Uma Princesa de Marte

Resenhas - Uma Princesa de Marte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luciano 11/04/2021

Uma aventura clássica.
"Abri meus olhos para uma estranha e bizarra paisagem. Sabia que estava em Marte e nem uma vez questionei minha sanidade, nem se estava acordado".

Encurralado por um grupo de índios, John Carter, um capitão da Virgínia da época do ainda selvagem Velho Oeste, adentra numa estranha caverna que mudou o rumo de sua vida para sempre. Transportado magicamente para Marte, ele se descobre em um mundo tão mais selvagem e bélico quanto o que deixou para trás. Somos então guiados por seus relatos de aventuras e desventuras nesse novo mundo estranho.

Descobrindo que a atmosfera mais baixa do planeta lhe conferiu habilidades sobre-humanas, John Carter passa a explorar Marte, sendo feito prisioneiro, conquistando amigos e descobrindo amores durante sua jornada.

Publicado originalmente em 1912 como série em uma revista sob o título "Under the moon of Mars", Uma Princesa de Marte é uma típica história de ficção científica da época de revistas pulp: cheia de lutas, um protagonista esperto que escapa de todos os perigos e desventuras impostas pelas circunstâncias. É uma aventura no sentido clássico.

A narrativa é muito fluída e cada virar de páginas é um convite para a aventura. Gostei muito da experiência dessa leitura, foi como redescobrir na infância aquelas histórias de pura magia e fascínio pelos perigos do desconhecido! E como na literatura nem tudo precisa ser sobre grandes reflexões filosóficas sobre a natureza humana, ainda há espaço para leitura de histórias simples sobre grandes feitos ideias, a matéria da qual se fazem os mitos!

Iva 10/04/2021

Uma princesa de Marte
O livro conta a história de John Carter, combatente do exército, em sua viagem a Marte(Barsoom), no qual passou 10 anos.

Ser um terráqueo e Marte tem suas vantagens, no qual o autor imagina sem nem mesmo o homem ter ido a lua na época de sua escrita.

Em Marte John Carter encontrar seu grande amor e luta em grandiosas batalhas. É mostrado a diversidade de Marte, fauna, flora, costumes e tradições.

Eduardo.Staque 29/03/2021

Muito diferente do filme
Livro curto, rápido e muito dinâmico.
Contando a vivência de John Carter através de seus relatos num diário, mostrando suas experiências com seres de um outro planeta, com costumes, cultura, comportamento muito diferentes de nós, mas que no fundo são muito parecidos.

Há pouquíssimos diálogos o que pra alguns pode deixar o livro cansativo, mas é compensado pela visão e descrição fantásticas sobre Marte/Barssom (pois a maioria das coisas sobre Marte é especulativa aqui).

O interessante mesmo é irmos descobrindo as coisas conforme ele vai descobrindo durante a jornada, pois como é um relato ele poderia já explicar logo quando algo novo aparece, mas ele deixa pra depois, seguindo assim suas descobertas de forma linear e em ordem cronológica.

Mas muita coisa fica pra depois, sendo necessário ler os outros livros... "que pena!"....

Thiago Araujo 01/09/2021

Um faroeste Sci-Fi
Sem saber exatamente do que tratava, escolhi Uma Princesa de Marte para ser um dos Sci-Fi?s do mês e, despretensiosamente, fui arrebatado pela estória.

Um garimpeiro, do velho oeste americano, que subitamente se vê em um outro planeta, tendo que conviver com seres diferentes e outros nem tanto assim.

Um choque cultural, onde o humano parece ter superpoderes dentro da realidade do novo planeta.

Muita bala e aventura que não deve nada aos bons filmes de faroeste clássicos.

Uma premissa diferenciada que se desenrola de maneira muito interessante, mas ainda com alguma falhas de roteiro, que, por sorte, não tiram o brilho da experiência de leitura.

Vale a pena a leitura, indicado inclusive pra iniciantes no gênero.

Carine 17/03/2021

Esquece o filme, o livro não tem nada a ver
A galera da Disney pegou um punhado de elementos do livro e fez um filme. Ambas as narrativas não possuem nada de semelhante.

Para alguns isso pode ser algo ruim, mas para mim foi ok

Achei o livro divertido, dinâmico, um pouco superficial em algumas partes, mas é bom lembrar que se trata de um clássico da ficção cientifica e, portanto acaba sendo uma baixa ficção.

O John é um exímio perfil do ?cavalheiro sulista? e admito que me coração palpitou com esse homem.

Gostei muito da experiência de ?rever? essa historia de outra forma.

Mrs Luna 05/09/2020

Algumas aventuras em Marte
John Carter, Capitão John Carter, é um guerreiro da Vírginia que participou da guerra civil e não pode dizer que foi um sucesso sua bravata.
Juntamente com um amigo de guerra, eles encontram uma mina para escavar e assim fazerem sua fortuna, porém ao ir buscar ajuda para conseguirem completar sua empreitada e seu amigo acaba indo para uma aldeia de índios, e ao tentar salvar seu amigo John se vê em uma enrascada e ao entrar em uma caverna ele acaba sendo teletransportado para Marte, onde vive muitas aventuras em meio aos marcianos, já que sua estrutura óssea o permite que de saltos altos e socos extremamente fortes, capazes de derrubar os marcianos, que tem 2,50m de altura um dos mais baixos.
Lá ele encontra a possibilidade de ser um herói mesmo estando entre os marcianos verdes, com uma cultura totalmente diferente, até mesmo a sua reprodução não é a mesma que os humanos.
Para quem quer uma ficção científica, que não tenha muitos termos e uma criação de mundos complexa, Uma Princesa de Marte é uma boa pedida para quem quer começar a entrar nesse mundo fantástico.
E em 2013, exatamente 101 anos depois da publicação do livro pelo Sr. Edgar Rice Burroughs, a senhora Walt Disney trouxe essa história para as telonas no filme intitulado "John Carter Entre Dois Mundos".
Já aviso que não é uma reprodução totalmente fiel, sendo incluídas algumas coisas que não existem no primeiro livro, mas é uma produção muito boa e com um design gráfico que não deixa a desejar.

laranjai 04/06/2020

O livro tem muitas divergências comparado ao filme e ainda assim continua sendo infinitamente melhor, o autor criou um universo que vale a pena cada página do livro tornando Marte um planeta rico.

Henrique.Alves 28/02/2020

Clássico
A história de John Carter e Dejah thoris foi escrita a mais de 100 anos mas ainda hoje encanta gerações pela criatividade, a narrativa épica e toda complexidade política e social que há na sociedade barsoomiana

Asil. F 10/02/2020

Olha...
Então pra quem me conhece sabe que eu gosto de tudo que envolve outros planetas e esse livro não foi diferente...
Gostei muito da ambientação, realmente é incrível como o Edgar Rice conseguiu escrever isso em 1912 porque ele fez parecer que foi escrito nos anos 2000, vou ler o segundo sim pra ver o que acontece
o livro é bem estereotipado em alguns momentos mas leve em conta que essa história tem 108 anos .

Alustriel Silvermoon 14/01/2019

Nunca existiu um homem como Jonh Carter!
O perfeito Jonh Carter, irremediavelmente apaixonado pela perfeita princesa Dejah Thoris! Eu sei que tenho que levar em consideração a época em que o livro foi escrito, mas não posso negar que tanta perfeição e necessidade de suspensão de descrença me incomodaram. O universo criado pelo autor, bem como as espécies e seus costumes são as coisas mais interessantes da leitura, porém o protagonista aprender, a ponto de falar fluentemente, uma língua alienígena em 30 dias foi um pouco demais para mim. Jonh Carter é um herói idealizado, pronto para socorrer sua princesa, também idealizada, a qualquer custo. Para alguém que chegou até o livro pelo filme, acho que este último, mesmo com seus defeitos, resolveu bem algumas questões da obra que ficaram datadas. No mais, tive dificuldade no começo da leitura, já que o primeiro terço é muito arrastado, contudo, da metade para o final a aventura engata e senti curiosidade pelo fim da jornada. O final deixou um bom gancho para a continuação e me peguei querendo ler o próximo volume, mas não urgentemente. Se desconsiderar toda a idealização e alguns pequenos absurdos, é um bom livro, mas nada excepcional.

Sílvia 27/09/2018

Apesar de
Apesar de certos buracos na história, e do filme da Disney, eu gostei muito do livro e estou ansiosa pelas continuações. Parece que o autor influenciou até Ahlrthur C Clarke com essa sequência de livros sobre Barsoom

D3lc4rm0 20/02/2018

Simplismente Maravilhoso
Confesso que comecei a ler esse livro de forma despretensiosa devido ao filme John Carter entre dois mundos, porém que surpresa maravilhosa ver que do filme este não tinha nada, além dos nomes e o cenário.
Uma Princesa de Marte me deixou vidrado os 2 dias que levei na empreitada de lê-lo, me emocionou eu realmente torci por John Carter em sua busca frenética por sua princesa e a forma que o autor nos prende nas passagens dos cenários e como se o proprio houvesse feito um tour pelo planeta vermelho, além do que, a historia e repleta de ganchos que poderiam render outros livros maravilhosos.
Uma princesa de Marte me tornou um fã do planeta vermelho e muito curioso sobre seus mistérios! Um classicão e uma ótima leitura de ficção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6