As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Álefe 01/02/2022

A série de TV foi bem fiel
Eu sempre gosto de ler o livro antes de assistir a adaptação, mas dessa vez fiz o caminho inverso. Até porque eu não sabia da existência do livro antes de ver a série.

Gostei muito da série dinamarquesa ?O Homem das Castanhas? (Netflix) e ganhei o livro de Natal. Agora após a leitura posso dizer que a adaptação foi bem fiel à obra.

O romance policial conta a história da detetive Naia Thulin e seu novo parceiro Mark Hess, que acabou de ser expulso da Europol.

O corpo de uma mulher brutalmente assassinada é encontrado com uma das mãos faltando. Sobre ela encontram um pequeno boneco feito de castanhas.

Nessa castanha é encontrada a digital de uma garota que foi tida como morta há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou sequestra-lá e matá-la está preso e o caso encerrado.

No entanto, novas vítimas e novos bonecos começaram a aparecer e os dois detetives precisam ligar todas as pistas para pararem o serial killer e entenderem a conexão entre os casos.

A escrita de Sveistrup tem um ritmo acelerado e sua trama se desenvolve em capítulos curtos. O que te leva a não querer parar a leitura até descobrir todos os segredos por trás da história.

Vale muito a leitura assim como ver a série!
LineCherry 10/05/2022minha estante
Adorei a serie e peguei hoje o ebook pra ler. Vc acha que mesmo sabendo quem é o assassino a leitura foi prazerosa?

Álefe 11/05/2022minha estante
Sim, com certeza. Mesmo a série sendo muito fiel.

Rafaela Centeno 25/01/2022

Envolvente
Livro zero defeitos, história muito bem construída e bem alinhavada até o fim! Sem pontas soltas, um ótimo livro para os fãs de suspense!

Lucy 20/01/2022

Excesso
Excesso de clichês, de personagens, de capítulos, de páginas, de descrições desagradáveis, de situações ilógicas e estúpidas, de pontas soltas etc.

É muito difícil falar sobre algo que causa pura e absoluta indiferença. Ler As Sombras de Outubro foi muito frustrante, pois os comentários positivos são maioria, além da exaltação (excessiva) como "o melhor thriller do ano". Portanto, é impossível não acabar sendo influenciado, mesmo que minimamente. Mas, desde os primeiros capítulos, vi que este não seria meu tipo de thriller. Os personagens são todos unidimensionais, desagradáveis e imbecis (com exceção de Hess). Porém, não me fizeram gostar deles nem os odiar. Independentemente do que acontecesse com qualquer um deles, meu sentimento era nulo. Não adivinhei quem era o serial killer, no entanto, não atribuo isso à qualidade da escrita do autor, mas minha total falta de interesse. Eu costumo criar muitas teorias, mas, em momento algum, me dignei a usar meu cérebro para analisar ou teorizar nada. Quando é mostrada a identidade do assassino, minha cabeça estava tão vazia e nebulosa quanto as ruas de Silent Hill. Entretanto, recapitulando o que eu lembrava da trama (o que não foi muito), é visível o quanto Søren foi pouco sutil. Então, um olhar um pouco mais atento desvendaria fácil quem é o autor dos crimes.

A leitura foi tranquila por conta dos capítulos curtos, mas não deixou de ser morosa e desgastante. Vários desses capítulos são irrelevantes e terminam de forma abrupta sem razão e sem um cliffhanger para justificá-los. Thulin é vista como "inteligente", "acima da média", "especial" em mais de um momento. Porém, é completamente inútil. Todas as características que são vistas como negativas nos homens do livro são tratadas como sinais de uma mulher forte nela: ela é promíscua; ausente e negligente como mãe, largando a filha aos cuidados de um homem que sequer é seu familiar; é babaca, incompetente e intransigente no trabalho. Ela afirma ser especialista em enxergar detalhes, mas nunca encontra nada em todo o livro (exceto quando o assassino deixa algo de propósito). Hess faz diversos questionamentos muito razoáveis, como qualquer bom detetive, mas Thulin (e todos) sempre os descartam afirmando que ele está errado e está atrapalhando a investigação. Thulin não enxerga que as motivações para seu chefe não querer reabrir tal caso são egoístas e tem unicamente a ver com sua imagem, não com a certeza de um trabalho bem-feito (o que até um amador vê que esse não é o caso). Ela também faz muitos questionamentos idiotas (que me fazem questionar se o autor ME acha idiota). Hess é o mais tolerável, mas é, assim como tudo nesse livro, um clichê ambulante. Ele é o único que faz as perguntas certas e que quer a resolução deste caso. Todos os outros são egoístas e inábeis, tomando atitudes que me fazem questionar como essa cidade não está em um caos completo. O ridículo dele é o fato de colocá-lo como um adulto que sabe falar com os jovens através do League of Legends, sendo que visivelmente o autor não faz ideia das besteiras que está falando (custava perguntar para um sobrinho?).

