O Cortiço

Ivan Jaf

Resenhas - O Cortiço    [em quadrinhos]

1 | 2 | 3 | 4

alinasjornadas 27/09/2023

Indicação Semanal = ?O Cortiço"
Indicação Semanal = ?O Cortiço"
PUBLICAÇÃO DE = Aluísio Azevedo
PÁGINAS = 80
Avaliação: 5.0;

A versão em quadrinhos dessa obra clássica não decepciona, mesmo que se vislumbre significativas mudanças nos diálogos e/ou narrações, o que designa uma acessibilidade e devida ?simplificação? ao propósito original, que acompanha descrições ?consideráveis?. O enredo expõe o processo de confecção e experiências vivenciadas no famigerado Cortiço, que considera-se o principal personagem do romance, pois além de cenário para drama, comédia e inúmeras críticas ou análises sociais, constitui como uma entidade viva, fluida.

#literaturainternacional #literaturanacional #resenhaliterária #análiseliterária #biblioteca #livraria #história #leitura #livros #books #livroseleituras #indicaçãodeautores #bookstan
#perfilliterário #booklovers #leitores #nerd #geek #orgulhonerd #culturanerd #geekpride #geekculture #OCortiço #AluísioAzevedo

liagalathynius 10/10/2022

a praça é do povo como o céu é do condor
gostei, mas acho que foi tudo muito rápido. os gráficos sao bons, as críticas sociais sao esplêndidas.

milena. 03/02/2021

O livro apesar de ser mais rápido e simples de ler pois conta com ilustrações, é muito superficial comparado a obra original, tudo acontece rapidamente e lendo a obra original é mais fácil de compreender, apresenta muitos personagens muito rápido. É um livro q aborda a realidade da época "nua e crua", mostrando situações q ocorrem até hj. É um pouco pesado mas ao menos tempo te prende nos acontecimentos Adorei o bônus no final com curiosidades, a maioria imperceptíveis ao longo da HQ deixando qualquer um maravilhado com o modo que a dupla que adaptou pensou nos mínimos detalhes.

Gi 15/01/2021

O cortiço (em quadrinhos)
Acho legal essa proposta de um clássico ser abordado em quadrinhos
É rápido de ler e vc tem uma ideia geral do que o Aluísio Azevedo quis retratar em sua obra
Eu particularmente tive um pouco de dificuldade pra entender por causa da forma de falar da época, mas nada q impeça a compreensão da HQ

custodiovitoria 26/10/2020

Não tenho o hábito de ler quadrinhos. "O Cortiço" é uma das minhas obras favoritas e, porventura, acabei encontrando esse livro. É interessante para relembrar de alguns detalhes da obra de Aluísio Azevedo. No entanto, acredito que alguém que não tenha lido o livro original, possa se sentir um pouco perdido na narrativa em quadrinhos. No mais, a obra consegue transmitir a história do livro e, talvez, consiga estimular os mais jovens a lerem "O Cortiço".

BuBs Literario 31/08/2020

Só tem putaria
?? SÓ TEM PUTARIA ??

QUE DELÍCIA!!!!!!!! O jeito que esse livro me puxou pela orelha pra me encantar por estar história foi diferente. CALANDO A BOCONA DE NOVO.. Esse classico é babado e gritaria.. A cada virar de página vc se ver é uma loucura diferente e ao final do livro, minha única vontade, era não deixa personagens irem sabe.. A história sobre os cortiços tem sim putaria "Amoo" ,mas, tem também critica a realidade, crueldade, desigualdade social etc. Até que ponto nos seres humanos somos cruéis e amáveis. Enfim, só vivendo pra ver ou melhor, lendo pra ver.

Cristiane.Rocumback 16/03/2023

A experiência não foi o que esperava...
A edição em quadrinhos é perfeita no quesito imagem, mas acho que eu teria aproveitado mais a leitura se tivesse lido primeiro a edição integral do livro(coisa que vou fazer agora, rs).

Danilo 22/05/2015

O cortiço
O livro narra inicialmente a saga de João Romão rumo ao enriquecimento. Para acumular capital, ele explora os empregados e se utiliza até do furto para conseguir atingir seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso.

Em oposição a João Romão, surge a figura de Miranda, o comerciante bem estabelecido que cria uma disputa acirrada com o taverneiro por uma braça de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal. Não havendo consenso, há o rompimento provisório de relações entre os dois.

Com inveja de Miranda, que possui condição social mais elevada, João Romão trabalha ardorosamente e passa por privações para enriquecer mais que seu oponente. Um fato, no entanto, muda a perspectiva do dono do cortiço. Quando Miranda recebe o título de barão, João Romão entende que não basta ganhar dinheiro, é necessário também ostentar uma posição social reconhecida, frequentar ambientes requintados, adquirir roupas finas, ir ao teatro, ler romances, ou seja, participar ativamente da vida burguesa.

No cortiço, paralelamente, estão os moradores de menor ambição financeira. Destacam-se Rita Baiana e Capoeira Firmo, Jerônimo e Piedade. Um exemplo de como o romance procura demonstrar a má influência do meio sobre o homem é o caso do português Jerônimo, que tem uma vida exemplar até cair nas graças da mulata Rita Baiana. Opera-se uma transformação no português trabalhador, que muda todos os seus hábitos.

A relação entre Miranda e João Romão melhora quando o comerciante recebe o título de barão e passa a ter superioridade garantida sobre o oponente. Para imitar as conquistas do rival, João Romão promove várias mudanças na estalagem, que agora ostenta ares aristocráticos.

O cortiço todo também muda, perdendo o caráter desorganizado e miserável para se transformar na Vila João Romão.

O dono do cortiço aproxima-se da família de Miranda e pede a mão da filha do comerciante em casamento. Há, no entanto, o empecilho representado por Bertoleza, que, percebendo as manobras de Romão para se livrar dela, exige usufruir os bens acumulados a seu lado.

Para se ver livre da amante, que atrapalha seus planos de ascensão social, Romão a denuncia a seus donos como escrava fugida. Em um gesto de desespero, prestes a ser capturada, Bertoleza comete o suicídio, deixando o caminho livre para o casamento de Romão.

Carina 10/09/2013

Ruim demais
Depois de já ter lido as versões em quadrinhos de Memórias de um sargento de milícias e Memórias póstumas de Brás Cubas, esta foi a última chance que eu dei para este projeto da Escala Editorial. Incrível como, apesar das adaptações não serem tão ruins (o que não deve ser tomado como elogio), os desenhos são péssimos!

As cenas de erotismo, tão fortes em O Cortiço, são um exemplo do que eu digo: os personagens sem roupa são absolutamente desproporcionais e nem um pouco "eróticos". Dá mais pena que prazer de ver.

Enfim, nada como a obra original, em alguns casos.
Tainã Almeida 14/02/2015minha estante
eu achei ruim d+. p/ quem nao leu o livro acho q se perde na leitura. sou mto mais a obra escrita ;)

Alessandra Coutinho 29/01/2021

Com certeza é uma obra bem resumida, mas é legal para ter uma idéia de como é o livro, já é possível "garra" um ranço de determinados personagens... eu particularmente adoro histórias em quadrinhos, acho divertidas e dinâmicas.

Che 22/04/2023

SÍNTESE DO BRASIL
Boa adaptação em quadrinhos da obra-prima de Aluísio Azevedo, atualmente meu segundo livro brasileiro favorito (atrás somente de VIDAS SECAS).

O traço de alguns personagens ficou bem marcante, com destaque para o capoeirista Firmo.

Há evidentemente perdas e simplificações inevitáveis na adaptação, que no geral faz as escolhas certas. Porém, a força da obra naturalista de Aluísio é incrivelmente atual cerca de um século e meio depois de redigida.

Com um clímax devastador, um protagonista que resume a pequeno-burgesia tupiniquim e um desfile de ótimos personagens coadjuvantes, O CORTIÇO em quadrinhos evidencia a atualidade de um livro que, como vinho, só ganhou com o passar das décadas.

Lore 25/07/2022

Até a metade da hq estava sendo fiel ao livro, depois cortou muitas partes importantes, por exemplo pombinha é apresentada mas não tem o desenvolvimento, acredito que com mais 50 páginas teria ficado muito melhor.

1 | 2 | 3 | 4