O Cortiço

Ivan Jaf

Resenhas - O Cortiço    [em quadrinhos]

1 | 2 | 3 | 4

Canal Rayssa Lemos 18/04/2019

Top, estou muito feliz de ter lido!
Adorei a adaptação, foi uma leitura rápida e muito gostosa, me deixou com água na boca querendo ler o livro imediatamente!!!

lê cura 04/08/2022

Nossa, achei incrível! Não sei se teria sentido o mesmo se tivesse lido a versão na forma clássica, ao invés de HQ.
A ilustração é de encher os olhos, de ter várias observações cada vez que olha pra uma cena e se encantar com a arte de Rodrigo Rosa. Eu li até a última vírgula que encontrei no livro, então, fiquei sabendo até mesmo das estratégias, do processo de criação, dos easter eggs (!!!) - Machado de Assis aparecei ali pra vc ter noção. Foi genial o trabalho desses dois. Ivan Jaf conseguiu a sacada de tá tão ligado na história que retrata pra gente de forma muito mais simples e acessível, de modo que não falta nenhuma informação.
Mas enfim, tenho um professor muito excelente, que é apaixonado pela literatura brasileira e retrata isso bem quando vai explicar das obras e das sacadas surreais dos autores, por isso, já tinha uma expectativa ao ler a obra, e posso dizer com toda certeza que ela é apaixonante, principalmente pela visão real do que é o Brasil e o que foi no período do segundo reinado. Eu fiquei encantada com a representação de Rita Baiana, Bertoleza, Pombinha, Jerônimo e outros que exprimem de forma tão orgânica, sincera a identidade nacional e estrangeira no país. Simplesmente desolada com esse final e com uma raiva de toda malandragem de João Romão.

nic 18/07/2022

bom apenas se você já leu a história original
sou apaixonada por o livro completo, então não hesitei em comprar a hq quando vi, ela não chega a mostrar a história completa, mas funciona muito bem como uma revisão!

Bela 29/04/2022

Clássico
Romance em quadrinho
Desenhos bem feitos
Achei só a história resumida demais, poderia ser maior.
Creio que a original deve ser maior

Tem conteúdos sobre assassinatos, homicídios, suicídios, machismos, racismo, prostituição, traição, roubo, violência doméstica, maus tratos infantil, incêndio, escravidão...

Isa_becker 01/04/2022

HQ- o cortiço
É muito bom. Este livro representa(claro, de uma forma bem resumida) o modo de vida de um cortiço dos tempos de XIX.

maacarstairs 20/08/2021

Eu amei achei fofo incrível tudo nossa maravilhsooo NSO tem nada pra falar sobre comprei no gmkinlde fofo lindos

1 | 2 | 3 | 4