98% dos personagens masculinos são sexistas e estão pensando em levar uma mulher para a cama. A motivação para os crimes é péssima. O vilão, quando nos é mostrado, muda de comportamento abruptamente (só para ficar mais óbvio), como o personagem de um filme ruim que sabe que foi descoberto *revirada de olhos*. Personagens "esquecem" de coisas extremamente relevantes até o último segundo. E há muitas pontas soltas que ninguém se questiona. Se você vai trazer algo para o público, que pelo menos finalize aquilo, não deixe no caminho como se não fosse nada (apesar de realmente não serem, então nem deveriam estar aqui, mesmo que com a intenção de desviar nossa atenção). As Sombras de Outubro é um compilado de todos os clichês possíveis do gênero, perfeito para quem nunca viu nenhum thriller, mas que não me agradou em absolutamente nada, fazendo com que me sentisse verdadeiramente insultada. Mais uma vez as notas positivas só me trouxeram desilusão.

Vitorcfab 18/01/2022

O Homen Das Castanhas
Uma cidade dinamarquesa é assombrada por uma série de assassinatos, e ao lado do corpo de cada vítima, um pequeno bonequinho feito de castanhas é encontrado, fazendo a polícia suspeitar de um serial killer. Naia Thulin e seu novo parceiro, Mark Hess, são encarregados de resolver esse mistério.

Considero a história desse livro perfeita. É uma investigação criminal muito detalhada, que me pareceu coerente, realista, plausível e com justificativas convincentes até mesmo para os momentos que, a princípio, me pareciam difíceis de acreditar.

É uma história longa, com muitas camadas, que envolve muitos personagens com dramas diferentes, em uma narrativa ágil e cheia de reviravoltas, onde muita, mas muitas coisas acontecem.

Particularmente, amei os investigadores protsgonsitas, a personalidade forte e frieza de Thulin, e o contraponto oferecido por Mark, bem como a amizade que nasce entre eles.

Alguns personagens secundários são ainda mais complexos e interessantes que os protagonistas, com histórias de vida e dramas pessoais muito fortes, como é o caso da Ministra Rosa.

Porém, acredito que no quesito personagens o livro poderia ser muito melhor. Ainda que eu tenha amado eles, os protsgonsitas me pareceram pouco profundos, gostaria de saber mais de suas vidas, seus passados, seus sentimentos. Não os considero rasos, pois saberemos um pouco sobre eles, mas eu queria muito mais, pois senti que a história geral pedia isso, que tinha espaço para isso, principalmente pelo vínculo que criei com eles ao longo da narrativa.

É um livro com muitos personagens, e vários deles podem até se resumir a uma única característica ou drama, mas isso não me pareceu um problema. É possível que, em geral, os personagens não sejam os mais profundos do mundo, mas todos eles atuando em conjunto, conseguiram construir uma história muito mais complexa e cheia de variáveis. E vale lembrar que, aparentemente, o foco do autor era a história mesmo, não os personagens.

Um pouco desse pequeno (bem pequeno) problema, se reflete na escrita. A escrita do autor é deliciosa, que utiliza de frases curtas e diretas para contar uma história ágil e com descrições cruas, que conseguem causar impacto. Porém, senti que essa escrita poderia dar mais atenção para os sentimentos dos personagens em cenas mais importantes, ou narrar com mais detalhes alguns momentos decisivos. Isso passa longe de ser um real problema, mas ainda é algo que eu gostaria de pontuar.

