Ensaio Sobre a Cegueira  (Ebook)

Ensaio Sobre a Cegueira (Ebook) José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Milena 26/04/2024

Ensaio sobre a cegueira
Existem alguns livros que eu não gosto mas eu recomendo. Esse é um deles.
José Saramago é uma experiência.
Esse livro não é confortável em nada, e não digo somente quanto ao enrredo cheio de veracidades humanas que tanto buscamos encobrir, mas principalmente pela escrita, pela escolha narrativa e a propria composição do texto. Torna a leitura densa, incômoda. É impossível ler esse livro de uma vez só - ele nos OBRIGA a processar, esperar, e só então continuar a ler.

Não é um livro fácil, não é prazeroso. Mas é um bom livro, daqueles que devem ser lidos ao menos uma vez na vida.

3,5 ???
Taynara147 26/04/2024minha estante
Não consegui passar das primeiras páginas. Leitura muito difícil mesmo, fiquei agoniada e nunca mais peguei. Quem sabe um dia

Laura 25/04/2024

Abismal
Demorei mais de 30 anos e mais de 300 livros pra finalmente ler esse que em meu pensamento já prometia e rubricava há mais de uma década um garantido deleite (vi o filme no cinema em 2008 e li outros livros do Saramago na juventude).
Me dividi o tempo todo, não só durante a leitura, mas em qualquer momento no meio do dia em que me lembrava dela, entre a admiração e a repulsa. Ora me enchia de uma fé na humanidade (que nunca tive sequer no sobrenatural) tanto pela genialidade da obra, quanto pelas ações da mulher do médico (que, claro, poderia ser chamada somente de ?a mulher?), ora me despia de qualquer resquício de esperança. São do jeito que são. Somos do jeito que somos.
As linhas da moral, da ética, do senso de sobrevivência e do senso de comunidade se embaralhando, justapondo e escondendo nas carcaças do que outrora acreditavam ser tantas mulheres e tantos homens. A resistência no corpo e na alma da que carrega nos olhos uma verdade diferente da dos demais (?(?) é que vocês não sabem, não o podem saber, o que é ter olhos num mundo de cegos, não sou rainha, não, sou simplesmente a que nasceu pra ver o horror, vocês sentem-no, eu sinto-o e vejo-o?). E, por fim, a pergunta que deveria sempre aparecer: quando vamos todos conseguir ver?

Leonwaoo 25/04/2024

Obra de arte
Tá, já leram um livro que faz você confrontar a fragilidade da sociedade e a natureza humana? Um autor que usa cegueira como uma metáfora para a ignorância e a perda de humanidade, eles são realmente cegos? Ou são ?cegos?? Aí fica nisso a questionar o que realmente significa ?ver?.

Raony.Lima 25/04/2024

Impactante!
Que livro! Meu primeiro de Saramago, e o jeito dele escrever totalmente diferente dos demais já faz dele um autor diferente. O fato dele narrar o diálogo sem as pontuações convencionais que estamos acostumados já o faz ser único.

Um livro onde faz você refletir em tantas coisas, com ensinamentos e diálogos tão ricos. Demorei muito a ler, com certeza o autor estava à frente do seu tempo quando decidiu escrevê-lo.

Ju Pinho 25/04/2024

Ensaio sobre a Cegueira
Acho que qualquer resenha que eu faça não vai fazer jus ao que de fato é esse livro.
Obra prima talvez chegue perto de definir.
O livro conta sobre a chegada da cegueira branca em uma cidade, e como isso impactou a vida das pessoas.
A forma como a sociedade se organiza, a posição da mulher, debates sociais realmente relevantes que agregam tanto.
Saramago foi a frente de seu tempo, de fato. Uma genialidade, fico muito feliz de ter dado uma chance a essa leitura.?

Alex626 25/04/2024

Uma boa leitura para refletir
Esse foi um livro que, embora cause algumas reflexões, li com maior tranquilidade.

Trata-se de um mundo distopico, ou melhor dizendo, de um realidade alternativa onde todas as pessoas são atingidas por uma cegueira branca.

Nisso, a história gira em torno do que se é feito na medida que toda uma população é alcançada pouco a pouco por esta epidemia. No decorrer do tempo, no entanto, afloram-se os sentimentos (ou falta deles) e principalmente as necessidades básicas, o que fazem com que os cegos ajam de maneira cada vez menos humana.

Este livro não possui nome de personagens, já que, segundo os próprios cegos, eles são cegos, então pra que saber os nomes? Achei bem interessante a forma como foi escrita, nesse português de Portugal, e como as conversas são feitas em um texto corrido e simples.

Recomendo

maryelli0 24/04/2024

Cegueira moral
Não pensei que gostaria tanto desse livro, como gostei.

Uma cidade tomada por uma cegueira branca repentina, e apenas uma mulher vê. E o esforço dela é surreal em tentar manter todos bem, na medida do possível. Fico pensando, será que eu teria tanta coragem?

Provavelmente, não. A obra, é repleta de reflexões, nada é em vão.

É um livro muito necessário, mesmo sendo um pouco difícil de ler, vale muito a pena

"Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem."

GraAa18 22/04/2024

Intenso
Difícil descrever a intensidade deste livro que finalizo. Recomendo muito e deixo um trecho:
" Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos." p.262

Laura 21/04/2024

Saramago, divudo!!!
Que loucura foi essa?!
A premissa já é super interessante: uma cegueira súbita que atinge toda a população, exceto uma única pessoa. E a história discorre a partir daí, de uma forma que talvez fosse pra ser distópica, mas no final é tão realística que mais parece um retrato fiel da humanidade nessa circunstância. A escrita do Saramago também é surreal de boa, no primeiro momento causa uma certa estranheza, porque é diferente mesmo, mas funciona. A prova é que no final você não sabe o nome de ninguém, mas ainda sim se importa com os personagens.

Outra coisa que gostei é o final do livro, fez todo o percurso até ele valer a pena ser lido, senão seria só um progressivo montante de desgraça. Além de ter aberto a mais perguntas e possíveis finais.

É isso muito bom e agora então pq é o livro favorito da Isa (minha irmã), a bixinha tem bom gosto, não tem como kkk

André 20/04/2024

Reflexão
O livro nos faz refletir sobre como a falta de normas, regras e de quem as impõe pode levar o ser humano a atitudes animalescas. Além disso, me fez pensar como muitas vezes a sociedade fica cega diante das diferenças de pensamentos, por exemplo, levando-nos muitas vezes a atitudes irracionais.

Marcos Toledo 19/04/2024

Que livro, meus amigos, que livro!

Mais uma distopia pra conta!

E essa também é um mergulho intenso no abismo da condição humana.

Imagine um mundo onde a visão é roubada, não pela escuridão, mas pela cegueira branca que expõe à nossa própria vulnerabilidade. Uma cegueira moral não só física.

E como fica a moralidade e liberdade quando somos movidas pela sobrevivência? Numa nova sociedade que é dominada pelo medo e pela incerteza?

Que escrita, amigos. Muito diferente, sem pontuação convencional, não é pra qualquer autor não.

Clássico!

Cla 18/04/2024

Envolvente
Primeiro livro de Saramago que leio e já me encantei pela sua escrita! O livro é muito envolvente, mas ao mesmo tempo precisei de uma pausa durante alguns momentos pela agonia que me trouxe ler aquela degradação humana tão relacionavel à sociedade em que vivemos

JosA381 17/04/2024

Me impactou bastante a leitura dessa obra. De uma profundidade de reflexão, leva a gente longe. Pensar sobre dores pessoais, dores coletivas, a grandeza e a pequenez do ser humano. Muito bom.