O Povo Branco & O Selo Negro

O Povo Branco & O Selo Negro Arthur Machen


Compartilhe


O Povo Branco & O Selo Negro (Círculo Lovecraft)





Descendente de uma longa linhagem de párocos galeses, Arthur Machen (1863 – 1947) teve uma criação típica para um homem de sua época. Estudou grego e latim, o que possibilitou sua incursão na leitura dos clássicos em sua língua original, onde posteriormente foi buscar inspiração para suas criações. Teve uma origem humilde apesar de sua educação, e viveu por muitos anos em Londres, em relativa pobreza, tentando conseguir emplacar a carreira de jornalista. Nessa mesma época, começou a traduzir do Francês, e seus trabalhos com o Heptameron e os contos de François Béroalde lhe conferiram alguma fama.

O primeiro título que publicou com algum sucesso, dentro do mundo da ficção e do horror, foi O grande Deus pã (1894), este, lhe rendendo uma relativa fama à época. A história, apesar de tida como um ultraje aos modos e bons costumes, foi também elogiada como uma peça inventiva e cruel.

Os contos que aqui trazemos tem como tema principal, a especulação da existência de raças antigas e mágicas, muito mais velhas que a própria raça-humana. São contos sombrios, cheios de mistérios e segredos apócrifos escondidos em histórias adulteradas e símbolos estranhos. O Povo Branco gira em torno de uma jovenzinha que diz enxergar coisas que as pessoas comuns não podem ver. Ela questiona se não seria verdade tudo aquilo que sua avó e sua aia lhe contam, seja em forma de inocentes canções, ou de contos-de-fada… A verdade se aproxima de forma sucinta, e sua incursão e experiências nesse mundo novo e assombroso é narrada em forma de diário.

Em O Selo Negro, um professor se depara com a descoberta de uma pedra negra marcada com estranhos símbolos; ele então mergulha em estudos especulativos, criando uma trama universal em torno da existência de seres antigos, mais velhos que a própria humanidade. A babá de seus filhos, uma jovem admiravelmente sagaz e ávida leitora de clássicos latinos, narra a história, participando dela ativamente com suas descobertas e sugestões. A contratação de um novo criado, um rapaz aparentemente ignorante, leva a narrativa para rumos inacreditáveis e novas e cruéis descobertas.

Machen é um esteta do horror, um descendente da antiga raça dos povos celtas e saxões, e que muito bem soube sintetizar e modificar as lendas e os contos-de-fada que ouvia de seus parentes na pequena e afastada região de Usk, até que essas maravilhosas lendas se tornassem histórias terríveis e mirabolantes, de especulação e horror cósmico.

Tendo em mãos este volume, o leitor não encontrará dificuldades em descobrir a origem de algumas das criaturas mais aborrentas de Lovecraft.

Fantasia / Literatura Estrangeira / Terror

Edições (1)

ver mais
O Povo Branco & O Selo Negro

Similares

(3) ver mais
Arthur Machen - O Mestre do Oculto
O Grande Deus Pã e Outros Contos de Horror
Os Três Impostores

Resenhas para O Povo Branco & O Selo Negro (6)

ver mais
Interessante, mas não chega a impressionar
on 29/3/21


Não sei se li com uma expectativa muito alta, mas achei o conto um pouco arrastado e quando encontramos algum grande mistério, acredito que ficou muito no ar o seu significado. Talvez tenha sido proposital. Leitura é tranquila. A edição achei boa. Não é um livro que recomendaria, mas não desicentivaria a leitura. Para os amantes do gênero, acredito que vale a sua leitura! Note que o livro traz dois contos, um mais longo e outro mais curto.... leia mais

Vídeos O Povo Branco & O Selo Negro (1)

ver mais
O POVO BRANCO de Arthur Machen - Um Conto de Folk Horror #mesdohalloween10 #mdh10

O POVO BRANCO de Arthur Machen - Um Conto de


Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 27
5
ranking 30
30%
4
ranking 44
44%
3
ranking 26
26%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Mauricio (Vespeiro)
cadastrou em:
19/01/2021 11:13:36
Fi Travanca
editou em:
29/01/2021 03:33:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR