O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

lucine. 01/05/2020

Devastador
O menino do pijama listrado é um livro que eu já sabia o que esperar, visto que assisti o filme, inclusive achei a adaptação bastante fiel ao livro.
Em algumas partes muitas repetições do autor me incomodaram, mas nada que não possa passar despercebido.
Este livro acima de tudo, é triste e demonstra a realidade de diversos judeus na época da 2° guerra mundial, e friza mais uma vez, como nos diversos livros do tema, que não podemos deixar nada parecido acontecer novamente.

Gabriel.Dantas 07/07/2021

Sem palavras
Este livro causa uma mistura de sentimentos na gente. A pessoa acaba rindo, chorando, sentindo raiva e se envolvendo com a história de uma maneira que eu nunca vi antes. Um dos melhores livros para se debater sobre os eventos que aconteceram durante a segunda guerra e como o preconceito é capaz de destruir vidas. Um livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida.

Gih 08/06/2020

Me encomodei com a repetição de algumas frases, mas como o protagonista é uma criança é compreensível.
Me arrancou lágrimas.
Quel 08/06/2020minha estante
Vou te falar que caiu um cisco no meu olho também viu Gih rsrs

Gih 08/06/2020minha estante
E eu que estava no meio da sala, com muitos familiares.

Ale 08/06/2020minha estante
Eu assistir o filme e muito bom...

Quel 09/06/2020minha estante
Eita Giih kkkk pelo menos o meu foi escondidinho, eu estava sozinha hehe

Quel 09/06/2020minha estante
Nunca assisti Ale, vou ver se tenho coragem para procurar depois hehe

Ale 09/06/2020minha estante
Filme de drama com final feliz.

folkjude 24/07/2021

você é o meu melhor amigo. meu melhor amigo para a vida toda
confesso que demorei bastante para ler esse livro, a leitura não me prendia de jeito nenhum, além de que eu não consegui me apegar ao bruno, na verdade senti raiva dele quase que o livro todo, porém a história em si é muito boa além de ser muito importante pois trata de assuntos que todos deveriam saber, não me surpreendi com o final pois já tinha visto o filme, mas o ensinamento que ele dá é extremamente maravilhoso

Andrea238 21/03/2023

O menino do pijama listrado
Como é ser criança em meio a guerra?
Infelizmente ele não sabe
Está alheio aos acontecimentos recentes do país
Na verdade o que ele procura é um amigo

izzystorm 21/09/2020

O Menino do Pijama Listrado - Resenha #15

Foi a leitura mais rápida do ano até agora. Eu amei demais a escrita do autor e o distanciamento histórico, muito bem desenvolvido e elaborado por ele, pela falta de maturidade do protagonista para compreender o que estava acontecendo. Gostei muito de como ele conseguiu me imergir na história de maneira bem rápida e você se apega aos personagens nessa mesma velocidade.
Gomor 21/09/2020minha estante
Todos os livros que li desse autor são excelentes! Sou fã!

Cris 14/02/2022

Devastador.
O único adjetivo que eu consigo pensar pra esse livro.
Como já disse, amo livros que os protagonistas são crianças, porque há muita pureza e inocência nas frases, além de uma carga significativa que transcende o sentido superficial.
Doeu em mim cada diálogo do Shmuel e do Bruno, porque ambos estavam aéreos ao que estava acontecendo ao redor, não entendiam a realidade.
Por ser leitor de fantasias, confesso que senti muita falta de descrição de detalhes, é um livro que peca muito nisso, talvez por deixar muitas coisas subentendidas e para a imaginação. Na minha visão, o campo poderia ser mais abordado, o que o Pavel sofreu poderia ser aprofundado, dentre outras coisas.
No entanto, a tristeza e a dor do final (que por sinal nunca esperei por um final como esse) superaram toda a falta de descrição do livro.
Destrutivo.
A arrogância e a hipocrisia foram dois aspectos que me surpreenderam no livro, principalmente no pai do Bruno.
Leia esse livro. Se comova e sofra, é necessário.

Tarsi 02/04/2020

O menino de pijama listrado
Essa história é muito triste, não existe pessoas que o acha FELIZ

Conta uma história de um menino que se chama Bruno o menino não entende nada pois só tem 8anos e na época em 1800 e pouco fala de uma religião e outra que brigam uma erra mais forte e a outra mais fracas o que a religião mais forte acha pois não erra verdade pois a religião mais fracas ficam em um sercado e a outra religião matava com gás tóxico entregavam na terra re nunca o tiram de lá alguns matavam mesmo com espadas e armas mas lá também tinham crianças mas só homens e um dia Bruno encontrou o menino que chamava o de menino e o pijama listrado mas era a roupa de da prisão deles mas o que Bruno não sabia era que o pai dele é que
governava para que a religião mais fraca então eles vão ficando amigos até o dia que Bruno
descobre ficasuper chateado mas vai em frente continuando sendo amigo deles mas ele nunca contou para o seu pai que conhecia uma pessoa daquela religião então um dia ele o menino do pijama listrado contou para seu amigo Bruno que o pai dele tinha fazido uma experiência diferente só quero a morte e ele não sabia entãochamouele para procurar dentro da casa ele conseguiu entrar dentro da casa e foram procurar o pai dele mas bem no dia acontece uma coisa soper estranha eles vão a morte então será que eles conseguem se salvar?

Queria Estar Lendo 29/07/2013

Só mais um - O Menino do Pijama Listrado
Resenha: O Menino do Pijama Listrado
Link oficial da resenha: http://tinyurl.com/o2nf2u8

Bruno é um garoto comum de nove anos que adora brincar com os amigos e explorar. Seu pai tem um emprego muito importante junto do Fúria, sua casa tem empregados, ele ama a mãe e tem que suportar a irmã mais velha, Gretel, com seu quarto cheio de bonecas apavorantes.

Mas a vida de Bruno muda completamente quando o Fúria da um emprego importante para os eu pai, que faz a maior injustiça do mundo com o pequeno: ele precisa se mudar e deixar para trás seus melhores amigos para a vida toda! Bruno odeia a mudança, mas não pode evitá-la e é assim que eles se mudam para a casa de Haja Vista, ao lado de uma fazenda onde, oras essa, as pessoas vivem de pijamas listrados o dia inteiro!

Como um bom explorador que é, Bruno logo se aventura ao longo da cerca que delimita as fronteiras da fazenda e acaba por fazer um novo melhor amigo para a vida toda: Shmuel.

O menino do pijama listrado é, com certeza, o livro mais atordoante que já li.

Situado em uma Alemanha nazista do século passado, o relato infantil e a ingenuidade de Bruno me fizeram chorar com o final do livro, me levando ao ponto de não conseguir ver o filme pois já sabia o final da história - era triste demais revivê-la.

John Boyne consegue transmitir toda a infantilidade, imaginação e sentimentos de uma criança de nove anos, completamente alheia ao mundo a sua volta neste livro. O fato dele trocar o nome dos locais (por não entender seus nomes reais) como Fúria no lugar de Füher e Haja-Vita ou invés de Aushwitz, passa tamanha inocência que é difícil lembrar que a história é uma obra de ficção.

Descobri o nome do livro do nada, em um comunidade do orkut que mediava, comprei apenas por comprar e depois percebi que havia sido uma de minhas melhores compras, inconscientemente. Assim como em "O caçador de pipas", onde a frase Por você eu faria mil vezes me deixa emocionada, em "O menino do pijama listrado", a frase que me deixa mais fascinada com Bruno e seu senso de amizade eternar e lealdade, é quando ele diz a seu mais novo amigo, Shmuel: 'Você é o meu melhor amigo para a vida toda, Shmuel

Acredito que a escrita calma e leve - apesar do conteúdo - de Boyne foi o que melhor contribuiu para transmitir tamanha inocência e sensibilidade, mostrando aos leitores o mundo através dos olhos de Bruno: um mundo onde a maldade não existia, onde a amizade não tinha limites e onde todos eram iguais, mesmo com todas as suas diferenças.