Porém, mesmo que a escrita as vezes me pareça carente de detalhes e sentimentos mais profundos, a fluidez do livro é perfeita do início ao fim. Pelo menos nessa minha experiência de leitura, o ritmo foi perfeito, com uma dosagem de eventos que me agradou muito. Esse livro é a perfeita definição de "page turner".

Vale destacar que o autor também utiliza desse livro para evidenciar um pouco dos crimes contra mulheres e crianças, propondo reflexões interessantes e relevantes, ainda que não sejam tão diretas ou frequentes.

Gostei muito de como tudo se encaixou no final, como todos os eventos e informações tiveram relevância de alguma forma. Também gostei muito do destaque e profundidade dados à alguns personagens nos capítulos finais, com a história atingindo o ápice dramático que eu mais queria.

O assassino me surpreendeu de muitas formas, não apenas quando foi revelado quem era, mas também por seu plano, a forma como manipulou várias situações e fez a história acontecer, estando muito a frente dos investigadores durante boa parte do livro. Essa foi uma das questões difíceis de acreditar, mas teve uma explicação que me convenceu muito, deixando o livro ainda melhor.

--- Os Personagens ---

Naia Thulin. Uma mulher forte, fria, independente, petulante e que sabe se defender. É uma mãe que cuida dos filhos praticamente sozinha, demonstrando ainda mais força. Suas interações com Hess são ótimas e divertidas. Foi fácil gostar dela com essa personalidade.

Mark Hess. Investigador que voltou recentemente para a Dinamarca, após ser demitido da Europol. Está tentando se acostumar com a nova vida, da qual não gosta. Por vezes, ele parece um contraponto à Thulin, mas os dois se complementam. Gosto muito de como ele se aproxima de Thulin e sua família, algo que faz bem para Hess, uma vez que ele nunca teve filhos.

Rosa. Ministra dinamarquesa, que teve sua filha assassinada anos atrás, mas o corpo nunca foi encontrado. Demonstra ser uma mulher que está tentando seguir em frente, ainda que seja difícil. Sua vida profissional e pública são conturbadas por conta desse escândalo. É a personagem com mais carga dramática.

Nylander. Chefe da divisão de crimes hediondos. Sua relação com Thulin não é das melhores, mas tentam manter o profissionalismo enquanto trabalham juntos. Ele é frio e não se impressiona com nada, pois já viu inúmeras coisas ruins ao longo da vida. Também é inteligente e extremamente profissional, mas egocêntrico, cheio de si e arrogante.

Linnus Brekker. Homem que confessou ter assassinado a filha de Rosa, e foi internado em um manicômio. Tem uma mente confusa, infantil, com nítidos problemas psicológicos e que não consegue se lembrar com clareza de alguns episódios de sua vida.

Laura Kjaer. Uma das mulheres assassinadas. Ela perdeu o marido e depois disso passou a se relacionar com outro homem. Depois desses eventos, seu filho Magnus passa a demonstrar alguns problemas comportamentais.

Magnus. Uma criança problemática, que não gosta de contato com outras pessoas, não consegue falar e claramente sofreu muito desde que o pai morreu e a mãe passou a se relacionar com outro homem.

Jansen. Outro investigador e parceiro de trabalho de Marten Ricks, que foi assassinado. A perda do amigo mexeu muito com seu psicológico.
Lucas 18/01/2022minha estante
A série é bem legal !

Bruna 13/01/2022

As Sombras de Outubro
Suspense perfeito, muito bem escrito, personagens interessantes, escrita muito fluída. Poderia ter lido 400 páginas em um dia e meio se tivesse o tempo livre pra isso.
Só queria que os capítulos fossem um pouco maiores e que o plot twist do final fosse diferente em relação ao culpado.

Lari 12/01/2022

Não é o melhor na categoria, mas é muito bom
Sempre gostei muito de livros de suspense e crimes, e posso dizer que Sombras de Outubro é um livro muito bom.

