O menino do pijama listrado

Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Soco no estômago!
Juro que me surpreendi com este livro. Mesmo com as boas críticas não esperava o que encontrei. A história do menino Bruno é contada de uma forma tão singela, inocente que é impossível não se emocionar com ela.

Na orelha do livro não há detalhes sobre a sinopse. Diz-se que qualquer detalhe estragaria as surpresas a serem descobertas. Não entendi bem isso quando comecei a ler, mas depois pude compreender perfeitamente. Qualquer dica sobre o que viria a seguir arruinaria a deliciosa experiência de leitura de "O Menino do Pijama Listrado".

As sutilezas de Boyne, seus trocadilhos e até as repetições gramaticais (que algumas pessoas aqui embaixo não gostaram) são geniais. Em alguns trechos me senti uma idiota por demorar a perceber alguns detalhes implícitos do livro. Em outras partes, o que viria a seguir era tão explícito que eu não sabia se ria, chorava, gritava ou escrevia para o autor mesmo antes de confirmar o que aconteceria.

"O Menino do Pijama Listrado" foi, ao mesmo tempo, uma delícia de experiência e um soco no estômago, que ainda dói ao lembrar.
Thiago Leite 28/07/2009minha estante
Bela resenha!!!! Exatamente o que eu encontrei também, só não consegui escrever tão bem!

17/12/2009minha estante
Nessa!

Vc assistiu o filme? Nossa.... chorei demais.... História comovente.

Nessa Gagliardi 23/06/2010minha estante
Sô, ainda não vi. Tenho medo de desidratar... rsrsrs

Bruna.Plewka 01/02/2021

Não sei descrever o que sinto com esse livro, já havia assistido ao filme há muito tempo atrás e lembro de ter desidratado chorando. Leitura muito importante, extremamente necessária e tocante.
Madu 01/02/2021minha estante
Esse livro me destruiu por dentro.

Michele 19/11/2020

Um dos poucos casos em que achei o filme melhor que o livro.
Talvez se tivesse lido mais nova teria aproveitado a leitura de uma forma diferente. O fato do Bruno ser tão inocente quanto aos acontecimentos que o cercam acabou impedindo que a própria personagem exteriorizasse algumas reflexões no decorrer da história, que ao meu ver poderiam ser mais aprofundadas e melhor trabalhadas. Sem isso, todos os questionamentos ficam a encargo do leitor, enquanto o Bruno é um mero expositor dos fatos.
Ainda assim, valeu bastante a leitura e o parágrafo final foi digno de um arrepio na espinha.
Patricia 19/11/2020minha estante
Também achei o filme melhor que o livro... ?

kellen.ssb 20/05/2009

É legal ler um livro que mostra a visão de uma criança de uma época tão perturbadora como o nazismo. Eu gosto de ler livros que descrevem a inocência de uma criança... e esse livro refletiu isso: a inocência de uma criança em meio a uma época tão pobre e ridícula da história. Gostei!
Esdras Castiliano 21/10/2010minha estante
Livro Fantástico *-*

mrsmaid 21/02/2020

Brazil I'm devastated
eu queria simplesmente NÃO ter lido esse livro, não tava esperando um final desses e eu to DEVASTADA.
Gabriel 26/02/2020minha estante
Te entendo perfeitamente. Tbm me senti assim. Acho que esse era exatamente o objetivo do autor. Abs.

Prof. Angélica Zanin 22/06/2019minha estante
Obrigada!

Nicolas.Rodrigues 23/03/2020

Livro muito bom, recomendo principalmente para os preguiçosos, pois o enredo é curto e não tem falatórios desnecessários.
Mylene.Caldeira 23/03/2020minha estante
Muitooo bom ? ameeei

joseik 01/03/2020

Nazistas...
O livro conta a história de Bruno, garoto que mora com sua família em Berlim. Sua irmã, Gretel (que ele chama, carinhosamente, de Caso Perdido), sua mãe e seu pai (cujo nome da mãe não é revela, ou eu ao menos não o vi). Um dia eles tem que se mudar para uma casa chamada Haja-Vista. Bruno não gosta do lugar desde o primeiro instante, mas tem que se conformar com a situação. Após algum tempo, Bruno cansado de toda o tédio daquele lugar decide explorar as redondezas. Ao linda de sua caminhada ele encontra, do outro lado de uma cerca um menino, de pijama listrado. Eles ficaram amigos desde então, e se vêem todos os dias.

Mais uma resenha:3 espero que essa esteja ficando melhor. Obrigado a que quer que tenha lido:3

Srta.
xbeh 02/03/2020minha estante
É uma história muito triste, porém nos faz refletir muito sobre tudo. Eu me lembro de quando li esse livro pela primeira vez, o coração apertava a cada página.

(gostei da resenha :3)

Jean.LCosta 26/01/2019

O menino do pijama listrado
Bruno é um menino alemão de 9 anos no meio da segunda guerra mundial, mas que não compreende bem o que está acontecendo, qual a dimensão do conflito, qual o papel de pessoas próximas a ele.

Criado sob proteção e com luxo, filho de um alto oficial da SS, coisa que ele não entende bem, apenas impressiona-se com o uniforme sempre impecável e cheio de condecorações de seu pai, logo se vê transportado para outro país, próximo a um campo de concentração, onde de longe ele vê pessoas que passam o dia de pijama.

No seu mundo inocente, interpreta ao seu modo, o lugar onde vive, as pessoas que o cercam, o papel de seu pai. Acaba fazendo amizade com um menino que vivia do outro lado da cerca e sempre estava de pijama listrado. E essa amizade o preenche, retirando-o da solidão de estar longe de casa, dos seus amigos e do mundo que conheceu.

Um livro simples e encantador, uma história da guerra escrita com poesia, visto na perspectiva de um menino e com um final absolutamente inesperado.

Um livro belo e perturbador.
Laura.Rodrigues 19/03/2019minha estante
eu gostei muito

izzystorm 21/09/2020

O Menino do Pijama Listrado - Resenha #15

Foi a leitura mais rápida do ano até agora. Eu amei demais a escrita do autor e o distanciamento histórico, muito bem desenvolvido e elaborado por ele, pela falta de maturidade do protagonista para compreender o que estava acontecendo. Gostei muito de como ele conseguiu me imergir na história de maneira bem rápida e você se apega aos personagens nessa mesma velocidade.
Gomor 21/09/2020minha estante
Todos os livros que li desse autor são excelentes! Sou fã!

Daniel 29/05/2020

Vamos descobrir o que há do outro lado da cerca?
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2020/05/o-menino-do-pijama-listrado-boy-in.html

Haira2 18/10/2020

adorei!.
Este livro é incrívelmente triste e bonito, é muito bom e tem uma leitura rápida. Abriu minha mente sobre o holocausto, e me deu vontade de pesquisar mais sobre, é um livro adorável e leria novamente sem dúvidas.
Gabriel Rodrigues 18/10/2020minha estante
Eu adoro como esse é super triste mas é bonito como você disse ??

PaolaBiah 22/01/2021

Leitura emocionante
Há anos esse livro está na minha lista, primeiro porque amo histórias sobre o holocausto, e segundo porque vi o filme e amei. Realmente o livro é ótimo!
Leitora leve e inocente, como o Bruno.
Julie 22/01/2021minha estante
Amei esse livro, chorei tanto na madrugada, ?

Mooder 2k 02/02/2021

Desolado estou...
Muito triste, ver as crueldades que o ser humano é capaz de cometer, pior ainda é observar isso pelo olhos de uma criança, que não faz a mínima ideia da situação que está incluída e observar a inocência de Bruno e de Shmuel, sobre algo tão cruel, e o final.... Fiquei sem reação, desolado de verdade em ver o final disso tudo, meu Deus a inocência deles....
ESTOU MORTO POR DENTRO.
KayIasmim 31/05/2022minha estante
Sempre choro vendo o filme, magina se eu ler o livro. Viro uma cachoeira!
O filme ja foi impactante demais pra mim, o livro deve ser mais ainda. Preciso ler