O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Nicole868 17/09/2023

O Menino do Pijama Listrado.
QUE LIVRO. Não tenho palavras para descrever a tristeza que estou sentindo ao terminar esse livro, John conseguiu canalizar diferentes emoções ao longo desse livro, tristeza, felicidade, aflição, tudo junto. Não é uma leitura leve e mesmo sendo curta pode te tocar de todas as formas, depois que você termina o livro você para pra repensar sobre o assunto e fica se perguntando, como o ser humano pode ser cruel a esse ponto? Jhon com certeza fez uma obra de arte que todos deveriam ler. Recomendo.
Shilamar 19/09/2023minha estante
Como leio? Tem que baixar? Como faz?

Nicole868 19/09/2023minha estante
Tem como comprar o e-book ou o físico

Kelly.Martins 23/06/2020

Muito bom!
Um livro que a leitura flui facilmente. É possível ver dois lados da história, o lado de Bruno onde há comida em abundância, aconchego e conforto, enquanto do outro lado da cerca não há nada disso. E mesmo assim é possivel notar que Bruno na sua inocência tenta comparar as histórias contatas por seu amigo Shmuel com as de sua vida, preferindo estar do lado de dentro da cerca pois em sua visão seria melhor já que havia crianças para brincar, até que em um momento isso acaba se tornando em tragédia.

Amanda.Lima 28/09/2020

Experiência imersiva
Comecei a leitura despretensiosamete, mas cada página me fazia entrar mais na história. Pude ver o período da Alemanha nazista pelos olhos de um garoto gentil e inocente, pude redescobrir o significado da amizade e entrar tão de cabeça na história a ponto de ficar tensa em diversos momentos.
Nilma 28/09/2020minha estante
Eu quero ler esse, e agora você me incentivou mais ainda a querer ler, não tinha certeza se seria bom, mas agora vi que parece se sim!

Ser*

Amanda.Lima 28/09/2020minha estante
Que coisa boa!! Super recomendo mesmo e espero que sua experiência seja tão proveitosa como a minha foi. Abraços :)

DaniBooks 30/03/2020

O Menino do Pijama Listrado
História clássica e emocionante, O Menino do Pijama Listrado nos faz acompanhar o desenvolvimento de uma amizade pura entre duas crianças, dois meninos: Bruno e Shmuel.

Tudo normal se não estivéssemos no período da Segunda Guerra Mundial,m; se Bruno não fosse alemão e Shmuel, judeu; se o pai de Bruno não fosse o administrador do campo de concentração de Aushwitz; se Shmuel não estivesse dentro do campo e Bruno, fora.

Uma amizade que nos mostra a ignorância entranhada nos preconceitos, que todos somos seres humanos. Nos mostra também aonde chega a maldade e a violência do ser humano.

Através dos olhos de uma criança, vemos o quanto uma guerra é sem sentido e que somos todos iguais.

Uma linda e triste história, com uma carga emocional forte, da qual tiramos ensinamentos preciosos.

Como já tinha visto o filme, não me surpreendi com o desenrolar do enredo e com seu desfecho. Portanto, o filme me emocionou bem mais que o livro.

Porém, é um livro rápido, com menos de 200 páginas, com uma narrativa fluida e uma escrita delicada para um tema forte.

Um livro bastante relevante e bem construído, que merece uma oportunidade de leitura.

luisa 19/04/2021

gostei bastante
precisei ler o livro pra escola e por conta do tempo curto ouvi em audiobook, a história me prendeu muito e amei a forma que foi contada por um garoto de 9 anos, em uma perspectiva bem diferente dos acontecimentos da guerra, já que ele ainda era muito inocente para entender muitas coisas que aconteciam

fiquei um pouco chocada no final pois não esperava que fosse acontecer aquilo, ainda mais que criei certas expectativas desde o início mas elas foram frustradas

dei 4 estrelas pois apesar de ter gostado muito não foi o meu livro favorito, mesmo assim acho bem importante outras pessoas lerem ele

Ana__ 08/03/2023

Recomendo Muito! Mas se prepara kkkkk. Vc vai se sensibilizar muito com a história, é narrado com a inocência de um garotinho, mas a gente sabe que nas entrelinhas aborda um tema bem pesado ?

| ? Indico
Arrependimento: 2% (o final ?)

Anny 04/08/2022

Caramba, eim
O livro passa-se na Alemanha, em meio a Segunda Guerra Mundial. Sua narrativa é feita a partir dos olhos de um garotinho de 10 anos, filho de um general nazista.
Demorei muito para terminar de ler, mas não por tédio ou problemas com a escrita, mas por medo de terminar a história. É muito interessante acompanhar a história deste período com a visão de mundo de Bruno, já que este entende tudo de uma maneira ingênua (como quando chama o Fuhër de Fúria).
Recomendo a leitura pois, apesar de ter momentos que te farão chorar por dias questionando a capacidade humana, ainda é uma leitura de considerável importância para todos aqueles que ainda possuem um coração.

folkjude 24/07/2021

você é o meu melhor amigo. meu melhor amigo para a vida toda
confesso que demorei bastante para ler esse livro, a leitura não me prendia de jeito nenhum, além de que eu não consegui me apegar ao bruno, na verdade senti raiva dele quase que o livro todo, porém a história em si é muito boa além de ser muito importante pois trata de assuntos que todos deveriam saber, não me surpreendi com o final pois já tinha visto o filme, mas o ensinamento que ele dá é extremamente maravilhoso

Cris 14/02/2022

Devastador.
O único adjetivo que eu consigo pensar pra esse livro.
Como já disse, amo livros que os protagonistas são crianças, porque há muita pureza e inocência nas frases, além de uma carga significativa que transcende o sentido superficial.
Doeu em mim cada diálogo do Shmuel e do Bruno, porque ambos estavam aéreos ao que estava acontecendo ao redor, não entendiam a realidade.
Por ser leitor de fantasias, confesso que senti muita falta de descrição de detalhes, é um livro que peca muito nisso, talvez por deixar muitas coisas subentendidas e para a imaginação. Na minha visão, o campo poderia ser mais abordado, o que o Pavel sofreu poderia ser aprofundado, dentre outras coisas.
No entanto, a tristeza e a dor do final (que por sinal nunca esperei por um final como esse) superaram toda a falta de descrição do livro.
Destrutivo.
A arrogância e a hipocrisia foram dois aspectos que me surpreenderam no livro, principalmente no pai do Bruno.
Leia esse livro. Se comova e sofra, é necessário.

clarinha66 19/01/2023

leiam.
vi o filme a muito tempo e depois resolvi ler o livro. o livro em si é bom, muito bom.
porém, eu acho que deveria ter mais coisa do ponto de vida dos judeus, não é um livro que fala muito deles e das dificuldades que eles passaram, o livro está mais focado no garoto rico.
Conchita 19/01/2023minha estante
Só vi o filme (1 vez).
Não tive coragem de ver de novo nem de ler o livro.
Embora tenha gostado

Andrea238 21/03/2023

O menino do pijama listrado
Como é ser criança em meio a guerra?
Infelizmente ele não sabe
Está alheio aos acontecimentos recentes do país
Na verdade o que ele procura é um amigo

Maria 20/05/2021

Eu amei o livro, apesar dele ter me deixado bem triste pelo final que aconteceu.

É uma história muito fofa. Uma coisa que eu observei foi a inocência do Bruno diante de tudo aquilo que estava acontecendo, ele nem imaginava a situação que estava diante dele. A insensibilidade do pai dele me irritou bastante também.

E apesar do final ter acabado comigo, é muito legal ver a amizade dos meninos se desenvolvendo mesmo com a situação de guerra. Sem palavras pro final.

Queria Estar Lendo 29/07/2013

Só mais um - O Menino do Pijama Listrado
Resenha: O Menino do Pijama Listrado
Link oficial da resenha: http://tinyurl.com/o2nf2u8

Bruno é um garoto comum de nove anos que adora brincar com os amigos e explorar. Seu pai tem um emprego muito importante junto do Fúria, sua casa tem empregados, ele ama a mãe e tem que suportar a irmã mais velha, Gretel, com seu quarto cheio de bonecas apavorantes.

Mas a vida de Bruno muda completamente quando o Fúria da um emprego importante para os eu pai, que faz a maior injustiça do mundo com o pequeno: ele precisa se mudar e deixar para trás seus melhores amigos para a vida toda! Bruno odeia a mudança, mas não pode evitá-la e é assim que eles se mudam para a casa de Haja Vista, ao lado de uma fazenda onde, oras essa, as pessoas vivem de pijamas listrados o dia inteiro!

Como um bom explorador que é, Bruno logo se aventura ao longo da cerca que delimita as fronteiras da fazenda e acaba por fazer um novo melhor amigo para a vida toda: Shmuel.

O menino do pijama listrado é, com certeza, o livro mais atordoante que já li.

Situado em uma Alemanha nazista do século passado, o relato infantil e a ingenuidade de Bruno me fizeram chorar com o final do livro, me levando ao ponto de não conseguir ver o filme pois já sabia o final da história - era triste demais revivê-la.

John Boyne consegue transmitir toda a infantilidade, imaginação e sentimentos de uma criança de nove anos, completamente alheia ao mundo a sua volta neste livro. O fato dele trocar o nome dos locais (por não entender seus nomes reais) como Fúria no lugar de Füher e Haja-Vita ou invés de Aushwitz, passa tamanha inocência que é difícil lembrar que a história é uma obra de ficção.

Descobri o nome do livro do nada, em um comunidade do orkut que mediava, comprei apenas por comprar e depois percebi que havia sido uma de minhas melhores compras, inconscientemente. Assim como em "O caçador de pipas", onde a frase Por você eu faria mil vezes me deixa emocionada, em "O menino do pijama listrado", a frase que me deixa mais fascinada com Bruno e seu senso de amizade eternar e lealdade, é quando ele diz a seu mais novo amigo, Shmuel: 'Você é o meu melhor amigo para a vida toda, Shmuel

Acredito que a escrita calma e leve - apesar do conteúdo - de Boyne foi o que melhor contribuiu para transmitir tamanha inocência e sensibilidade, mostrando aos leitores o mundo através dos olhos de Bruno: um mundo onde a maldade não existia, onde a amizade não tinha limites e onde todos eram iguais, mesmo com todas as suas diferenças.

Boyne nos oferece as portas para um mundo maravilhoso, que não possui qualquer noção das monstruosidades que o ser humano é capaz porque, afinal de contas, é o mundo perfeito que apenas uma criança, em toda sua ingenuidade e beleza de alma, poderia nos levar.

E qualquer um pode abrir essas porta e se aventurar pelo mundo de Bruno, pela bagatela de um coração partido.

E agora eu deixo vocês com uma imagem e alguns quotes que eu amo!

A infância é medida por sons, aromas e visões, antes que o tempo obscuro da razão se expanda.

"Temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim.
" - E se eu também tivesse um par de pijamas listrados, aí eu poderia passar para o seu lado e fazer uma visita, sem que ninguém percebesse.
- Acha mesmo? Faria isso?
- É claro. Seria uma grande aventura. Nossa última aventura."
Bruno e Shmuel

Não torne as coisas piores, pensando que dói mais do que você realmente está sentido.

____________________________________

Esta resenha foi feita por Bianca da Silva, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um

Tarsi 02/04/2020

O menino de pijama listrado
Essa história é muito triste, não existe pessoas que o acha FELIZ

Conta uma história de um menino que se chama Bruno o menino não entende nada pois só tem 8anos e na época em 1800 e pouco fala de uma religião e outra que brigam uma erra mais forte e a outra mais fracas o que a religião mais forte acha pois não erra verdade pois a religião mais fracas ficam em um sercado e a outra religião matava com gás tóxico entregavam na terra re nunca o tiram de lá alguns matavam mesmo com espadas e armas mas lá também tinham crianças mas só homens e um dia Bruno encontrou o menino que chamava o de menino e o pijama listrado mas era a roupa de da prisão deles mas o que Bruno não sabia era que o pai dele é que
governava para que a religião mais fraca então eles vão ficando amigos até o dia que Bruno
descobre ficasuper chateado mas vai em frente continuando sendo amigo deles mas ele nunca contou para o seu pai que conhecia uma pessoa daquela religião então um dia ele o menino do pijama listrado contou para seu amigo Bruno que o pai dele tinha fazido uma experiência diferente só quero a morte e ele não sabia entãochamouele para procurar dentro da casa ele conseguiu entrar dentro da casa e foram procurar o pai dele mas bem no dia acontece uma coisa soper estranha eles vão a morte então será que eles conseguem se salvar?

Larissa 22/05/2021

Como ocorre a construção social
Realmente a maneira como é narrado o livro, o modo como é salientado a inocência das duas crianças é chocante. É desenhado também o papel da construção social, de como o ódio e o preconceito não são inatos.

Me emocionei mto com a leitura pois as coisas iam acontecendo e Bruno não percebia, nvdd não entendia td aquilo. Confesso q tbm demorei um pouco até entender q ele falava alguns nomes errados e naqueles momentos eu realmente chorei pqz do choque.

É uma obra bastante emocionante e nada leve, o fato de ser necessário a "dedução", já q n é explicitado os horrores, faz com o livro se torne mais único e especial.
Beca 22/05/2021minha estante
Ainda não li o livro, apenas assisti o filme e realmente me marcou muito.