Assassinatos na Rua Morgue

Assassinatos na Rua Morgue Edgar Allan Poe


Compartilhe


Assassinatos na Rua Morgue (L&PM Pocket #269)


E outras histórias




Para se ter uma idéia precisa da influência de Edgar Allan Poe sobre os romances policiais e de mistério que tanto sucesso fariam a partir de meados do século XIX, basta dizer que, não fosse o conto "Assassinatos na rua Morgue" (1841), não haveria Sherlock Holmes (Conan Doyle, 1887), Hercule Poirot (Agatha Christie, 1920), Padre Brown (G. K. Chesterton, 1911), Don Isidro Parodi (Bioy Casares e J. L. Borges, 1950) e tantos outros detetives ou investigadores que até hoje encantam milhões de leitores.

O personagem central deste conto, o francês Monsieur C. Auguste Dupin, poderia ser Sherlock Holmes e o narrador poderia ser o Dr. Watson. O fascinante personagem de Poe, através de um sistema próprio de dedução baseado na sua profunda capacidade de observação dos fatos, é capaz de ler os pensamentos do seu interlocutor e desvendar um dos mais intrincados e misteriosos casos de assassinato já enfrentado pela polícia francesa: o bárbaro duplo assassinato de mãe e filha num apartamento na rua Morgue. Meio século depois, Conan Doyle tomou emprestada a alma de Dupin para criar seu Sherlock. A partir daí o gênero caiu no gosto do público e os grandes personagens se multiplicaram.

Esta edição contém os contos: "O demônio da perversidade", "Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados", "Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar", "O gato preto", "Nunca aposte sua cabeça com o Diabo" e "Assassinatos na rua Morgue".

Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério / Contos / Crime / Ficção

Edições (9)

ver mais
Os assassinatos na rua Morgue
Assassinatos na Rua Morgue
 Os assassinatos da rua Morgue
Os Assassinatos na Rua Morgue

Similares

(32) ver mais
O Escaravelho de Ouro & outras histórias
Os 100 Melhores Contos de Crime e Mistério da Literatura Universal
Contos
A Carta Roubada

Resenhas para Assassinatos na Rua Morgue (128)

ver mais
Adorei
on 18/3/21


Um livro com alguns contos de Edgar Allan Poe. Conhecia-o de nome, por ser um percursor das histórias de crimes e investigações policiais, por inspirar outros grandes nomes do mistério e suspense. Fiquei surpreso com os contos de terror, em especial "O Gato Preto", um conto de terror que é impossível passar indiferente, realmente assustador!... leia mais

Vídeos Assassinatos na Rua Morgue (1)

ver mais
MINHA COLEÇÃO DA ANTOFÁGICA (Atualizada 2021) | Ana Carolina Wagner

MINHA COLEÇÃO DA ANTOFÁGICA (Atualizada 2021)


Estatísticas

Desejam358
Trocam67
Avaliações 4.0 / 3.972
5
ranking 37
37%
4
ranking 39
39%
3
ranking 20
20%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

33%

67%

Everton
cadastrou em:
21/12/2010 11:36:35
Áquila
editou em:
29/03/2021 22:21:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR