O Cortiço

Ivan Jaf

Resenhas - O Cortiço    [em quadrinhos]

1 | 2 | 3 | 4

Alessandra Coutinho 29/01/2021

Com certeza é uma obra bem resumida, mas é legal para ter uma idéia de como é o livro, já é possível "garra" um ranço de determinados personagens... eu particularmente adoro histórias em quadrinhos, acho divertidas e dinâmicas.

Gle 12/07/2021

O Cortiço
Nunca tinha lido O Cortiço, mas acredito que o livro na versão prosa seja bem melhor, principalmente algumas cenas que exigem mais esclarecimentos. Esse livro em HQ não passa de uma coisa rasa, e em resumo só tem traição.

Lore 25/07/2022

Até a metade da hq estava sendo fiel ao livro, depois cortou muitas partes importantes, por exemplo pombinha é apresentada mas não tem o desenvolvimento, acredito que com mais 50 páginas teria ficado muito melhor.

Bela 29/04/2022

Clássico
Romance em quadrinho
Desenhos bem feitos
Achei só a história resumida demais, poderia ser maior.
Creio que a original deve ser maior

Tem conteúdos sobre assassinatos, homicídios, suicídios, machismos, racismo, prostituição, traição, roubo, violência doméstica, maus tratos infantil, incêndio, escravidão...

cibz 09/05/2024

Legal
Fiquei intrigada na história, apesar de ser em wuadrinhos, deu para ter um panorama legal sobre oque estava acontecendo e fiquei realmente curiosa para ler o livro, já que é mostrado de uma forma bem mais geral do que a história original.

Isa_becker 01/04/2022

HQ- o cortiço
É muito bom. Este livro representa(claro, de uma forma bem resumida) o modo de vida de um cortiço dos tempos de XIX.

z..... 04/07/2016

O Cortiço (Clássicos Brasileiros em HQ)
A HQ explora bem o lado sarcástico e deplorável da obra, no roteiro e na arte. Muita coisa passa um impacto desagradável, irônico e de contexto miserável.

Em relação ao roteiro, penso que algumas coisas não foram apresentadas com maior clareza, pois tem cenas que se desenrolam sem uma atenção reveladora do narrador. É o caso da confusão entre os carapicus e cabeças-de-gato, que vão até o cortiço para vingar a morte do Firmo (não é explicado e fica confuso ao leitor que não conheça o romance). Isso de deixar cenas soltas, sem justificativas, eu não curti. Por outro lado o roteiro tem um humor sagaz, divertido e interessante.
Ainda sobre o roteiro, não gostei da disposição mostrada nos quadrinhos finais, por introduzir falas inexistentes no livro (uma tentativa de gerar impacto que não ficou legal). A cena, nese caso, deveria falar por si mesma nas percepções do leitor (é o que o romance propõem).

A arte está bacana. O ilustrador retrata com propriedade as facetas daquele meio, seja nas feições das personagens ou ambiente dificultoso. Destaque para as imagens abertas, como a da página 12 (ótima representação do cortiço). Há uma atenção a detalhes no contexto histórico e me amarro quando os ilustradores introduzem rostos famosos na multidão que é para passar despercebida (como o Machado de Assis e Rui Barbosa, que aparecem discretamente). O ilustrador dá também uma de Stan Lee (ou Hitchcock) e aparece em cena.

A obra parece ideal, e mais aproveitável, para se curtir após a leitura do romance.

Luis.Miguel 07/11/2016

Mais Ou Menos
Sinceramente o cortiço em forma escrita formal vale muito mais a pena se você está procurando algo para ler.
Mas se você quer aplicar esse livro para alunos peço que ponha a partir dos 12 anos contem algumas cenas consideravelmente fortes.
A história é muito resumida e os desenhos são básicos(na internet pior ainda) o livro possui 60 páginas...então realmente é muito resumido, o livro contém cenas de homossexualidade,brigas,mortes(contendo sangue exagerado)
Mas se você quer realmente ler para ter sua própria opinião digo que lembre o nome dos principais personagens Bartoleza = negra,gentil,ex escrava, casada com João Romano= Branco (Português) dono do cortiço e líder dos carapicus, Piedade= Branca (Portuguesa) Casada com Jeromo= Branco (Brasileiro) trabalha para João e sua amante Rita A Baiana = Negra Dançarina Sensual Porem De Mal Coração!
Os Personagens São Muito Confundíveis pois os desenhos mal feitos e nomes parecidos deixam essa confusão
e não recomendaria o livro pela sua péssima ilustração... e péssimo resumo que não mostra o que realmente é importante!

site: Escritório Nerd Canal No Youtube!

Maria Martini 09/05/2023

Já havia tentado ler o livro
Não consegui passar da primeira página, mas tinha curiosidade em saber da história. Esse livro é bem bacana, o problema são os inúmeros personagens que ficam perdidos, não consegui associar bem a história de cada um deles.

Canal Rayssa Lemos 18/04/2019

Top, estou muito feliz de ter lido!
Adorei a adaptação, foi uma leitura rápida e muito gostosa, me deixou com água na boca querendo ler o livro imediatamente!!!

nic 18/07/2022

bom apenas se você já leu a história original
sou apaixonada por o livro completo, então não hesitei em comprar a hq quando vi, ela não chega a mostrar a história completa, mas funciona muito bem como uma revisão!

1 | 2 | 3 | 4