Uma Princesa de Marte

Uma Princesa de Marte Edgar Rice Burroughs




Resenhas - Uma Princesa de Marte


88 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


The Old Man 16/04/2010

O início de tudo
Esta incrível história é a primeira de muitas aventuras que John Carter enfrenta em um planeta desvastado por guerras, habitado por feras brutais num ambiente inóspito.

Narrado em primeira pessoa, John Carter nos conta a infeliz tentativa de recomeçar sua vida após o fim da Guerra Civil Americana. Fugindo de indígenas, ele tenta se refugiar numa caverna, mas vê-se subitamente transportado para outro planeta.

Os primeiros habitantes de Marte que John Carter conhece são os ferozes tharks. Guerreiros por natureza, gigantescos e de hábitos muito diferentes dos conhecidos por Carter, estes monstros acabam por capturá-lo. Mas logo John Carter tem a oportunidade de provar seu valor e coragem, ganhando respeito e admiração de alguns membros desta temível raça.

Enquanto tenta compreender os costumes de seus "anfitriões", ele conhece Dejah Thoris, a princesa de Helium. De uma raça completamente diferente dos tharks, seu físico é semelhante aos terráqueos, apesar do tom cobre-avermelhado de sua pele. John Carter, sempre um cavalheiro que luta pelo bem e pelos valore sem que acredita, protege a princesa dos maus-tratos de seus captores.

Numa história repleta de reviravoltas fantásticas, uma flora exuberante e fauna completamente diferente de tudo que já se imaginou, Edgar Rice Burroughs prende nossa atenção enquanto viajamos por terras estranhas junto com o capitão John Carter, um herói que certamente cativará terráqueos e marcianos.
comentários(0)comente

Koneko-chan 17/04/2010minha estante
Haha, adorei a parte de John Carter ser "um herói que certamente cativará terráqueos e marcianos". Meu irmão, você vai me levar à falência com essas resenhas, sabe? :P



Quero muito ler \o/




Iva 10/04/2021

Uma princesa de Marte
O livro conta a história de John Carter, combatente do exército, em sua viagem a Marte(Barsoom), no qual passou 10 anos.

Ser um terráqueo e Marte tem suas vantagens, no qual o autor imagina sem nem mesmo o homem ter ido a lua na época de sua escrita.

Em Marte John Carter encontrar seu grande amor e luta em grandiosas batalhas. É mostrado a diversidade de Marte, fauna, flora, costumes e tradições.
comentários(0)comente



Eduardo.Staque 29/03/2021

Muito diferente do filme
Livro curto, rápido e muito dinâmico.
Contando a vivência de John Carter através de seus relatos num diário, mostrando suas experiências com seres de um outro planeta, com costumes, cultura, comportamento muito diferentes de nós, mas que no fundo são muito parecidos.

Há pouquíssimos diálogos o que pra alguns pode deixar o livro cansativo, mas é compensado pela visão e descrição fantásticas sobre Marte/Barssom (pois a maioria das coisas sobre Marte é especulativa aqui).

O interessante mesmo é irmos descobrindo as coisas conforme ele vai descobrindo durante a jornada, pois como é um relato ele poderia já explicar logo quando algo novo aparece, mas ele deixa pra depois, seguindo assim suas descobertas de forma linear e em ordem cronológica.

Mas muita coisa fica pra depois, sendo necessário ler os outros livros... "que pena!"....
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carine 17/03/2021

Esquece o filme, o livro não tem nada a ver
A galera da Disney pegou um punhado de elementos do livro e fez um filme. Ambas as narrativas não possuem nada de semelhante.

Para alguns isso pode ser algo ruim, mas para mim foi ok

Achei o livro divertido, dinâmico, um pouco superficial em algumas partes, mas é bom lembrar que se trata de um clássico da ficção cientifica e, portanto acaba sendo uma baixa ficção.

O John é um exímio perfil do ?cavalheiro sulista? e admito que me coração palpitou com esse homem.

Gostei muito da experiência de ?rever? essa historia de outra forma.
comentários(0)comente



Mrs Luna 05/09/2020

Algumas aventuras em Marte
John Carter, Capitão John Carter, é um guerreiro da Vírginia que participou da guerra civil e não pode dizer que foi um sucesso sua bravata.
Juntamente com um amigo de guerra, eles encontram uma mina para escavar e assim fazerem sua fortuna, porém ao ir buscar ajuda para conseguirem completar sua empreitada e seu amigo acaba indo para uma aldeia de índios, e ao tentar salvar seu amigo John se vê em uma enrascada e ao entrar em uma caverna ele acaba sendo teletransportado para Marte, onde vive muitas aventuras em meio aos marcianos, já que sua estrutura óssea o permite que de saltos altos e socos extremamente fortes, capazes de derrubar os marcianos, que tem 2,50m de altura um dos mais baixos.
Lá ele encontra a possibilidade de ser um herói mesmo estando entre os marcianos verdes, com uma cultura totalmente diferente, até mesmo a sua reprodução não é a mesma que os humanos.
Para quem quer uma ficção científica, que não tenha muitos termos e uma criação de mundos complexa, Uma Princesa de Marte é uma boa pedida para quem quer começar a entrar nesse mundo fantástico.
E em 2013, exatamente 101 anos depois da publicação do livro pelo Sr. Edgar Rice Burroughs, a senhora Walt Disney trouxe essa história para as telonas no filme intitulado "John Carter Entre Dois Mundos".
Já aviso que não é uma reprodução totalmente fiel, sendo incluídas algumas coisas que não existem no primeiro livro, mas é uma produção muito boa e com um design gráfico que não deixa a desejar.
comentários(0)comente



laranjai 04/06/2020

O livro tem muitas divergências comparado ao filme e ainda assim continua sendo infinitamente melhor, o autor criou um universo que vale a pena cada página do livro tornando Marte um planeta rico.
comentários(0)comente



Davi Busquet 28/04/2021

O melhor de dois mundos
Por um lado, temos as histórias de cavaleiros — heróis que providencialmente sempre estão no lugar certo, na hora certa e com habilidades que em muito superam seus adversários, enfrentando hordas bárbaras, unindo reinos e ganhando a bela princesa no final — e, no outro, um cenário alienígena, exótico e repleto de criaturas estranhas e civilizações tecnologicamente avançadas. No meio do caminho, temos John Carter e “Uma Princesa de Marte”.
A junção de gêneros literários distintos não é algo novo, e dela já resultou obras magníficas e surpreendentes. Na incrível história do veterano da Guerra Civil Americana e suas aventuras no planeta vermelho, Marte, essa fórmula se deu de maneira curiosa e espetacular, a tal ponto, que fez nascer o subgênero de Space Fantasy (Fantasia Espacial ou, em algumas fontes, Romance Planetário).
A noção científica acerca do planeta Marte, ainda básica e superficial na época da publicação do livro (em comparação ao que sabemos hoje em dia), não torna o texto menos interessante. Ao contrário, colabora mais ainda para o teor fantástico da narrativa — como as embarcações voadoras abastecidas por Rádio (um elemento químico recém-descoberto na época) e a ideia de super-força e agilidade do personagem terráqueo quando em contato com a atmosfera rarefeita e a baixa gravidade.
Para leitores mais modernos, que não tenham tido contato com os contos de cavalaria da Idade Média, “Uma Princesa de Marte” pode parecer estranho e confuso, com uma base científica fraca e uma estrutura fantástica deficiente. Há de se entender, no entanto, que se trata de uma junção de duas perspectivas diferentes, que, à sua época, inovou substancialmente e diversificou o universo literário mundial.
Afinal, em que outra obra podemos conhecer uma espécie de paladino terrestre que comanda legiões de guerreiros marcianos verdes, cruza as imensidões áridas do planeta em navios voadores, duela até a morte contra soldados marcianos das nações semi-humanas, salva o planeta da destruição e fica com a linda princesa no final?

