Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Vitoria293 26/12/2023

Ensaio sobre a cegueira
Confesso que a escrita de Saramago foi um tópico que dificultou o início da leitura, com características do surrealismo, a escrita do autor não tem pontuações, mas com o tempo você acostuma e consegue entender a narrativa sem grandes dificuldades. Partindo para a obra em si, este livro é bastante necessário, nos mostra como perdemos a sanidade diante do caos, revela de forma crua e direta a crueldade humana. Saramago também faz uma severa crítica a negligência governamental com indivíduos em situação de vulnerabilidade, fazendo um alerta à cegueira contemporânea.

vicniro 26/12/2023

Tenho nem palavras...
Esse livro foi tão impactante para mim que eu só consegui sentar para escrever a resenha semanas depois de lido. Ele é terrivelmente maravilhoso, um acontecimento mais surpreendente que o outro. Acho que mesmo agora é difícil escrever todos os sentimentos e todas as reflexões que ele me trouxe. É o tipo de livro que só lendo e passando pela experiência que você consegue entender porque todo mundo fala tão bem dele e a sua dificuldade. Esse foi um dos livros que mais me impactaram na vida.

Michele Custódio 25/12/2023

Altas reflexões...
Depois de uma tentativa de abandono e três meses de leituras picadas, finalmente terminei. O livro merece a fama que tem, é possível perceber quantas outras obras da literatura e do cinema foram influenciadas por esse autor. Infelizmente demorei para ser fisgada pela história, mas valeu a pena o esforço.

Anderthy 24/12/2023

Um favorito
Excelente!!! Não é um livro tão simples de ler, vc tem que persistir ( eu quase desisti, são capítulos e parágrafos longos ), mas valeu a pena a experiência, se tornou um dos meus livros favoritos.
Ensaio sobre a cegueira traz reflexões acerca da importância de ter olhos, usando a cegueira como metáfora para a condição humana, mostrando a presença da esperança em momentos difíceis.
A escrita é diferenciada, sem pontuação, com exceção das vírgulas, mas quando se acostuma, fica mais fácil de entender. Enfim, muito bom esse livro, recomendado

Nayara364 23/12/2023

Sem dúvidas um clássico
O livro claramente é um clássico, é bem construído e apresenta uma metáfora incrível sobre a sociedade, o homem, a mulher, violência, egoísmo e altruísmo. O livro mostra um pequeno grupo que é isolado, podendo assim criar toda uma nova sociedade entre eles mas escolhem os mesmos caminhos de exploração que nós, só não gostei de algumas partes que achei cansativas devido a enorme quantidade de personagens e da falta de pontuação.

ang3 22/12/2023

Preciso pensar
Ouvi muitas pessoas dizendo que esse livro era difícil e eu não estava achando, mas logo depois entendi o motivo. Não é que a escrita do livro seja complicada, ainda que os capítulos praticamente sejam um único parágrafo, mas o que está escrito é muito difícil de se ler. Você vai morrendo aos poucos, na verdade, qual o sentido de "morrer" também é questionável e questionado nesse livro. Enquanto escrevo isso nem pensava em fazer referências aos tantos sentidos que as palavras tem nessa história, mas acabo de fazer. É uma história que 1) você precisa estar em bom estado emocional pra ler, ou se quiser acabar com si próprio você tem a escolha também, porém saiba que tem todo tipo de gatilho possível nesse livro; 2) tem maneiras de interpretar.

Na minha concepção há apenas uma verdadeira mensagem nesse livro, mas dependendo do viés que você leva você pode entender ele de maneira completamente diferente.

De qualquer maneira, preciso parar pra pensar em tudo que li. É uma leitura muito fluída, até que chegou um ponto que de tanto horror eu tive que parar e fiquei sem pegar de volta faltando 100 páginas por mais de um mês. É um livro ótimo, mas não recomendaria pra alguém que amo.

Por fim, o livro também traz uma outra ideia interessante de esperança, no entanto não no sentido simplista. É no sentido de que, caso você a perca também, você fica cego. Moralmente e socialmente cego, deixando que os horrores aconteçam na sua frente e você, desesperançoso, não faça nada sobre. Estar cego é, principalmente, não ser capaz de ver o que está acontecendo na sua frente.

Rebeca517 22/12/2023

O melhor livro do ano
Que história incrível, tenho uma paixão por livros e filmes que mostram a degradação de homem e até que ponto as pessoas chegam para sobreviverem e como o individualismo acaba com a sociedade, por mais que tenha uma leitura difícil, Saramago fez história com esse livro.

Hadassa 22/12/2023

Abaixo-assinado para naturalizar Saramago como brasileiro*
Esse livro envelheceu como vinho.
Li correndo para o clube da escola (saudades eternas) e quando terminei achei bom, mas não "tudo isso" que falam. O tempo me provou que foi um mero engano.
O que me fez mudar de opinião, foi perceber que não existe nada igual. Nada.
A história é fluida, perspicaz e abre nossos olhos para a cruel humanidade de uma forma única e abrasadora!
Como sou uma pessoa nascida no século XVI, a escrita "à moda Whatsapp" não me incomodou e eu amei que a cegueira começa já na primeira página, sem enrolação, assim como o resto do livro!

Indico demais, principalmente se você está na época de se preparar para vestibulares**! Ele é um repertório e tanto! Inclusive usei ele em uma das redações que eu fiz!

Por fim, deixarei uma breve citação de um dos momentos mais marcantes do livro (fica tranquilo que não tem nenhum spoiler!):
"Surdas, cegas, caladas, aos tombos, apenas com vontade suficiente para não largarem a mão da que seguia a frente, a mão, não o ombro, como quando tinham vindo, certamente nenhuma saberia responder se lhe perguntassem, Por que vão vocês de mãos dadas, tinha calhado assim, há gestos para que nem sempre se pode encontrar uma explicação fácil, algumas vezes nem a difícil pôde ser encontrada."

*esse meu título foi inspirado na minha teoria de que josé saramago e jorge amado são praticamente a mesma pessoa, inclusive, na redação citada acima eu citei capitães da areia também!! Enfim a maior dupla da língua portuguesa! (fontes: vozes da minha cabeça, deve ser porque os nomes rimam hahaha)
**se você está nessa época te desejo toda a sorte do mundo, porque a minha experiência está sendo horrível! mas você vai conseguir! e se não conseguir, está tudo bem também, todo mundo está desesperado, não é só você! Aproveite para ler bons livros, como este, 'Eu, robô' e 'Capitães da Areia'!! Vão te fazer feliz!!
Malu 22/12/2023minha estante
?? a mãozinha de italiano aqui também

mel 21/12/2023

Esse livro é uma obra de arte! nunca tinha terminado a leitura, e ele é uma crítica absurda e uma escrita fenomenal

Neha 21/12/2023

A verdade é que todos estamos cegos...
Ensaio sobre a cegueira é um livro nada fácil de se ler. Uma distopia que nos mostra a face mais cruel do ser humano em um momento de desespero. Mas é através dessa crueldade que o autor nos faz refletir sobre o caminho que a sociedade está levando. Uma leitura importante, reflexiva e dolorosa.

Leitorconvicto 21/12/2023

Uma faca bem afiada
O microcosmo do hangar, é uma incrível forma de confrontar o leitor com sua ideia de humanidade. Impossível ler e passar despercebido

Mayara 21/12/2023

Saramago tem meu coração
"é dessa massa que somos feitos. Metade de indiferença, metade de ruindade"

De início me assustei com a leitura. Difícil. Parágrafos longos e intermináveis, vocabulário complexo. Mas é necessário somente algumas páginas para estar completamente submerso na profundidade do tema abordado. Um livro pesado, com temas fortes, mas de uma sensibilidade sem limites.

Primeiro de Saramago que li, mas pretendo imergir em sua obra. Merece a leitura.

vitor_yudi 20/12/2023

Talvez um dos melhores livros que eu já li. Saramago conseguiu transmitir o caos que seria quando a humanidade perderia toda sua essência e entraria em seu colapso.

Princesa_enrolada 19/12/2023

Como pude demorar tanto pra me encantar com Saramago?
?Penso que não cegamos. Penso que estamos cegos. Cegos que vêem. Cegos que, vendo, não vêem.?
Nada nem ninguém será capaz de tirar de mim as reflexões que Saramago suscitou. Saio desse livro incompleta e completa ao mesmo tempo. Um paradoxo tal qual o do trecho que abre essa resenha. Ver pode ser bem diferente de enxergar e isso é algo que parece simples, mas exige muita reflexão para se encerrar em seu verdadeiro significado. O mundo não sobreviveria sem a visão, mas tampouco a humanidade andaria sem a presença do verdadeiro enxergar. Acho que me perdi, mas perdidos estamos todos nós que, vendo, não enxergamos. Samarago tem meu coração, apesar de um único livro na minha estante (ainda). Recomendo a leitura para todos que tem buscado enxergar muito além do ver.

KiraLunna 19/12/2023

Um livro simplesmente fantástico.
É assustador o quão atual esse livro é... Afinal, falar sobre o quão sombrio e animalesco o ser humano pode ser para garantir a própria sobrevivência é atemporal.
Esse livro te instiga e provoca bem abertamente.