Boyne nos oferece as portas para um mundo maravilhoso, que não possui qualquer noção das monstruosidades que o ser humano é capaz porque, afinal de contas, é o mundo perfeito que apenas uma criança, em toda sua ingenuidade e beleza de alma, poderia nos levar.

E qualquer um pode abrir essas porta e se aventurar pelo mundo de Bruno, pela bagatela de um coração partido.

E agora eu deixo vocês com uma imagem e alguns quotes que eu amo!

A infância é medida por sons, aromas e visões, antes que o tempo obscuro da razão se expanda.

"Temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim.
" - E se eu também tivesse um par de pijamas listrados, aí eu poderia passar para o seu lado e fazer uma visita, sem que ninguém percebesse.
- Acha mesmo? Faria isso?
- É claro. Seria uma grande aventura. Nossa última aventura."
Bruno e Shmuel

Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentido.

____________________________________

Esta resenha foi feita por Bianca da Silva, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um

Cinthia.Nunes 11/10/2022

O menino do pijama listrado
Bruno um menino de 9 anos é obrigado a mudar de casa e afartar-se de seus amigos para morar em um lugar totalmente isolado sem contato com nehuma crinça para brincar além de sua irmã que não é mais uma criança pois estar se tornado uma adolescente e é um caso perdido para o seu irmão que não entede essa fase que ela estar passando mas de sua janela ele ver uma cerca e muitas pessoas do outro lado só que ele não poderia ir até o outro lado mas um dia ele resolver explorar e chegar perto da cerca para descobrir o porque aquelas pessoas estão lá.
É um livro de linguagem simples mas tão emocionante que conta a história de uma amizade tão linda e especial mas tão triste pela circunstâncias que ela é vivida e toca a gente com a Inocência dos dois com as perguntas que eles se fazem e a gente quanto leitor saber as resposta .

Larissa 22/05/2021

Como ocorre a construção social
Realmente a maneira como é narrado o livro, o modo como é salientado a inocência das duas crianças é chocante. É desenhado também o papel da construção social, de como o ódio e o preconceito não são inatos.

Me emocionei mto com a leitura pois as coisas iam acontecendo e Bruno não percebia, nvdd não entendia td aquilo. Confesso q tbm demorei um pouco até entender q ele falava alguns nomes errados e naqueles momentos eu realmente chorei pqz do choque.

É uma obra bastante emocionante e nada leve, o fato de ser necessário a "dedução", já q n é explicitado os horrores, faz com o livro se torne mais único e especial.
Beca 22/05/2021minha estante
Ainda não li o livro, apenas assisti o filme e realmente me marcou muito.

Ana__ 08/03/2023

Recomendo Muito! Mas se prepara kkkkk. Vc vai se sensibilizar muito com a história, é narrado com a inocência de um garotinho, mas a gente sabe que nas entrelinhas aborda um tema bem pesado ?

| ? Indico
Arrependimento: 2% (o final ?)

Débora Prii 22/04/2020

Demorei muito pra me engatar na leitura, mas depois encontrei o rumo. Gostei!

AnaAninha 19/11/2022

"O menino do pijama listrado"
Terminei o livro com o coração partido. Bruno e Shmuel são os meninos mais doces de todo o mundo.
Gostei muito da escrita do autor, apesar do tema pesado abordado no livro.
A inocência do Bruno diante a tudo que acontece no campo de concentração é de quebrar qualquer um.
Uma história fictícia porém que se aproxima muito da triste realidade vivida por milhares de pessoas da época.
Chorei bastante, porém recomendo muito.