Olympe de Gouges

Olympe de Gouges José-Louis Bocquet...




Olympe de Gouges


Feminista. Revolucionária. Heroína - HQ




Em Montauban de 1748, nasce Marie Gouze, criada sob as convenções da França setecentista. Aos 18 anos, mãe e viúva, se vê livre para expressar suas ideias e adota o pseudônimo Olympe de Gouges. Anos depois se muda para Paris, onde participará ativamente da vida política e cultural. Fiel leitora de Rousseau, inspiradas pelas ideias libertárias da França pré-revolucionária, Olympe se dedica intensamente à escrita – atividade que levaria até os últimos dias de sua vida e que a causaria muitos problemas. Conquistou inimizades e escandalizou os mais conservadores, porém jamais deixou de defender seus ideais libertários. Em 1791, redigiu a Declaração dos direitos da mulher e da cidadã, reivindicando a igualdade entre os sexos e o direito ao voto. Com muita beleza, esta graphic novel conta a trajetória de uma mulher que carimbou seu nome na história da Revolução Francesa. Dos consagrados quadrinistas José-Louis Bocquet e Catel Muller, a HQ retrata através de belos traços os incríveis cenários e personalidades da França do século XVIII.



• José-Louis Bocquet e Cat Muller são autores da graphic novel Kiki de Montparnasse, também publicada pela Editora Record e vencedora do Grand Prix RTL de Comic Strip e do Essentiel Fnac-SNCF (Angoulême 2008).

Edições (1)

ver mais
Olympe de Gouges

Similares

(11) ver mais
Kiki de Montparnasse
Quando Meu Pai Se Encontrou Com O ET Fazia Um Dia Quente
Sopa De Salsicha
Memórias do Mauricio

Resenhas para Olympe de Gouges (2)

ver mais
A revolução de Olympe de Gouges
on 16/10/14


"É de se festejar que, em uma época em que o sistema educacional "apaga as contribuições histórias das mulheres, não oferece um retrato preciso do passado e não mostra casos suficientes de mulheres exemplares", como bem apontou Soraya Chemaly em seu artigo para o Huffington Post, as histórias de mulheres pioneiras e revolucionárias como Olympe de Gouges sejam resgatadas e impedidas de permanecer no esquecimento." Leia mais no Prosa Espontânea:... leia mais

Estatísticas

Desejam108
Trocam1
Avaliações 4.4 / 47
5
ranking 57
57%
4
ranking 28
28%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 2
2%

15%

85%

Marcos
cadastrou em:
04/04/2014 15:09:33