Diria que o livro peca um pouco na construção dos personagens. Temos varios dentro do livro. Mas muito estereotipados, e grande parte das vezes previsíveis.

Mas a trama é boa e bem amarrada. Diria que uma ou outra ponta ficaram soltas, mas isso não atrapalhou a minha experiência de leitura. Com reviravoltas, suspense e um final bem construído, eu diria!

Vitorialof 06/01/2022

Obsceno de tão bom!
A leitura é levemente arrastada no começo, mas isso se deve ao fato de não sabermos muito o que está acontecendo já que toda a investigação acabou de começar.
Conforme a história vai de desenrolando e as peças vão começando a se encaixar e a fazer sentido, o leitor se vê envolvido em cada palavra. E cada palavra é importante, pois esse é um daqueles livros que não deixam pontas soltas.
O grande plot twist da história é algo tão impensado pelo leitor que ele se surpreende, mas não é sem sentido e desconexo o que o torna ainda mais genial, por vários motivos diferentes.
Os personagens em sua maioria são cativantes, principalmente o detetive Hess que pode levar os créditos por ser o melhor personagem do livro todo e sua parceira Thulin não fica muito atrás.
O livro é cheio de reviravoltas, visitas ao passado, teorias conspiratórias e violência, bastante violência. Não recomendo para pessoas sensíveis e que possam ter gatilhos com temas como: violência, abuso sexual e estupro.
No final, tudo se resolve e é explicado minuciosamente, porém um detalhe acaba ficando sem explicação o que, não necessariamente atrapalha na conclusão da trama. O livro é incrível e definitivamente um dos melhores que eu já li na vida do gênero.

Mariana Rudiniski 03/01/2022

Sombras de Outubro
Mais um nórdico ótimo! Surpreendente ser um livro de estreia, já que tem ritmo digno de autores mais experientes.

Ansiosa pra assistir a adaptação!

Igor 31/12/2021

O livro tem tudo que uma boa trama policial precisa: policiais com um passado f*****, um ritmo agiu de tirar o fôlego e, obviamente, um crime interessante . Apesar de ultimamente ler pouco do gênero, sei que os escandinavos estão produzindo muita coisa boa, portanto, quem gosta de romance polícia é bom ficar de olho no que está chegando se lá. Teria lido mais rápido se não fosse a loucura do final de ano. Agora vou ver a adaptação da Netflix.

Dri 27/12/2021

Faltou emoção
Um suspense que é difícil não agradar os fãs do gênero, ele tem muitos elementos típicos dele, uma boa e detalhadíssima investigação, um asssassino invisível com motivações misteriosas que só são reveladas no fim, dramas familiares que levam a situações extremas e várias questões sobre os próprios investigadores.

Eu não consegui me envolver com os conflitos dos personagens e achei um pouco cansativo no geral. E parece que toda vez que uma cena era super emocionante e tinha tudo pra render, o autor cortava no meio e isso cortava junto a emoção.

Esse livro é pra quem ama acompanhar as idas e vindas da investigação mesmo, com todas suas nuances, erros e apostas da polícia.

O final achei muito bom, apesar de ser muito expositivo e explicativo nos diálogos, coisa que não curto muito, prefiro que o autor mostre.

Cami.Leal 17/12/2021

Li esse livro muito rápido e gostei muito da escrita do autor.
___________________________________________

Lucas Maforte 14/12/2021

Desnecessariamente longo
Começa exatamente como eu amo: sangrento, violento e víscera. Misterioso e intrigante. Depois do terceiro assassinato, se perde ao longo das inúmeras.paginas que ainda restam, focaram muito nx suspeitx, o que fez com que a revelação fosse óbvia. Assassinx previsível, com uma motivação fraca.

Camila 06/12/2021

Melhor thriller do ano?
Peguei esse livro para ler sem pretensão. ME SURPREENDI.
A história tem várias vertentes que culminam para um final babadeiro e um plot twist.
Gostei muito dos personagens, temos dois personagens principais aqui e cada um com suas particularidades. Tem cenas pesadas e toca em assuntos que podem gerar gatilhos. Recomendo para quem quer um thriller de arrepiar e quem gosta de criar teorias kkk