As Cem Melhores Crônicas Brasileiras

As Cem Melhores Crônicas Brasileiras Joaquim Ferreira dos Santos




As Cem Melhores Crônicas Brasileiras


Seleção: Joaquim Ferreira dos Santos




A crônica não quer abafar ninguém, só quer mostrar que faz literatura também. Textos feitos para o momento e que, pela qualidade, vão ficar para sempre. Eis o breque deste livro. As cem crônicas e os 62 autores que tornaram um gênero, chamado ora de menor, ora de literatura de bermuda, numa sucessão interminável de grandes clássicos e de referência de bons momentos em nossa língua.

Ela não discursa, não tem empáfia nem o compromisso de informar o que está acontecendo. Está no jornal, mas não ocupa espaço de notícia. Abusa da liberdade e quer distância da solenidade. Está no detalhe, no mínimo, no escondido, nas banalidades, na descontração do cotidiano. Como define ainda o curador Joaquim Ferreira dos Santos, o gênero é uma fina iguaria com direito à eternidade no paladar do leitor.

E chefes e receitas não faltam nessa cozinha, revela Joaquim neste volume que forma agora uma trilogia com os anteriores "Os Cem Melhores Poemas" e "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século". Dos "reis" do gênero Rubem Braga e Luis Fernando Verissimo a novatos que cultivam o gênero na internet, como o pernambucano Xico Sá, passando pelos "príncipes" João do Rio, Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campos, Antônio Maria e Fernando Sabino, estão lá todos os craques - E as craques - que fizeram o brasileiro gostar de ler através dos jornais, introduzindo uma multidão à leitura de qualidade literária.

Crônicas

Edições (1)

ver mais
As Cem Melhores Crônicas Brasileiras

Similares

(11) ver mais
Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século
Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século
Cem Melhores Crônicas
Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século

Resenhas para As Cem Melhores Crônicas Brasileiras (15)

ver mais
on 20/1/13


A crônica, gênero literário que explora o encontro do JORNALISMO com a LITERATURA, tem produção brasileira voraz, contando com representantes de peso tais como Machado de Assis, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Nelson Rodrigues, Rubem Braga e Luis Fernando Verissimo. E, elaborar uma lista das cem melhores crônicas brasileiras não é tarefa fácil. Eleger os melhores de um gênero é sempre arriscado, pois é uma análise em grande parte subjetiva. Quem já lê crônicas, muito provavelme... leia mais

Estatísticas

Desejam200
Trocam56
Avaliações 4.0 / 931
5
ranking 34
34%
4
ranking 37
37%
3
ranking 24
24%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

30%

70%

Perpétuo-1988
cadastrou em:
05/01/2009 11:57:16
Ana
editou em:
03/06/2015 01:12:45