O pacto entre Hollywood e o Nazismo

O pacto entre Hollywood e o Nazismo Ben Urwand


Compartilhe


O pacto entre Hollywood e o Nazismo


Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler




Para continuar a fazer negócios na Alemanha após a ascensão de Adolf Hitler ao poder, na década de 1930, os estúdios de Hollywood concordaram em não produzir filmes que atacassem os nazistas ou que condenassem a perseguição aos judeus. Em O pacto entre Hollywood e o nazismo, que ganha nova edição, o pesquisador Ben Urwand revela pela primeira vez esse acordo – uma “colaboração” que envolveu um elenco de personagens que ia desde conhecidos líderes alemães, como Goebbels, até ícones de Hollywood, entre eles o influente diretor do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Louis B. Mayer.

No centro da história de Urwand está o próprio Hitler, que era obcecado por filmes e reconhecia seu grande poder para moldar a opinião pública. Em dezembro de 1930, o partido promoveu manifestações contra a projeção em Berlim do filme "Nada de novo no front", o que desencadeou uma malfadada série de eventos e decisões. Com receio de perder acesso ao mercado da Alemanha, todos os estúdios de Hollywood fizeram concessões ao governo alemão e, quando Hitler chegou ao poder em 1933, os estúdios – muitos deles chefiados por judeus – passaram a negociar diretamente com seus representantes.

Urwand mostra que esse arranjo foi mantido durante toda a década de 1930, e que os estúdios se reuniam regularmente com o cônsul alemão em Los Angeles para mudar ou cancelar filmes segundo a vontade dele. A Paramount e a Fox investiram os lucros obtidos com o mercado alemão em noticiários daquele país, enquanto a MGM financiou a produção de armamentos para a Alemanha.

A partir da pesquisa minuciosa de documentos nunca antes examinados, "O pacto entre Hollywood e o nazismo" levanta a cortina de um episódio da história de Hollywood – e dos Estados Unidos – que até agora ficara oculto.

Cinema / História

Edições (2)

ver mais
O Pacto Entre Hollywood e o Nazismo
O pacto entre Hollywood e o Nazismo

Similares

(4) ver mais
Why Nazism Was Socialism and Why Socialism Is Totalitarian
passado imperfeito: a história no cinema
Falsificações da História
Alltag im Dritten Reich

Resenhas para O pacto entre Hollywood e o Nazismo (25)

ver mais
Curiosidade Pura
on 30/11/21


O livro é bom, mas não recomendo para todos. Bom pra quem quer se aprofundar mais sobre os nazistas naquela época, mas é só isso, apesar da leitura ter sido boa, ela em muitos casos não foi dinâmica algumas partes são bem cansativas. Um livro de curiosidade sobre o que os nazistas pensavam sobre os filmes dos Estados Unidos, e como os estúdios de Hollywood são completamente capitalista imorais.... leia mais

Estatísticas

Desejam32
Trocam3
Avaliações 3.9 / 147
5
ranking 34
34%
4
ranking 43
43%
3
ranking 18
18%
2
ranking 3
3%
1
ranking 2
2%

29%

71%

Joao366
cadastrou em:
10/12/2019 19:32:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR