Papillon

Papillon Henri Charriere




Papillon





Papillon, condenado ao degredo na Guiana Francesa por um crime que não cometeu, foge passados quarenta e três dias. Dois mil e quinhentos quilómetros por mar, os ingleses de Trindade, os holandeses de Curaçau, a Colômbia e as suas masmorras alagadas, os índios Guajiros, as tentativas de fuga de Baranquilla e, de novo, o regresso ao degredo. Mas desta vez, a situação complica-se. Desta vez, é a reclusão que significa dois anos num isolamento total. Uma nova tentativa de fuga e, de novo, a reclusão. Por fim, passados treze anos, a grande fuga, a derradeira e final.

Obra extraordinária sobre a vida dos condenados ao degredo e um retrato por vezes irónico por vezes brutal das prisões sul-americanas, Papillon é também a história de um homem que mesmo entre as maiores adversidades não se lamenta, não se conforma, não se deixa abater e que ao atravessar as mais desumanas condições de vida persiste no seu ideal de justiça, de amizade e de fé no ser humano.

Publicado anteriormente pela Bertrand na década de 70, esta obra autobiográfica de Henri Charriere, que na sua edição original vendeu milhões de exemplares por todo o mundo, revolucionou o género literário autobiográfico, transformando Papillon num marco histórico da literatura universal. Henri Charriere acabaria por falecer em 1973, sem saber que a sua obra única se transformaria num dos maiores clássicos do século xx.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (12)

ver mais
Papillon
Papillon
Pappillon
Papillon

Similares

(5) ver mais
Banco
Diário de Guantánamo
Enjaulados
Plano de Evasão

Resenhas para Papillon (27)

ver mais
É bom demais !
on 7/3/09


Devorei este livro, é bom demais ! Henri charrière foi um dos poucos que conseguiu fugir da Ilha do Diabo, onde o sofrimento era constante e a vida escorria pelos dedos como areia, degradando-se a cada segundo que passava. Com isso escreveu Papillon, que nada mais é do que sua própria bibliografia. Todo o enredo, todos os personagens.. Tudo é descrito de uma maneira verossímel. O sofrimento, a vida, as intempéries, enfim... Tudo que sofreu é comovente. Percebe-se que pela vida, pela li... leia mais

Vídeos Papillon (2)

ver mais
Papillon (Henri Charrieré) | Resenha

Papillon (Henri Charrieré) | Resenha

PAPILLON, de Henri Charrière - Resenha | Andra

PAPILLON, de Henri Charrière - Resenha | Andr


Estatísticas

Desejam215
Trocam5
Avaliações 4.4 / 1.161
5
ranking 54
54%
4
ranking 31
31%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

41%

59%

Sarah
cadastrou em:
06/01/2009 17:24:11