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_br
comentários(0)comente



Henrique.Alves 28/02/2020

Clássico
A história de John Carter e Dejah thoris foi escrita a mais de 100 anos mas ainda hoje encanta gerações pela criatividade, a narrativa épica e toda complexidade política e social que há na sociedade barsoomiana
comentários(0)comente



Asil. F 10/02/2020

Olha...
Então pra quem me conhece sabe que eu gosto de tudo que envolve outros planetas e esse livro não foi diferente...
Gostei muito da ambientação, realmente é incrível como o Edgar Rice conseguiu escrever isso em 1912 porque ele fez parecer que foi escrito nos anos 2000, vou ler o segundo sim pra ver o que acontece
o livro é bem estereotipado em alguns momentos mas leve em conta que essa história tem 108 anos .
comentários(0)comente



Alustriel Silvermoon 14/01/2019

Nunca existiu um homem como Jonh Carter!
O perfeito Jonh Carter, irremediavelmente apaixonado pela perfeita princesa Dejah Thoris! Eu sei que tenho que levar em consideração a época em que o livro foi escrito, mas não posso negar que tanta perfeição e necessidade de suspensão de descrença me incomodaram. O universo criado pelo autor, bem como as espécies e seus costumes são as coisas mais interessantes da leitura, porém o protagonista aprender, a ponto de falar fluentemente, uma língua alienígena em 30 dias foi um pouco demais para mim. Jonh Carter é um herói idealizado, pronto para socorrer sua princesa, também idealizada, a qualquer custo. Para alguém que chegou até o livro pelo filme, acho que este último, mesmo com seus defeitos, resolveu bem algumas questões da obra que ficaram datadas. No mais, tive dificuldade no começo da leitura, já que o primeiro terço é muito arrastado, contudo, da metade para o final a aventura engata e senti curiosidade pelo fim da jornada. O final deixou um bom gancho para a continuação e me peguei querendo ler o próximo volume, mas não urgentemente. Se desconsiderar toda a idealização e alguns pequenos absurdos, é um bom livro, mas nada excepcional.
comentários(0)comente



Sílvia 27/09/2018

Apesar de
Apesar de certos buracos na história, e do filme da Disney, eu gostei muito do livro e estou ansiosa pelas continuações. Parece que o autor influenciou até Ahlrthur C Clarke com essa sequência de livros sobre Barsoom
comentários(0)comente



D3lc4rm0 20/02/2018

Simplismente Maravilhoso
Confesso que comecei a ler esse livro de forma despretensiosa devido ao filme John Carter entre dois mundos, porém que surpresa maravilhosa ver que do filme este não tinha nada, além dos nomes e o cenário.
Uma Princesa de Marte me deixou vidrado os 2 dias que levei na empreitada de lê-lo, me emocionou eu realmente torci por John Carter em sua busca frenética por sua princesa e a forma que o autor nos prende nas passagens dos cenários e como se o proprio houvesse feito um tour pelo planeta vermelho, além do que, a historia e repleta de ganchos que poderiam render outros livros maravilhosos.
Uma princesa de Marte me tornou um fã do planeta vermelho e muito curioso sobre seus mistérios! Um classicão e uma ótima leitura de ficção.
comentários(0)comente



criscat 11/04/2017

O autor faz uso de um artifício bastante comum pra contar a história. Ele mesmo é um personagem, que recebe uma herança de um tio e, junto com o testamento, lhe é entregue um manuscrito. Nele, o tio, John Carter, contava suas aventuras em Marte. Sendo assim, o livro é narrado em primeira pessoa, o que dá ao leitor apenas a visão de Carter sobre todos os eventos.

A resenha completa está no site.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2017/04/11/uma-princesa-de-marte-barsoom-1/
comentários(0)comente



88 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR