Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Morbida Languida 25/12/2023

Esse livro é muito bom!
A escrita é tão boa que faz parecer que vc está dentro da cabeça dos personagens acompanhando os pensamentos. Por conta disso eu me apeguei muito a eles querendo chorar sempre que algo ruim acontecia.
Lendo esse livro nós temos a desconstrução do protagonista perfeito, mas mesmo com seus erros conseguimos nos apaixonar pelos pedacinhos de cada um...

Perla.Campos 25/12/2023

Capitães da Areia traz a realidade triste dos meninos abandonados de Salvador, mas Jorge Amado escreve de uma forma tão doce, que parece um poema de tão bonito.

Elis Miranda 24/12/2023

?Era como moldura de inúmeros quadros.?
Fiquei interessada em ler esse por conta da escola e não me arrependo nem um pouco.
É um livro realista e com mensagens claras, mas que envolveu desde o começo. Acabei o livro com um vazio no coração.
Não é atoa que esse livro é considerado obra prima, todos deveriam dar uma chance a Capitães da areia!

Marto 24/12/2023

Entre os melhores do ano e da vida
Com uma crítica social precisa e importante, Jorge Amado nos leva a conhecer uma realidade que perpassa a atualidade e se renova por meio de novas injustiças e formas de encarceramento da pobreza. Primeiro livro que leio desse autor e já fui conquistado pela escrita, pelo estilo e enredo tão bem produzidos. Por que não dizer que é uma prosa poética das mais sublimes. Recomendo a leitura!

rapha :) 22/12/2023

"o padre José Pedro dizia que os pobres um dia iriam para o reino dos céus,
onde Deus seria igual para todos.
mas a razão jovem de Pedro bala não achava justiça naquilo.
no reino dos céus seriam iguais, mas já tinham sido desiguais na terra.
a balança pendia sempre para um lado"
eu te amo muito, Jorge amado!! obrigada por escrever essa obra de arte.

Nora.Lavinia 22/12/2023

Liberdade, amor e companheiros.
Eu nunca tinha lido um clássico por livre e espontânea vontade, o motivo pelo qual decidi ler esse livro foi porque minha amiga (créditos a mel) me disse que era muito bom e que eu tinha que ler, por isso me emprestou e cá estou eu fazendo uma resenha desse livro maravilhoso.
Jorge Amado nos mostra vida de Pedro Bala, Volta Seca, Sem-Pernas, Pirulito, Boa-Vida, Professor, Gato e outros pertencentes ao Capitães de Areia de um jeito tocante. Cada um tem as suas peculiaridades, mas no fim todos desejam uma só coisa: amor, se sentirem amados e acolhidos, e a falta desse amor leva esses meninos a terem que se tornar homens antes mesmo dos 12 anos.
Uma coisa que eu gostei muito do livro é mostrar as poucas pessoas que se importam com eles, principalmente o Padre, a qual sempre mostrou ter uma bondade e vontade muito grande dentro do seu coração, além disso, o livro mostrava que as crianças gostavam e realmente gostavam desse padre, isso mostra que apesar delas roubarem e fazerem as suas artimanhas, elas também sabem amar, e tudo que elas queriam eram se sentirem amadas.
Eu gostei tanto daquele final, cada um seguia sua vocação, o seu rumo, e foi muito bom acompanhar todos aqueles meninos em suas confusões e por fim mostrar que eles também tem sonhos e que também desejam as coisas. A liberdade sempre foi algo pelo qual todos prezavam, todos queriam, e juntos, como companheiros, cada um buscava fazer a diferença de uma forma.
De verdade, tudo naquele livro é tão bom que eu nem consigo expressar tudo com palavras, simplesmente uma obra prima atemporal.
Dora, a mãe, irmã, amante e noiva daqueles meninos. O surgimento dela na história foi feita em um momento muito bom, e a morte dela deixou um certo vazio no trapiche, mas os momentos em que ela esteve lá dentro mudou as história de todos.
Eu amei aquele livro, Jorge Amado sabe como fazer um livro para refletir. Eu nunca achei que um livro sobre crianças pobres que vivem na praia podia ser tão bom e tão tocante.
Eu não podia deixar de recomendar ele sem dizer que, para alguém que não é muito fã de clássicos (como eu), eu acho que esse livro é o ideal, ele te prende muito na história, faz vc se conectar bastante com os personagens, e não tem palavras tão complicadas que te façam desistir da leitura.
No geral esse livro é perfeito, absolutamente tudo.

Rafaela Beank 22/12/2023

Todo brasileiro tem que ler
Um livro extremamente realista sobre a vida de alguns meninos vivendo embaixo de um trapiche na Bahia, abandonados pelos familiares, pela sociedade, pelo governo e por todos que criaram aversão a eles por serem nomeados como "delinquentes" que deveriam ser temidos e banidos. Os Capitães de Areia, meninos (sim, meninos) que nunca tiveram uma base familiar, carinho, educação, uma casa, absolutamente nada, e aprenderam nas ruas e uns com os outros como viver e sobreviver.
Todos tiveram futuros diferentes ao longo da história, alguns tiveram o final triste que todos já esperavam para meninos como eles, outros conseguiram oportunidades para sair daquela realidade.
O livro trás mensagens muito claras para os que acreditam em meritocracia, diminuir a maioridade penal, para os que acham que quem vive do furto e de delitos nas ruas merece punição, para os que são tão isentos de empatia a ponto de pensar que quem se encontra nessa situação é porque quer e ponto final.
Não atoa esse livro é considerado a obra prima de Jorge Amado. Todo brasileiro tem que ler.

Bi Bueno 22/12/2023

Capitães de Areia
Um livro sobre abandono, sobrevivência, soberba, hipocrisia, esperança? e a gente não mudou nada.
?E eles esqueceram que não eram iguais as outras crianças, esqueceram que não tinha lar, nem pai, nem mãe, que viviam de furto como homens? Esqueceram tudo e foram iguais a todas as crianças, cavalgando os ginetes do carrossel, girando com as luzes?.

Bianca Martins 20/12/2023

Jorge sempre escreve sobre a sociedade
Jorge retrata aqui a sociedade de Salvador em meados de 1937, focando no ponto de vista das crianças desamparadas.

É uma história forte, triste e tocante. O mais triste ainda é ver como ainda existem tantos capitães de areia.
Apesar de possuir diversos personagens, o autor consegue elaborar bem cada um deles, criando uma profundidade que não enjoa. São histórias que podem ser olhadas de maneira individual, mas que juntas e cruzadas formam um grande livro.

Recomendo demais a leitura.

Beatriz3345 20/12/2023

É impressionante como este livro é antigo, mas consegue ter uma história atual. Excelente obra e creio que necessária para todo leitor brasileiro. Me emocionei muito com a história de Doria, porque não esperava de jeito algum seu destino.
Só dei 4.5 estrelas porque duas pequenas coisas me incomodaram. A primeira, foi a necessidade de Jorge Amado sempre fazer questão de citar os seios de quases todas as personagens mulheres do livro, desde meninas a mulheres mais velhas. Já a segunda foi que me perdi em qual cidade se passava a história, porque só se era citada a Bahia. Só pesquisando na Internet descobri que a cidade era Salvador. Realmente não entendi o porque isso não foi muito citado.

Cometa Harley 19/12/2023

Dedicado ao gosto da liberdade impregnado em minha boca
Confesso que este é um daqueles clássicos que até então havia passado batido em minha vida, até há alguns dias, este título não passava de um amontoado de palavras conhecidas por memórias de aulas de literatura.

E foi uma aula de literatura que finalmente despertou o meu verdadeiro interesse por este livro e eu não poderia ser mais grata aos sublimes momentos proporcionados pela educação literária.

Capitães de Areia me levou há lugares inimagináveis, ao calor latente da Bahia e ao frio cortante do trapiche, as tardes ensolaradas e as noites cortantes, o aconchego e a dor, muita dor. Capitães de Areia é um livro sobre dor, a angústia de ser uma criança-homem que teve de crescer rápido demais diante da dor da vida.

É um livro sobre fé, sobre raça, sobre o Brasil em sua mais intrínseca e inegável verdade e é um livro sobre luta.

"eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas.”

Liað· 18/12/2023

Finge q tem um titulo foda
Sempre tive vontade de ler Capitães de areia, desde nova, por ser um tema de muito interesse meu. Eu sinto que eu li no melhor momento que eu poderia ler, já que nesse momento da minha vida eu estou muito ?dentro? de lutas e movimentos sociais. Ler esse livro me fez sentir que eu estava com eles, vivendo todas as coisas que eles viveram então eu senti, raiva, tristeza, alegria, orgulho, paixão, medo. Agora que eu acabei o livro, eu sinto que eu me tornei uma outra pessoa, eu sinto que carrego um pouco de cada personagem do livro, desde o Pedro Bala até o Padre José Pedro. Esse com certeza é um dos meus livros favoritos, e recomendo para todos.

Juliana607 18/12/2023

Livro PERFEITO, com uma escrita muito tranquila de ler. Nos comove com acontecimentos tanto absurdos quanto reais e atemporais. Uma obra que vai te emocionar e te fazer pensar um pouquinho em uma realidade pertinente em qualquer local e tempo.

Dora ð 17/12/2023

Capitães da Areia, de Jorge Amado
Esse livro deixou minha cabeça rodando de tantos sentimentos que já nem sabia se sorria ou chorava. O livro narra as façanhas dos Capitães da Areia, um grupo de crianças abandonadas da Bahia que fazem de tudo pra sobreviver. A gente percebe, quando vai lendo o livro, que os Capitães de Areia estão em toda parte, não só na Bahia.
Jorge Amado nos emociona com esses personagens, mas também nos mostra que é uma realidade; uma realidade que não está longe da gente.
Agora descobri porque esse livro é um clássico sem volta. ( Adorei que tem uma personagem com meu nome ?)