Uma história de solidão

Uma história de solidão John Boyne


Compartilhe


Uma história de solidão





Odran Yates era um garoto tímido nascido na Irlanda dos anos 1950. O país tinha uma longa tradição católica, e as leis da Igreja moldavam a sociedade com rigor claustrofóbico. Filho de um pai alcoólatra, que morreu com a certeza de que era um grande ator, e de uma mãe que abandonara a carreira de aeromoça para cuidar da família, Odran abraçou o caminho eclesiástico como único destino possível.

Primogênito de um lar disfuncional, que se tornou sufocante após uma tragédia familiar, Odran obedece à mãe e vai estudar em um seminário, onde conhece Tom Cardle, de quem se torna amigo. Ao contrário de Odran, tímido, inocente e reservado, Tom era irritadiço e rebelde. Não fossem os maus-tratos constantes do pai, ele nunca teria sequer passado em frente a uma igreja. Já Odran concluiria mais tarde que o sacerdócio era realmente adequado à sua personalidade.

Antes de se formar e ainda muito jovem, Odran fora designado para uma missão no Vaticano: caberia a ele servir pontualmente o café da manhã e o leite noturno do sumo pontífice - durante um ano, sete dias por semana -, incumbência que cumpriu com o rigor e o silêncio de "um fantasma", como descreveria.

Da ingenuidade dos primeiros anos de colégio à descoberta dos segredos mais bem guardados da Igreja, o padre Odran Yates descreve uma Irlanda repleta de contradições e ódio por trás de um projeto social baseado nos bons costumes. Vive a decadência de seu ofício, que, diante de tantas denúncias de abuso sexual, passa a ser visto com desconfiança.

Mais do que lidar com a vida sofrida daqueles que ama e as implicações políticas de seu trabalho, o padre Yates tenta fazer um acerto de contas com a própria consciência, depois de ter sido convencido de que era inocente demais para entender o que ocorria ao seu redor.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Uma história de solidão

Similares

(21) ver mais
O garoto no convés
O palácio de inverno
Fique onde está e então corra
A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket

Resenhas para Uma história de solidão (61)

ver mais
"O sentimento de culpa é uma noite escura em pleno dia"
3 weeks, 3 days ago


Até que ponto, o desejo de uns pode ser transferido para outros? Aquilo que não consigo realizar em mim, pode ser imputado a terceiros? No início Odran aceitou se tornar padre, mais por imposição de sua mãe, do que por vocação, porém, conforme a maturidade e seus desenvolvimentos emocionais, vem também, seus conflitos e questionamentos sobre suas escolhas, diante de um cenário repleto de possibilidades, permeado de sexualidade, homofobia, pedofilia, culpa e crise existencial, onde, o l... leia mais

Estatísticas

Desejam465
Trocam2
Avaliações 4.2 / 493
5
ranking 45
45%
4
ranking 37
37%
3
ranking 16
16%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Marcos
cadastrou em:
18/12/2015 15:47:58
Dali
editou em:
15/11/2019 20:46:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR