Loki - Onde Mora A Trapaça

Loki - Onde Mora A Trapaça Mackenzi Lee

Resenhas - Loki - Onde Mora A Trapaça

Leo - Blog Livreiro. 31/05/2022

A Humanização de Loki
Esse livro tem como missão nos mostrar um Loki diferente do que conhecemos. O Vilão comumente apresentado dá espaço para um ser além da auréola divina, cheio de sentimentos que ora o sabotam, ora dificultam seus objetivos, como a herança do trono de Asgard.

Entretanto, grande parte da crise vivida por Loki nasce a partir do receio de Odin, seu pai, em confiar nas atitudes de seu filho mais novo. Ao contrário de Thor, a relação de Loki e seu pai é recheada de ressentimentos, originados durante a sua criação e frutos de um futuro incerto vislumbrado por Odin.

Nessa obra, há uma preocupação em humanizar o príncipe Asgardiano e suas ações, trazendo-o mais próximo do real do que da fantasia. Os atos falhos de Loki não são mais justificados em sua natureza má, mas sim no conjunto de atitudes arriscadas a fim de resgatar um pouco de confiança e prestígio de Odin.

O livro também apresenta personagens importantes para a trama e para a construção do caráter do protagonista. Amora serve de estímulo tanto para suas paixões, bem como para sua malevolência, mas que são combatidos pelo afeto desenvolvido entre Loki e os humanos responsáveis por sua missão.

A narrativa da história ajuda constantemente a entendermos o personagem dentro e fora da literatura, causando contrastes com a realidade. Quantos outros não sofrem com insegurança e auto sabotagem por não terem tido uma boa relação com seu pai? Ou simplesmente por se sentirem excluídos afetivamente?

Contudo, um dos únicos pontos que pesam contra essa obra é a escrita (ou talvez, a tradução), em certos momentos alguns trechos são confusos de entender, necessitando de releitura. Apesar disso, o livro é fluído e rápido, não enrola o leitor. Para mim foi um grande acerto ter escolhido essa obra para ler. Recomendo sem dúvidas!!!

Jairo Oliveira 28/05/2022

Mentira, Amor e Autoconhecimento
A forma mais incrível e reveladora que vi esse personagem que tanto amo. São tantos conflitos que o assombram. Nos primeiros capítulos vemos a repetição do grande conflito que é a rejeição que ele sente pelo pai, Odin. E se questiona por que a vida toda o pai o alimentou com a possibilidade de poder ser rei tanto quanto Thor, sendo que as qualidades as características esperadas para que isso aconteça, do qual ele não possui. Reflexo disso é como o pai o podou para que ele não tivesse conhecimento ou instrução para acessar todos os seus poderes. Mantê-lo ignorante, o que se torna bem impossível pois a todo momento vemos ele sempre a um passo na frente, de uma certa forma. Sempre articulando com algumas possibilidades, para conseguir o que tanto quer, o que ironicamente se mostra perdido em relação isso também. Está destinado a ser esse vilão que muitos veem.
?- Você já e o vilão nas histórias de todo mundo, Loki. Por que não começa a aceitar seu papel?
E se esse é um futuro já lhe está reservado. A sede de poder, o atrevimento quase que natural é que moldam a complexa personalidade que ele possui. Nessa obra conseguimos ver muitas e muitas camadas dele, como sendo amoroso, apaixonado e até ingênuo quando se trata de seus próprios sentimentos, o fazendo se perder no próprio personagem que ele criou. Assim como vemos a profundidade de um Thor que se mostra falso em muitos pontos e até traidor em relação ao irmão, se acovardando sobre o que ele mesmo faz para que se safe dos erros cometidos pelos dois juntos. A Vulnerabilidade mostrada não é apenas mental, mas como física. Temos a situação em que o personagem passa o maior tempo da narrativa sem poderes mágicos ou grandes truques que poderiam resolver muitos problemas. Vemos Loki muito limitado nesse aspecto. Esse Deus mais terreno o obriga ser mais esperto e ardiloso para sobreviver as situações necessitando recordar ao seu maior talento que não é a magia e sim a mentira e manipulação. O que se mantem são os diálogos extremamente ricos em aprendizados e humor. Esses diálogos nos fazem questionar como os deuses, tão descritos como superiores em muitos aspectos, veem a morte e o espiritual. Muitos desses diálogos trazem muitos pontos de lições que podemos trazer para a realidade pois o livro se passa numa Londres antiga onde nota-se a dificuldade de ser mulher ou LGBT. Isso é retratado de forma clara e explicita para passar uma lição e impactar o leitor diretamente. Nada foi tratado de forma subjetiva. Aqui Loki com o tempo se mostra claramente bissexual e agênero, não só nas falas, mas nos envolvimentos com os personagens. Essa clareza do entendimento acontece de uma forma sútil, mas numa crescente coerente para que faça o leitor sentir os desenrolamentos das coisas sem deixar de chegar em algum lugar. As falas e atitudes dos personagens são bem diretas.
No de correr da história parece que eles entregam o final, pois as dicas foram sendo montadas desde o começo. O final não é muito longe do que se presume, mas não torna mesmo magico e impactante.
?Vaidoso, superficial, um predador cruel, o pai das mentiras, ele trapaceia, ele rouba, assassino, vilanesco e vilão.?
Em resumo: saiba quem você é, entenda seu personagem e assim ficará muito mais fácil você lutar pelo que você quer. Escolha ser você.
Entrando na parte técnica posso simplesmente afirmar que o autor sabe como ninguém dividir capítulos e sempre terminar com um final épico.

Lory 20/05/2022

Podia ter sido melhor mas meu ranço pelo Thor estragou tudo
Nossa, esse livro tem um gosto amargo, mas não por ser ruim, mas pq você sente o que o Loki sente. A sensação de quando alguém já tomou a decisão sobre o que VOCÊ é ou o que VOCÊ deixou de ser, e simplesmente não te da a chance de mostrar que você é melhor que isso, pelo simples fato de já terem decidido por você. E você fica ali se esforçando para mostrar que não é aquilo, até que já está cansado finalmente decide se tornar aquilo que já acham que você é.
É dolorido poque fazemos isso diariamente. Quantas coisas não eram de fato um problema na nossa vida mas chegaram a se tornar simplesmente porque nós tratarmos como se fossem? É algo recorrente mesmo.
A demais o Ranço que eu senti pelo Thor realmente estragou tudo. Vocês estão indo esperando ver um bom irmão, que não tem nada contra o Loki e é o Loki que espera ser assim ? Bom É o que vão receber mais de uma forma torta. O Thor desse livro de fato ama o irmão mas ele é um cínico, que Deus me ajude, ele sai jogando a culpa de tudo no Loki, e o que me faz ter mais ranço dele é que ele não faz isso de propósito, só para livrar o [*****] dele, ele faz porque ele realmente pensa assim, que ele nunca tem culpa de nada, acho que um bom irmão se colocaria a frente e não necessariamente levando a culva por tudo, mas no mínimo dividindo a culpa já que ele estava lá também, participando dos planos tanto quanto o Loki

de Paula 14/05/2022

Meu malvado favorito
Li este livro porque ganhei de presente de um amigo muito querido e por isso li rapidamente. Loki é o meu deus nórdico predileto, mas, confesso que me aprofundei um pouco mais por conta do Universo Cinematográfico da Marvel Studios. Não foi nenhum sacrifício conhecer mais uma história deste personagem tão querido.

O livro é escrito em prosa e conta uma história em que Loki não sabe sobre sua fama em Midgard. Tudo começa com suas famosas trapalhadas, quando tenta tanto acertar perante Odin que só faz coisa errada. Ele tem por companhia de aventuras a aprendiz de feiticeira, Amora. Ambos são muito poderosos e isso incomoda, afinal, Asgard valoriza homens rudes e loiros, que saem na pancada a qualquer momento, a homens articulados, inteligentes, estudados e com senso de moda. Após Odin ter uma visão do que ele acha ser o Ragnarok, provocado por um dos seus filhos, a confusão começa. Amora é banida para Midgard e a vida segue com sabor amargo para o deus da mentira.

Após um problema em Jotunheim, Odin decide punir seus filhos, fazendo Thor resolver as confusões que criou e Loki em Midgard para resolver alguns assassinatos estranhos que estão acontecendo por lá, no final do século XIX, em Londres.

Loki passa por muitas aventuras, mas, o que mais gosto é a interação entre ele e Theo. Por viver na Inglaterra, onde até pouco tempo a homossexualidade era crime, ele vivia à margem da sociedade e viu em Loki e Asgard uma esperança, já que lá as pessoas possuem gênero neutro e podem ser quem são.

Infelizmente, tudo dá errado para Loki e ele é punido pelo pai, mas, não deixa de ser uma história encantadora e deliciosa. Inclusive, Sylvie aparece nesta narrativa. É um livro divertido, que vale a pena ler para conhecer a mente confusa do nosso malvado favorito.

Com amor, Livro 06/05/2022

Amei
Eu sou apaixonada pelo Loki desde sempre e quando comprei esse livro fiquei com medo de ver um personagem muito diferente do dos filmes, mas isso não aconteceu.

A leitura é fantástica e parece que você ta assistindo mais um episódio da série dele. Temos presente a ironia característica dele e outros personagens que também se destacam, o Thor, por exemplo, é ainda mais playboyzinho.

Temos um mimo de romance aqui que entrega os sorrisos bobos que amamos, mas o final deixa a desejar, infelizmente.

Vale a pena a leitura, amei muito

Mariane 04/05/2022

Merecia muito mais
Todos já sabemos a história do Loki e como ela acaba mas mesmo assim ainda fiquei com uma ponta de esperança que ele iria ter pelo menos um pouco de reconhecimento que ele merece.
Livro perfeito, Amora te amodeio

Nat 02/05/2022

Livro sensacional!!!
?Loki? é um livro incrível, ótimo para os fãs do personagem da Marvel e é um livro muito fofo!!
Os personagens são muito bem construídos, carismáticos e muito fáceis de se identificar! Apesar de ser um livro bem leve, aborda assuntos como rejeição, relacionamentos, reputação, traição e outros, com seriedade, mas sem trazer nada pesado a leitura.
Amei!!!

Soo¡! 28/04/2022

Recomendo muito ler, principalmente quem gosta do Loki, essa história se passa antes de Vingadores 2012, então ele tá no começo da vida ainda, tentando ser o que não é, tentando provar ao pai e a si mesmo que ele não trará a destruição de asgard(lendo o livro você vai entender o que eu tô falando), cada plot twist que meus amores, (pelo menos >eu< não esperava que isso acontecesse). Capítulos não tão grandes, pra gente assim como eu, não gosta muito. E é isso, leiam, vocês não vão se arrepender!!

Amanda 23/04/2022

Maravilhoso
o jeito que o livro fala sobre as dificuldades de loki em se aceitar e demonstrar que ele é válido assim como thor é absurdamente incrível, a forma como mostra tudo que o loki fez só pra tentar ter reconhecimento e admiração de odin é surreal, fora a escrita perfeita

Luna 22/04/2022

??
Muito bom acompanhar esse personagem que eu amo tanto, saber de histórias a parte dele com o Thor. Porém o final deixa muito a desejar

arabella 05/04/2022

eu já sabia como o livro ia acabar, mas é inevitável torcer pra que as coisas deem certo pro loki e ele tenha uma chance de ser feliz.

Letticia.Goncalves 02/04/2022

?Em minha defesa, eu fui deixado sem supervisão.?
Loki passou por muitos caminhos até aceitar seu destino como deus da trapaça. Esse livro traz um novo aspecto e uma visão intimista narrada pelo filho rebelde, uma história complexa, trágica e sofrida.
No fim percebe-se que Loki só queria ser notado e visto como igual, abriu mão da própria vida e felicidade incontáveis vezes, sempre para satisfazer o egoísta e hipócrita Odin.
Quem gostou da série de Loki vai surtar com as referências do livro, desde a sexualidade de Loki até a menção de Syvie.
Um excelente livro, escrita super fácil, gostosa. Recomendo!

AnaJu76 31/03/2022

"Eu acho que todos somos capazes de coisas que nunca imaginamos"

QUE LIVRO MEUS AMIGOS, QUE LIVRO?

Primeira vez lendo um livro nessa vibe, e eu amei demais, 5 estrelas favoritado. Tive muitos surtos durante o livro.

Loki é sensacional cara, morri de rir com as falas dele, o típico moreno sarcástico que eu amo?

"Em minha defesa, eu fui deixado sem supervisão"