Uma Noite de Verão" que esclarece qual o teor da conversa de Sandman com Shakespeare no capítulo 13.
Os posfácios de Gaiman, sobre os 3 arcos inicias e as bibliografias dos artistas que fizeram parte dessa obra.

Sobre o conteúdo, só posso dizer que AMEI. O capítulo 3 onde aparece Constantine é magnífico e mostra que o gosto musical de Gaiman é tão bom quanto sua escrita, cheguei até a criar uma pasta no Spotify com as músicas que ele cita nessa edição. ??

Falando do livro físico, se trata de um calhamaço de 616 páginas com dimensão de 28 cm x 19 cm, pesando mais de 1 kg. Para quem, como eu, gosta de ler deitada, não é nada confortável, mas vale cada centavo, tanto pela história quanto pela arte. Sandman, sem dúvidas, é o meu mais novo amor. ?

Ota Fumiga 13/09/2022

Uma obra de arte incrivel
Não existem palavras para conseguir descrever a magnitude do universo de Sandman e seus personagens, por isso a unica recomendação que faço é que você embarque nessa jornada de cabeça pois eu tenho certeza que você não vai se arrepender.
A escrita do Neil é esplendida e seus personagens são tão cativantes que até aqueles que você odeia, você ama odiar.
Nesse primeiro volume temos os 3 primeiros arcos de Sandman, e todo o desenvolvimento que ele nos mostra é perfeito e faz você não querer largar e só para quando acabar.
Os traços são magnificos, todos os dilemas e as filosofias que são apresentadas me deixaram pensando e refletindo por dias.
Definitivamente a melhor HQ que já li.
Só me deixou enlouquecido pra ler mais coisas do Neil Gaiman. ESSE HOMEM É UM GÊNIO.

Camila.Santos 10/09/2022

Uma obra de arte surpreendente
Absolutamente incrível para quem gosta de sonhos e de fantasia, mas também de pesadelos e terror feito de uma maneira sensível e de uma beleza magnífica.

Recomendo pra quem gosta de quadrinhos e também pra quem não gosta, pois esta não é nem longe uma história sobre super heróis, ou de mocinhos e vilões. É uma história sobre seres e mundos fantásticos que rodeiam e se misturam ao mundo real para dar forma aos sentimentos, medos e sonhos humanos mais profundos.

Sparr 10/09/2022

Agora posso finalmente assistir...
Estamos falando da elite. Terminei a leitura há dias e ainda estou toda boiolinha, toda eufórica. Eu simplesmente amei.

Nessa 08/09/2022

Sandman é uma coletânea de histórias que nem sempre estão ligadas , mas tem Morfeus como roda principal.
Comecei a ler esta HQ em 2020 mas não dei conta. Me dava sono demais.culpa minha.
Morfeus é como uma entidade imortal , que passou a ser mais "humanizada" após ser sequestrado . Certa evolução dele se deu por agirá ter um pouco de empatia.
Gostei muito desse tomo , faltam só mais 4 volumes do mesmo tamanho.

Vertinho0 08/09/2022

Perfeição!
Com certeza uma das minhas obras favoritas! Eu pensava muito em ler Sandman, mas não dava uma prioridade merecida. Após a série eu li...Que maravilha! Histórias fortes e chocantes!

Obs: Dona Netflix, FAÇA A ADAPTAÇÃO DE "SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO".

Korechilles 07/09/2022

AMEI
Acho que não existem palavras suficientes para descrever Sandman, antes da série eu só tinha ouvido falar da HQ uma vez, e não tinha dado tanta atenção, vi a série da Netflix, me apaixonei e vim atrás da obra original. É muito parecido, algumas coisas a série fez melhor e outras pior.

A história nos apresenta Morpheus, o rei do sonhos e um dos perpétuos, seres imortais tão poderosos, se não mais, do que deuses e que existem desde o início dos tempos, cada uma com uma função importantíssima. Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. A HQ possui dois arcos principais e algumas historinhas avulsas que tentarei falar ao máximo aqui.

Em ?Prelúdios e Noturnos?, um feiticeiro que buscava capturar a própria Morte comete um engano e acaba capturando seu irmão, o Sonho. Rouba-lhe suas três ferramentas (uma algibeira de areia, um rubi e um elmo) e o aprisiona por quase um século. Sonho consegue fugir e deseja apenas duas coisas: vingança e recuperar o que lhe foi tirado. Eu gosto muito mais desse arco do que o próximo, acredito que todo mundo kkkk, temos aparição de John Constantine, mesmo amando ele admito que na busca das três ferramentas seu capítulo é o mais fraquinho. Temos o capítulo "uma esperança do inferno" que é um dos meus preferidos da HQ em geral, e o capítulo do John Dee, que é tão bom quanto perturbador. Ver o John Dee destruído mentalmente por culpa do rubi, tentando criar um mundo que pra ele, somente para ele, era ideal mexeu demais comigo, a ideia de um mundo onde ninguém consegue mentir me assusta agora. As pessoas são insanas demais.

Sandman é recheado de referências mitológicas e filosóficas, tem tanta coisa para se pensar, é aquele tipo de história que a cada releitura você percebe algo diferente. Mal terminei e já penso em ler de novo.

