Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

@pedro.h1709 25/01/2024

Ensaio sobre a cegueira
Faz muito tempo que eu tinha interesse em ler o livro "Ensaio Sobre a Cegueira", com este título tão curioso e sobre o qual havia escutado falar muito bem sobre a ideia principal do livro.

Este livro me tocou bastante e me causou certas impressões um tanto assustadoras... Primeiro, que fiquei tão envolvido no livro, que diversas vezes me peguei questionando-me como alguma pessoa que era conhecida a mim poderia realizar uma atividade qualquer sendo cega, e então, me dava conta de que não, esta pessoa não é cega. Segundo, certo dia ao ler o livre fui tomado por um ofuscamento da vista que me parecia estar vivenciando a perda da visão; a vista se fechava em um cone concentrado em palavra por palavra disposta nas páginas. Terceiro, o retrato de cada situação descrita causava uma intensa angústia sobre as fragilidades humanas se nos faltas um sentido que seja.

A história parte de um caso isolado de cegueira incomum, então é ampliado para uma construção que servira de ala psiquiátrica no qual foram colocados de quarentena os demais casos... e acreditei que o livro chegaria ao seu fim nesse contexto; um descaso com o ser humano que me fez recordar a reforma psiquiátrica, e sobre como as pessoas eram abandonadas em manicômios totalmente sem dignidade, em condições sub-humanas de existência e ainda sujeitos a castigos até pouco tempo no Brasil. O que parecia já ser catastrófico toma proporções maiores ao se descobrir que toda a cidade sofre do mal-branco, como chamavam este caso de cegueira, e aparentemente, todos os países. Mais uma vez acreditei que seria então o fechamento da história, já sem esperanças de que a situação pudesse melhorar ou piorar, e então, no final, mais uma surpresa.

Algo interessante que notei nessa leitura é que nenhuma personagem recebe um nome, sendo identificados por uma relação conjugal, por um aspecto físico ou algum acessório. Parece que o autor buscava tratar a história com certos arquétipos de existências, certamente carregada de alguns estereótipos comuns ao seu tempo, mas que ainda continuam a existir no dia de hoje. Caso ocorresse tal situação a toda a humanidade em contextos reais, não seria de se surpreender que o autor tivera feito sua profecia com alto grau de confiabilidade.

O livro é um tanto extenso, mas não é difícil de se ler, enquanto a história é bastante envolvente. Certamente é um clássico da literatura.

Choquei.amo-te 25/01/2024

Uma trágica porém necessária leitura a respeito do nosso mundo contemporâneo, Saramago tece uma critíca esmagadora sobre a moral humana, tudo isso com sua característica e boa escrita

Ramon 25/01/2024

Inferno.
Um retrato do que a humanidade pode se tornar quando um dos sentidos lhe é retirado. Os indivíduos, a sociedade, o governo, tudo no meio do inferno criado potencializa mais um inferno dentro dessa condição infernal generalizada, uns "se aproveitando do mal dos outros". É um ótimo livro, não esperava não ser traduzido do português de Portugal e nem o texto ser corrido com parágrafos longos e diálogos sem aspas ou travessões, mas sempre que abria o livro eu continuava querendo saber mais do que aconteceria dali a diante, essas questões se tornavam portanto mínimas perto da grandiosidade da história.

Psimuel 25/01/2024

É costume da humanidade passar por cadáveres e nada fazer
É uma leitura que de começo assusta por carregar o nome de Saramago, de na capa já estar indicado ser um prêmio Nobel. Nas páginas subsequentes fica claro do porquê de tudo isso, mas também afaga a medida que descorre sobre essas malditas palavras. Te agonizava o tempo todo, te faz questionar se de fato a cegueira branca é uma distopia, se não é possível o tempo todo fazer paralelos com situações reais e atuais. Esse afago vem quanto tu percebes que está a ler algo diferente, algo formidável, algo resultado da criação humana, talvez essa mesmo que tenha uma cegueira branca. Que não deixemos que a potencialidade humana seja ofuscada

pontarolli 24/01/2024

Uma obra profunda
A resenha desta obra pode ser curta e ao mesmo tempo completa:

O que aconteceria se todas as pessoas ficassem cegas ao mesmo tempo.

Saramago imaginou a resposta com riqueza de detalhes e de palavras.

Os personagens são profundos e carismáticos. O cenário é absolutamente caótico.

Sensacional!

Lucas.Giordani 22/01/2024

Clássico do Saramago
?Estamos a destruir o planeta e o egoísmo de cada geração não se preocupa em perguntar como é que vão viver os que virão depois. A única coisa que importa é o triunfo do agora. É a isto que eu chamo a cegueira da razão.? Livro com uma ótima narrativa, no início deixa o leitor preso.

Consuelo 22/01/2024

Os Ensaios
Quando se trata de Saramago frustrações são impossíveis e calhou de eu ter acesso ao Ensaio sobre a Lucidez antes do Ensaio sobre a Cegueira e não procurei me informar sobre o porquê da similaridade dos títulos. Embora não sejam histórias necessariamente dependentes, não ter lido na ordem cronológica prejudicou um pouco minha experiência. Tomei spoiler do primeiro livro e se tivesse lido na sequência correta com certeza teria uma melhor compreensão dos personagens quando o autor faz a ?linkagem? das duas histórias. Meu relapso, no entanto, não foi capaz de estragar a leitura, tamanha é a genialidade da obra e também foi válido conhecer os personagens pelo caminho inverso. Ensaio sobre a Cegueira é um livro denso e me fez falta os alívios cômicos com os quais José Saramago costuma polvilhar suas narrativas. Aqui não tem, é angústia e enfrentamento do início ao fim.

