O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Yasmin.Kauane 02/03/2024

Mais um pra uerj k
Leitura bem fluída por ser na perspectiva de uma criança, porém, não me prendeu porque passei MUITA raiva.
O lado bom é que aborda assuntos pesados de maneira leve. Lado ruim é que tem que ficar adivinhando muita coisa. Achei as metáforas muito inteligentes mas não conseguiria decifrar sozinha kskkkk.
Peguei spoiler no final então simplesmente não foi nada uau. Nada de fortes emoções por aqui.

sasa b! 01/03/2024

Ele é muito bom e muito triste. Ainda bem que esse livro era curto. Se fosse mais longo, eu chorava.

Alicemara 29/02/2024

Dois pijamas
É claro que quando colocamos a vida de Bruno e Shmuel voltada pra realidade da época, obviamente isso não aconteceria. Mas esse livro realmente retrata a mudança de amadurecimento, realidades opostas, questionamentos infantis e um olhar com ar de esperança e ingenuidade. Bruno não fazia ideia do que esperava por ele, mas pelo menos fez um grande amigo. Mas ainda sim é muito triste ler mais um livro que noa mostra o quão doloroso foi aquela época e ai eu concluo que o ser humano realmente pode ser muito cruel.

Clarinhaxs 28/02/2024

"O Menino do Pijama Listrado"
"O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. A história é triste, principalmente por saber que vidas inocentes eram perdidas, quem já viu o filme sabe o quanto o final é doloroso impossível não se comover. O livro conta a história com mais detalhes, mostra a inocência de Bruno e a amizade linda que ele constrói com o menino Shmuel. A história te faz ver em como a vida é injusta, o quanto o ser humano é podre, impossível não se sensibilizar e sentir a perda dos personagens, você acaba parando pra refletir em como as pessoas que vivenciaram essa época do Holocausto passaram por situações tão desumanas!

stelaris 27/02/2024

Por incrível que pareça foi a primeira vez que eu li esse livro. A história é levada de uma forma muito "leve" pro assunto que aborda e tem uma leitura bem fluida. O final me deixa um pouco triste mas nada fora da realidade. Todos deveriam ler esse livro

Daniele522 26/02/2024

Um livro que mexe
Por se tratar de um tema tão sensível envolvendo crianças durante a segunda guerra mundial, precisei de toda a coragem para prosseguir na leitura. Gostei bastante tanto do livro quando do filme, embora tenha chorado horrores.

Vitoria 25/02/2024

O livro nos traz a realidade de como era a vida durante a Segunda Guerra Mundial, e em como os judeus sofriam apenas por serem judeus.
Tanto o livro como o filme nos traz a sensibilidade daquela realidade, que infelizmente era de muitos assim como o do personagem principal Shmuel, uma criança judeu que fez amizade com o Bruno, filho de um oficial nazista.
Durante a história, vemos Bruno, que ainda era uma criança ingênua, conhecendo Shmuel no campo de concentração, e criando com ele um laço de amizade genuína, a única coisa que ele não entendia era o porque seu amigo precisava ficar atrás daquela cerca e o motivo da sua roupa ser daquela maneira.
Uma das reflexões sobre essa história é sobre ter empatia, com qualquer pessoa, valorizando o que ela é, somos todos diferentes um dos outros, mas não precisamos usar isso como algo ruim, visto que é com diferenças que aprendemos o novo, seja pelas crenças, jeitos de viver, entre outros.
Foi um livro emocionante para mim, e com certeza leria novamente.

Lucas.Eduardo 24/02/2024

Um terror, drama, ou suspense?
Nenhum desses.
Esse livro conseguiu passar um sentimento q nenhum outro livro conseguiu para mim.
Ao mesmo tempo q sentia aflição devido as situações impostas, também sentia medo pelo suspense criado, algo q nenhum outro livro antes tinha conseguido, não uma sensação de terror, mas de um verdadeiro medo.
Foi o livro q mais chegou perto de me fazer chorar, um exemplo de literatura perfeita.
Alice 24/02/2024minha estante
Disc.ordo

Alice 24/02/2024minha estante

hiirayy 22/02/2024

EMOCIONANTE
Envolvente ao extremo.
Se chorou no filme, vai se debulhar em lágrimas durante a leitura.
Vale muito a leitura!!!

talita 22/02/2024

?Nossa última aventura.?
O que falar desse livro extremamente delicado e que mexe bastante com os sentimentos?
a leitura é impecável, os relatos são essenciais, a história é bem comovente e principalmente delicada, com certeza vale a pena ser lido.

?Você é o meu melhor amigo, Shmuel?, disse ele. ?Meu melhor amigo para a vida toda.? ????

Vinisius 22/02/2024

...
Não há palavras para descrever a tristeza dessa história. O quanto os adultos são maus e que deveriam ter um olhar mais humano como os das crianças e dos inocentes.

Aos olhos de quem vê, todos somos iguais. E nessa época, infelizmente, o olhar desumano, hostil e maléfico dos homens, deixaram milhares de pessoas mortas.

Uma história única e que todos deveriam ler. Uma leitura obrigatória e extraordinária para entender um pouco mais de humanidade.

E que a história não se repita...

"Shmuel ergueu a parte de baixo da cerca como sempre fazia quando o amigo lhe trazia comida, mas dessa vez ele estendeu a mão por baixo e manteve lá, esperando até que Bruno fizesse o mesmo. Os dois meninos apertaram as mãos e sorriram um para o outro.
Foi a primeira vez que eles se tocaram."

Pag 113.