Prelúdios e Noturnos se encerra com um encontro de Morpheus e sua irmã Morte, que mesmo curto, é um dos melhores capítulos da história. Sonho está deprimido, depois de milênios na mesma função, ele finalmente tinha tido uma pequena aventura (recuperar seus pertences) e agora que ela acabou, ele voltou a ser um ser sem rumo, só fazendo o que tem que fazer para o equilíbrio da humanidade, que sofreu muitas baixas em sua ausência. Sua irmã pede que ele saia um pouco com ela, para ver o que a Morte passa todo dia. Eu amei a representação da morte, ela não é um esqueleto em um capuz preto, é uma moça de aparência bondosa, a mais empática dos perpétuos, a que mais dá valor a humanidade. Ela não é ruim, a morte faz parte de um ciclo essencial, é tão natural morrer quanto nascer. A morte é uma dádiva. Para muitos pelo menos, exceto para o melhor amigo de Sandman, o humano que escolheu desafiar a morte e se tornou imortal, ele tem uma história muito boa.

Depois temos o arco da Casa das Bonecas, que eu admito, decaiu ein? As únicas partes que eu acho interessantes são as aparições de Desejo, irmã-irmão de Sonho, e a convenção dos serial killers que eu achei muito boa, Coríntio salvou muito esse arco. Acho Rose Walker uma personagem bem esquecível, mas ainda assim, pelo menos a daqui não é insuportável igual a da série. A parada do Vórtex de sonho até foi legal, mas em comparação ao primeiro arco fica bem inferior. A melhor coisa que trouxe foi o desenvolvimento do Sonho, que passou a entender mais a humanidade, entender que ele está aqui para nós servir, e não o contrário.

Ainda temos os contos da Nada (ex-namorada do Sonho que inclusive sofreu bastante na mão dele, não imaginava que o Morpheus fosse tão boy lixo), Calliope (outra ex dele, no caso ex-esposa, filha de Zeus e uma das musas inspiradoras da Grécia Antiga, essa pelo menos ele salvou), um sonho de mil gatos, que na minha opinião é um dos contos mais bonitos, fala sobre o poder dos sonhos, uma força invencível capaz de mudar/moldar o mundo. Ainda temos ?Sonho de uma noite de verão?, uma reescrita da história de William Shakespeare, com uma mensagem magnífica, os sonhos são eternos, mesmo quando os FATOS virarem cinzas, os sonhos e contos da humanidade resistirão pela eternidade. E por fim "a chamada" que é um conto com a participação da Morte, cuja a história é de Urânia, uma moça que após ser ?""abençoada""" pelo Deus egípcio Rá, tem seu corpo modificado a ponto de ser necessário se isolar de todos e desejar morrer.

Apesar de achar que ninguém teve paciência de ler até aqui, recomendo demais Sandman, a toda criatura que respire, é realmente uma obra-prima desde os primeiros capítulos, só tirei meia estrela por causa da casa das bonecas, e dizem que esses dois primeiros são os menos interessantes, mas mesmo assim tenho tanta coisa pra falar que jamais caberia aqui. Leiam Sandman.

annules 05/09/2022

esplêndido
As histórias, o sandman, tudo é perfeito e único. Não consigo descrever o que senti lendo o volume 1 em palavras, fora um sentimento inexplicável e sensacional, já estou quase acabando o segundo volume e até agora, estou amando.

Nayra 01/09/2022

Não sou de ler HQ's, mas depois que vi a série Sandman senti necessidade de conhecer esse universo escrito..
A arte dessa edição é linda!
E as histórias que foram adaptadas para a série foram muito fiéis mesmo.

As histórias contidas nesse volume são bem interessantes de ler. Da uma boa perspectiva sobre o Sonho, mas ainda tem muitaaaa coisa a se descobrir.
Vamos para os próximos volumes...

Sam 30/08/2022

Perfeição define
Ler a edição definitiva da morte me fez querer ler mais sobre o universo de sandman e que escolha maravilhosa que eu fiz de ler essa hq, esse primeiro vol é maravilhoso e basicamente toda a primeira temporada da série da Netflix com uns dois ou três contos a mais, mas obviamente aqui na hq é muito melhor e dinâmico, até pq o Morpheus interage com mais personagens da DC. Muito bom msm, acho que é uma leitura obrigatória de tão boa que essa obra é

laricanrs 26/08/2022

SENSACIONAL!!!!
Eu queria primeiramente agradecer ao Neil Gaiman por pensar no povo LGBTQIA+ desde aquela época, trazendo tanta representatividade assim. Sempre ouvi muito do Neil Gaiman mas nunca tinha realmente pego algo dele para ler, o interesse veio no momento em que eu assisti o primeiro episódio de Sandman e não me arrependo, foi a melhor coisa que eu fiz. Assim como a HQ é ótima de ler, a série é ótima de assistir, uma das adaptações mais fiéis que eu já assisti nos últimos tempos. Sobre a HQ em si, são 616 páginas que passam voando, a história envolve demais e é muito bem desenvolvida, fazendo relações entre a ficção e o real. SENSACIONAL DEMAIS, super recomendo!!!!

Gabriel 25/08/2022

HISTÓRICO
Relendo para a série, depois de muito tempo, não tem como não dizer o quão impressionante é essa obra de arte. Bem vindos ao mundo do sonhar.

César99 24/08/2022

Mr. Sandman, bring me a dream.
Qualquer obra que misture mitologias, lendas e religiões de forma minimamente satisfatória irá me agradar, não tem jeito.

Apesar disso, não fossem as interações de Morfeu com Lúcifer e com Dr. Destino, bem como as cenas e falas da Morte (melhor personagem), esse primeiro volume não seria nada memorável para mim.

Ainda assim, esse volume serviu para, assim como a música diz, me trazer o sonho da obra-prima que todos dizem Sandman ser. Espero que os volumes seguintes me surpreendam.
Beca 24/08/2022minha estante
Bom demais!!

Raul.Grenchi 21/08/2022

Não sou muito de ler quadrinhos, mas este estou gostando, pretendo terminar os demais volumes mesmo as vezes dando preguiça