Liz 22/01/2024

Foi uma leitura lenta, a escrita do autor é complexa, às vezes arrastada e às vezes ansiosa. Teve capítulos que me fizeram ter sono e outros que mal aguentava a ânsia de terminar de ler para saber o que acontecia no final.

Esse livro expõe a humanidade e sua essência como se examinasse a todos nós em um microscópio e descrevesse as partes mais feias e os atos mais sujos que possam existir a partir desta espécie tão enigmática.

Não foi pra mim um livro de se devorar de uma vez, quis até abandonar mas precisava saber o fim dessa história nunca antes ouvida, e que me pareceu de uma proposta tão genial e tão única. Fui até a ultima página mas com muita luta (kkkkk). Tive que intercalar com outras leituras, tive que dar um tempo a essa escrita e respirar, dormir e viver um pouco antes de continuar.

Ao todo recomendo. É muito bem escrito, trás perspectivas que eu nunca tinha lido em outras obras. O final vai ocupar meus pensamentos por muito tempo ainda.

Juh 22/01/2024

Estava esperando o momento que ia acabar esse livro, apenas me sufocando na cegueira e na podridão que eles viviam. Um livro muito angustiante, merece todo o apreço que tem. Não leio de novo nunca mais. k Apenas um livro fantástico.

Bia Pires 22/01/2024

O livro mostra a importância e a responsabilidade de se ter olhos quando tantos outros já a perderam

Leandro137 21/01/2024

Ensaio sobre a cegueira
Primeiro livro que li do autor e, sem conhecer os outros, me arrisco a dizer que este é o melhor escrito por ele. Ensaio sobre a cegueira é narrado de uma forma espetacular, é possível através das descrições dadas montar toda a história na cabeça e fazer do livro um filme. O autor desenvolve muito bem toda a história, a linguagem é fluída e consegue manter o leitor grudado no livro. O livro possibilita o leitor a refletir sobre várias coisas atravéz da lamentável cegueira branca que afetou os olhos de quase toda uma população. Uma das reflexões que Saramago parece instigar por meio da história é de entendermos a importância de valorizar as coisas enquanto as temos (no caso da história: os olhos), não apenas depois de perdê-las. Também captei a mensagem de que quando cegos os personagens não dão importância para a profissão, cor de pele, religião e outras características dos 'colegas', o que acaba prevalecendo são os aspectos humanos que cada um possui. E claro, existe a luta pela sobrevivência, solidariedade em ajudar os demais, trabalho em grupo, organização e a força para combater as injustiças [se destacando claramente a mulher do médico]. Enfim, o livro é ótimo e vale muito a pena.

Aedna.Feitosa 21/01/2024

Ler o ?Ensino sobre a Cegueira? é como mergulhar em uma alegoria complexa que transcende os limites físicos para abraçar dimensões metafóricas da experiência humana. em "Ensaio sobre a Cegueira" não se restringe apenas à perda da visão física, mas também ecoa a cegueira coletiva diante de crises e desafios sociais.

A ideia central de "Nós já estamos todos cegos" encapsula a visão crítica de Saramago sobre a humanidade, sugerindo que nossa incapacidade de enxergar as necessidades uns dos outros nos torna moralmente cegos. Ele transforma a cegueira em uma metáfora penetrante para a indiferença e falta de empatia que podem se espalhar como uma pandemia social.

A trama, permeada por medo e suspense, revela o talento narrativo de Saramago, que utiliza o desconhecido como catalisador para explorar os recessos mais sombrios da condição humana. Representando diferentes facetas da resposta humana à adversidade.

A caracterização sutil dos personagens, como o primeiro cego, a mulher do médico, amplifica a intensidade emocional. Saramago confere a cada um, um nome genérico, destacando a universalidade da experiência, enquanto nos envolve em uma narrativa que transcende as individualidades, transformando o medo em uma ferramenta literária para despertar reflexões profundas.

Assim, "Ensaio sobre a Cegueira" não é apenas uma história de terror, mas uma obra-prima que desafia a complacência social e nos instiga a reconsiderar nossa própria visão do mundo. O medo e o suspense, habilmente entrelaçados na narrativa, elevam a obra a um patamar onde o temor transcende a escuridão física, conduzindo-nos a uma jornada de autoconhecimento e reflexão crítica.

fermaffra 21/01/2024

Bestificada
Não sei o que expressar, comecei a ler ensaio sobre a cegueira realmente as cegas (costumo ler livros sem ver a sinopse, uma especie de aventura pessoal) e julgava ser um livro poético, mas não! não é um livro com poesias e sim um romance absurdamente bem elaborado e desenvolvido, é inimaginável as coisas que acontecem dentro desse livro e a precisão com que são descritas é ainda mais fascinante e incômoda do que se pode prever: é violenta e tem uma brutalidade que precisa ter e ao final aquele alívio quase que cômico. nunca tinha lido nada do autor, mas fiquei apaixonada pela escrita e o desenvolver do enredo. acho que o cao das lagrimas é um dos melhores personagens, sutil e com grande significado. perfeito.

Rebeca 21/01/2024

Ensaio Sobre a Cegueira não é um livro qualquer. Primeiramente, não é uma leitura fácil, tanto pela ausência de parágrafos, quanto por ser um livro pesado, cru nas palavras, que expõe a fraqueza, deficiência, insensibilidade e maldade humana.

?É dessa massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade.?

Ensaio Sobre a Cegueira é um livro que não recomendaria para todo mundo, por conta do peso que ele tem, porém é um livro de uma intensidade e reflexão que me valeu muito a leitura.