A Mentalidade Anticapitalista

A Mentalidade Anticapitalista Ludwig Von Mises


Compartilhe


A Mentalidade Anticapitalista





O capitalismo é o sistema de organização econômica mais vilipendiado, difamado, criticado e caluniado que existe. Todos adoram detestar o livre mercado - de operários a intelectuais, de artistas a sacerdotes, de políticos a empresários. Mas o mais intrigante nessa história toda é que o capitalismo... funciona.

Teorias socialistas e intervencionistas de toda sorte pretendem criar uma narrativa coerente para os males que acometem a civilização, e lidam com símbolos bastante convincentes: "Existem muitos pobres porque alguns são ricos". "Existem patrões porque tantos outros não passam de empregados". "Existem criadores porque muitos fazem o serviço braçal e mecânico".

Nada mais verdadeiro e, paradoxalmente, nada mais falso. A economia não é conta de soma zero. O sistema de livre mercado - de trocas e cooperações voluntárias - é, tão somente, o exercício da liberdade de escolha, de empreendimento, de inventividade e diligência a serviço da sociedade humana. O capitalismo produziu muito mais riqueza e prosperidade do que todos os outros regimes que o antecederam, e essa riqueza teve como efeito uma margem ainda maior de liberdade e meios de ação para os mais pobres que, sabemos, inexistem nos países que adotaram as doutrinas marxistas.

E o que mais me impressiona neste ensaio fundamental de Ludwig von Mises, A Mentalidade Anticapitalista, talvez seja sua data de publicação: 1956. Se eu lesse este livro e desconhecesse o autor, e se me contassem que houvera sido publicado anteontem, eu nem desconfiaria. Os assuntos de que trata são atualíssimos. Bem como atualíssima é a clarividência com que o faz.

- Gustavo Nogy

Economia, Finanças / Filosofia / Não-ficção / Política / Sociologia

Edições (8)

ver mais
A Mentalidade Anticapitalista
A Mentalidade Anticapitalista
A Mentalidade Anticapitalista
A Mentalidade Anticapitalista - 2ª Edição

Similares

(42) ver mais
O Caminho da Servidão
Marxismo Desmascarado
Capitalismo e Liberdade
Introdução à Nova Ordem Mundial

Resenhas para A Mentalidade Anticapitalista (22)

ver mais
Bom livro
on 29/1/15


O livro tenta explicar o raciocínio das pessoas que, apesar de todas as mazelas causadas à humanidade, insistem em defender o comunismo/socialismo. O autor peca em algo que considero imperdoável: Generalização. Parte do princípios que suas teorias são a única forma de alguém que defende o comunismo pensar. Acredito que o raciocínio se aplica, sim, à maioria das situações que ele descreve. Mas não para TODOS. Nem todos que defendem ideias comunistas o fazem por não suportar ver que seu... leia mais

Vídeos A Mentalidade Anticapitalista (2)

ver mais
A MENTALIDADE ANTICAPITALISTA - LUDWIG V. MISES

A MENTALIDADE ANTICAPITALISTA - LUDWIG V. MIS


Estatísticas

Desejam199
Trocam1
Avaliações 4.2 / 679
5
ranking 49
49%
4
ranking 33
33%
3
ranking 12
12%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

75%

25%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
15/07/2010 14:19:22