Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores126
    • Similares21
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A Igreja Militante e a Expansão Ibérica 1440-1770 -

    Charles R. Boxer

    Companhia das Letras
    2007
    183 páginas
    6h 6m
    ISBN-13: 9788535910049
    Português Brasileiro
    3.9
    33 avaliações
    Leram50Lendo6Querem70Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos1Desejados70Avaliaram33

    Um dos principais focos do estudo de Charles Boxer são as contradições internas da Igreja católica durante o expansionismo ibérico. Elas se refletem não apenas nos atritos entre ordens religiosas (jesuítas, dominicanos, franciscanos, agostinianos), mas também entre estas e o clero secular, bem como entre as orientações do Vaticano e a realidade enfrentada pelos missionários. Mas a atenção do historiador se volta também para a quantidade e, principalmente, a qualidade das conversões em locais tão díspares quanto o Peru e as Filipinas, Angola e o Camboja. As relações entre a fé imposta e as crenças locais (do xintoísmo japonês ao culto inca, passando pelo hinduísmo e pelas religiões africanas) enfrentaram graus variados de resistência e tiveram como decorrência inúmeras formas de sincretismo. É esse processo multiforme, responsável em grande parte pela configuração do mundo moderno, que o autor esmiúça com erudição e elegância, fundamentado numa vasta pesquisa de fontes, sobretudo dos documentos produzidos pelos próprios missionários, célebres ou anônimos, lançados nessa fecunda e fascinante aventura humana.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (21)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    theus alves picture
    theus alves24/04/2024Resenhou um livro
    3.5 (Bom)

    ⛪ — aquele que eu li pra aula de história ibérica;;

    Sinceramente nunca imaginei demorar tanto pra ler 150 páginas, mas enfim... é um bom livro, só procrastinei mesmo. A obra do Boxer mostra uma perspectiva interessante sobre o papel da Igreja militante na expansão ibérica e as relações que a Santa Fé estabeleceu com os diversos povos ao redor do globo. Claro, algumas coisas são bastante simplificadas, uma vez que o livro não possui nem duzentas páginas, e também acredito que o autor às vezes se enquadre até mesmo num ponto de vista positivista da história. Por outro lado, o livro explora aspectos extremamente interessantes, como a criação de um sub-clero por conta do preconceito racial e sentimento de superioridade europeu. O autor também dá espaço para os embates existentes dentro da própria Igreja, seja entre as ordens religiosas, seja com o clero secular e a Coroa. Esse é um ponto interessante e que rompe a visão de uma instituição uniforme e com objetivos claros. Também gosto da forma do Boxer de organizar sua linha de raciocínio: quando trata de um assunto, busca dividir como ele se desenvolveu em diferentes regiões (Goa, China, Japão, Brasil, etc). Isso é um ponto positivo, já que ele apresenta a visão da presença portuguesa em diversos pontos além da América, mesmo que a presença lusitana em locais como a Ásia tenha sido bastante breve. Entretanto, as simplificações do Boxer me desagradam, gostaria de ter uma visão mais complexa do assunto, mas entendo que este talvez não seja seu objetivo. Por fim, admiro muito o controle das fontes que o autor apresenta ao longo da obra, citando-as com cuidado e às vezes até levantando dúvidas junto ao leitor sobre elas, o que é bastante interessante.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 33
    • 5 estrelas30%
    • 4 estrelas52%
    • 3 estrelas12%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas3%
    Charles  R. Boxer profile picture

    Charles R. Boxer

    Historiador britânico, nasceu em 1904, foi major, chefe do serviço secreto britânico em Hong Kong, historiador, bibliófilo e professor de civilização portuguesa na London University. Como major no Exército, aposentou-se em 1947, quando o King's College, em Londres, lhe ofereceu sua Cadeira Camões de Português, cargo que deteve por vinte anos até 1967. Em tal período, a Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres o nomeou seu primeiro Professor de História do Extremo Oriente, servindo no cargo por dois anos, de 1951 a 1953. Aposentando-se em 1967 da Universidade de Londres, Boxer aceitou o posto de professor visitante na Universidade de Indiana, onde serviu ainda como conselheiro para a Biblioteca Lilly, ou Lilly Library, em seu campus em Bloomington, Indiana. De 1969 a 1972, teve uma cadeira de história da Expansão Européia no Ultramar na Universidade de Yale. Escreveu, entre outros livros, Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola 1602-1686, Relações raciais no império colonial português e A mulher na expansão ultramarina ibérica. Morreu em 2000.

    4 Livros
    6 Seguidores

    Charles R. Boxer