O menino do pijama listrado

Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Thibu 25/05/2020

Comovente
Livro extremamente forte e pesado, por outro lado leve por causa da simplicidade de uma criança, que inclusive tem um nome lindo,o meu kkkk

Andrea238 21/03/2023

O menino do pijama listrado
Como é ser criança em meio a guerra?
Infelizmente ele não sabe
Está alheio aos acontecimentos recentes do país
Na verdade o que ele procura é um amigo

folkjude 24/07/2021

você é o meu melhor amigo. meu melhor amigo para a vida toda
confesso que demorei bastante para ler esse livro, a leitura não me prendia de jeito nenhum, além de que eu não consegui me apegar ao bruno, na verdade senti raiva dele quase que o livro todo, porém a história em si é muito boa além de ser muito importante pois trata de assuntos que todos deveriam saber, não me surpreendi com o final pois já tinha visto o filme, mas o ensinamento que ele dá é extremamente maravilhoso

luisa 19/04/2021

gostei bastante
precisei ler o livro pra escola e por conta do tempo curto ouvi em audiobook, a história me prendeu muito e amei a forma que foi contada por um garoto de 9 anos, em uma perspectiva bem diferente dos acontecimentos da guerra, já que ele ainda era muito inocente para entender muitas coisas que aconteciam

fiquei um pouco chocada no final pois não esperava que fosse acontecer aquilo, ainda mais que criei certas expectativas desde o início mas elas foram frustradas

dei 4 estrelas pois apesar de ter gostado muito não foi o meu livro favorito, mesmo assim acho bem importante outras pessoas lerem ele

Anny 04/08/2022

Caramba, eim
O livro passa-se na Alemanha, em meio a Segunda Guerra Mundial. Sua narrativa é feita a partir dos olhos de um garotinho de 10 anos, filho de um general nazista.
Demorei muito para terminar de ler, mas não por tédio ou problemas com a escrita, mas por medo de terminar a história. É muito interessante acompanhar a história deste período com a visão de mundo de Bruno, já que este entende tudo de uma maneira ingênua (como quando chama o Fuhër de Fúria).
Recomendo a leitura pois, apesar de ter momentos que te farão chorar por dias questionando a capacidade humana, ainda é uma leitura de considerável importância para todos aqueles que ainda possuem um coração.

Ana__ 08/03/2023

Recomendo Muito! Mas se prepara kkkkk. Vc vai se sensibilizar muito com a história, é narrado com a inocência de um garotinho, mas a gente sabe que nas entrelinhas aborda um tema bem pesado ?

| ? Indico
Arrependimento: 2% (o final ?)

Gih 08/06/2020

Me encomodei com a repetição de algumas frases, mas como o protagonista é uma criança é compreensível.
Me arrancou lágrimas.
Quel 08/06/2020minha estante
Vou te falar que caiu um cisco no meu olho também viu Gih rsrs

Gih 08/06/2020minha estante
E eu que estava no meio da sala, com muitos familiares.

Ale 08/06/2020minha estante
Eu assistir o filme e muito bom...

Quel 09/06/2020minha estante
Eita Giih kkkk pelo menos o meu foi escondidinho, eu estava sozinha hehe

Quel 09/06/2020minha estante
Nunca assisti Ale, vou ver se tenho coragem para procurar depois hehe

Ale 09/06/2020minha estante
Filme de drama com final feliz.

brunxvy 05/04/2023

O menino do pijama listrado;
Esse livro é um conto do ponto de vista de um garoto, filho de um capitão neo naz1sta, intimo de Aldolfo, em um campo de concentração de escr4vidã0 de judeus.
um ponto que é muito ressaltado no livro é a inocência de bruno sobre o assunto, isso foi o que mais me assustou no livro. como assim ele nunca ouviu falar nisso? como ele nunca ouviu nenhuma explicação sobre?
e outra, como ele conseguiu fazer amizade com um judeu embaixo do nariz de vários seguranças?.
esse livro não é uma explicação num ponto de vista "infantil" e sim uma romantização de um filho de um cara naz1sta. o livro nao resalta a morte de gente ou os danos do naz1sm0 nem nos deixa afetado com ela, e sim foi feito para sentirmos pena de uma criança naz1sta...
Radrian 05/04/2023minha estante
Naquela época não existia internet, poucas notícias eram divulgadas sobre o que os alemães faziam na guerra, nem mesmo dentro do próprio estado nazista eram divulgadas por ser segredo militar, apenas as coisas que exaltavam Hitler e seu império recebiam propaganda dentro do terceiro Reich para a população e os seus inimigos verem.

Campos de concentração eram super secretos porque no meio da população existiam muitos espiões britânicos e russos infiltrados, e se essa informação caísse em mãos dos aliados eles certamente se uniriam para soltar os presos e destruir esses campos.
Até os próprios soldados aliados só foram descobrir os campos quando estavam avançando dentro do território alemão, atraídos pela fumaça negra que se tornou mais densa depois do último pedido de Hitler de "matar o máximo de prisioneiros possíveis", antes que os aliados chegassem.

Radrian 05/04/2023minha estante
Por isso q esse menino não sabia da segregação entre alemães e Judeus.

E, para eles, assim como em todo o mundo, o exército local são os heróis, os que invadem são os vilões

Tainara 02/07/2010

Sinto que sou a única pessoa que não viu muita coisa nesse livro. Não consegui me emocionar com a história. Nem com o final, que muitos disseram ser comovente. Não gostei da narrativa, achei infantil DEMAIS. Há repetição de inúmeras frases. Até parágrafos, inclusive. Toda vez que Bruno se lembra de algum fato, o conta do mesmo jeito de outrora. E assim sucessivamente. Achei que teria um quê de suspense a mais na história, a partir do momento em que Shmuel e Bruno descobrem ter nascido no mesmo dia - gêmeos talvez? Mas não foi nada disso. Nenhum suspense. Só um final totalmente previsível pra mim.
tiagoodesouza 29/04/2012minha estante
O fato de eles terem nascido no mesmo dia nunca fez passar pela minha cabeça que fossem gêmeos. O livro não é uma leitura de entretenimento, por isso não deve ter funcionado para você. E o fato do final ser previsível não foi ruim. O livro é uma fábula, tem uma moral por trás da história contada.

Débora 19/12/2013minha estante
Concordo plenamente. Achei o livro fraco. A história até que é criativa mas foi mal escrita.

Lara 01/03/2017minha estante
Gostei do livro, porém ressalto que não atingiu minhas expectativas. Acredito que seja um livro para crianças pela forma de como é narrado e pelo vocabulário. Mas gostei da simplicidade e da inocência dos meninos diante de uma situação tão amarga que foi o holocausto.

Afonso 01/10/2021

"Você é o meu melhor amigo... para a vida toda"
Eu não estava esperando por este final, aliás não consigo lidar com o final deste livro!
Um drama narrado de uma forma muito fofa... emocionante!

roses in winter 15/01/2023

o menino do pijama listrado - 2023
ou o livro não é tudo isso ou eu que sou insensível mesmo, porque não derrubei uma lágrima lendo isso e não senti nada por essa história, afinal, foi extremamente previsível, então não me conectei nem um pouco.
é um ótimo livro para ler na escola, mas creio que existem melhores tratando sobre o holocausto e o período da Segunda Guerra. enfim, eu gostei até, recomendo, mas não com a proposta que vai fazer você chorar horrores, porque não aconteceu comigo. três estrelas de cinco.

Nati 29/04/2020

Ótimo livro
Esta obra nos faz refletir muito sobre o valor da vida... Em como reclamamos por coisas tão pequenas e que se tornam totalmente insignificantes quando comparadas a toda a dádiva de VIVER, de poder estar com sua família, em segurança, ter liberdade, compaixão e etc.

maitecoropos 29/07/2023

O Menino do Pijama Listrado
No início, achei a escrita bastante boba, e tive dificuldade de me conectar com o personagem principal, o Bruno. Ele vive numa bolha, onde só enxerga a própria vida, repleta de privilégios. Como a leitura é guiada pela perspectiva dele, me desinteressei um pouco. Nos primeiros capítulos, quando ele começa a fazer perguntas sobre o que está acontecendo com sua família, comecei a considerá-lo um pouco inocente demais, até para uma criança de 8 anos. Ao longo da leitura, me acostumei com a linguagem simples, mas continuei incomodada com a dificuldade do Bruno de tirar conclusões razoáveis sobre o que estava vivendo. Alguns pensamentos e falas do personagens o fazem parecer desprovido de qualquer tipo de inteligência, pois ele não é capaz de assimilar informações simples e perceber os contextos em que está inserido. Isso me desistimulou bastante por um tempo. Ironicamente, encontrei a beleza narrativa justamente na inocência da amizade entre as duas crianças. Todas as cenas que descrevem os encontros clandestinos dos dois meninos possuem uma boa camada de esperança. E, apesar de já saber o final da história, me emocionei como se fosse a primeira. A história é triste, e precisa ser. Não podemos permitir que a tragédia do holocausto seja repetida ou romantizada no presente ou no futuro.