Mulheres de Cinza

Mulheres de Cinza Mia Couto


Compartilhe


Mulheres de Cinza #1


Trilogia As Areias do Imperador




"Mulheres de Cinza" é o primeiro livro de uma trilogia sobre os derradeiros dias do chamado Estado de Gaza, o segundo maior império em África dirigido por um africano.
Ngungunyane (ou Gungunhane, como ficou conhecido pelos portugueses) foi o último de uma série de imperadores que governou metade do território de Moçambique. Derrotado em 1895 pelas forças portuguesas comandadas por Mouzinho de Albuquerque, Ngungunyane foi deportado para os Açores onde veio a morrer em 1906. Os seus restos mortais terão sido trasladados para Moçambique em 1985. Existem, no entanto, versões que sugerem que não foram as ossadas do imperador que voltaram dentro da urna. Foram torrões de areia.
Do grande adversário de Portugal restam areias recolhidas em solo português. Esta narrativa é uma recreação ficcional inspirada em factos e personagens reais. Serviram de fonte de informação uma extensa documentação produzida em Moçambique e em Portugal e, mais importante ainda, diversas entrevistas efectuadas em Maputo e Inhambane.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Mulheres de Cinza

Similares

(12) ver mais
Mulheres de Cinzas
Sao Negros os Deuses da África
A Rainha Ginga
A Rainha Ginga

Resenhas para Mulheres de Cinza (3)

ver mais
Todos deveriam ler!

Achei a leitura complexa, mas ao mesmo tempo, intrigante! Você se depara como era a vida dos negros, como eles são usados e manipulados facilmente pelo opressor mais forte. Imani, é uma jovem de 15 anos, mas que para mim, ela transmite uma sabedoria e conhecimento além da sua idade. Sua inteligência e capacidade de falar português fluente e até escrever, mostra como é perspicaz e madura. Imani explica que seu nome, "não é um nome". E que em sua língua materna "imani" quer dizer "quem ... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam2
Avaliações 4.1 / 24
5
ranking 29
29%
4
ranking 63
63%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

ElisaCazorla
cadastrou em:
02/10/2015 09:34:09