A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães


Compartilhe


A Escrava Isaura (Clássicos Autêntica)





Escrava de pele branca, a linda e doce Isaura foi criada e educada como filha na família a que pertencia. Durante muito tempo, foi a protegida da matriarca, que prometeu que, após sua morte, a moça seria liberta. Entretanto, esse desejo não foi atendido pelo filho e herdeiro da família, e Isaura se tornou propriedade de Leôncio, um jovem sem caráter que, mesmo casado, se interessava obsessivamente por ela.

Para afastá-la do assédio de Leôncio e de outros homens da fazenda, o pai da moça, Miguel, um homem livre, tenta comprar a filha, mas não consegue. Decide então fugir com a moça para o nordeste do país. Os dois se instalam em Recife e adotam novos nomes. Lá, Isaura conhece Álvaro, rapaz rico, estudante, por quem se apaixona e é correspondida. Ele fica sabendo que ela é uma escrava fugida, mas não deixa de amá-la.

Tendo sido descoberta e recapturada, Isaura volta para a fazenda de Leôncio, que a submete a castigos e humilhações porque não cede a suas investidas. Enquanto isso, Álvaro, que não desiste de sua amada, vai fazer de tudo para ficarem juntos.

Publicado pela primeira vez em 1875, esse romance é considerado um marco na literatura abolicionista brasileira.

Romance / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (74)

ver mais
A escrava Isaura
A escrava Isaura
A escrava Isaura
A Escrava Isaura

Similares

(63) ver mais
Inocência
Quebrando as correntes do destino
O Ermitão de Muquém
Canto da Solidão

Resenhas para A Escrava Isaura (517)

ver mais
on 31/10/23


A Escrava Isaura é uma das obras brasileiras mais populares do mundo e tem motivo, seu princípio é que o preconceito pela cor da pele é nulo e torpe. Ótima premissa, mas que exige um pouquinho de consciência critíca ao lê-la. Guimarães é um escritor típico de seu tempo e carrega a obra com excesso de descrições e momentos dramáticos. Todos os exemplos típicos do Romantismo estão presentes: o amor mal-fadado, o sofrimento da heroína, o ideal de beleza associado a dor, o vilão terríve... leia mais

Vídeos A Escrava Isaura (2)

ver mais
Resenha: A Escrava Isaura ? Bernardo Guimarães ? Literatura Brasileira

Resenha: A Escrava Isaura ? Bernardo Guimarãe

RESENHA - ESCRAVA ISAURA | Alegria Literária

RESENHA - ESCRAVA ISAURA | Alegria Literária


Estatísticas

Desejam257
Trocam289
Avaliações 3.6 / 9.418
5
ranking 23
23%
4
ranking 32
32%
3
ranking 33
33%
2
ranking 10
10%
1
ranking 3
3%

20%

80%

Daiane
cadastrou em:
05/03/2018 19:11:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR