O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers




Resenhas - O Menino do Pijama Listrado


5054 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Sofia136 18/03/2024

Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição
Não tenho palavras para resumir essa obra além de me basear nessa frase do título composta na contracapa. Algo tão simples mas não deixou de ser perturbador a junção da inocência de Bruno com os acontecimentos históricos que vinham ocorrendo.
Notei o quanto o escritor tomou cuidado em se aprofundar nos detalhes de cenas mórbidas, o que me surpreendeu bastante, por que a forma como foi ?deixado no ar? cenas sombrias se tornou coerente com a finalidade do livro - que seria mostrar o ponto de vista de uma criança!! Serviu muito como uma forma de reflexão e compaixão a esse período tão brutal e odioso que o ser humano viveu.
comentários(0)comente



te amo shawn 16/03/2024

Ridiculo
Olha, a historia do livro é bem envolvente, mas é ridicula. O livro que fala sobre nazismo dá enfaze nos nazistas, descreve mais os nazistas, coloca os nazistas como ponto central da narrativa e mal descreve os judeus, menosprezando e apagando eles da historia. O pior de tudo é que na morte de Bruno e Shmuel, o drama do momento está todo focado no Bruno e esquecem do Shmuel, o que é bem ignorante, uma vez que o nazista, mesmo que criança e inocente, foi dramatizado ao inves dos milhares de judeus nos campos de concentracao. Não agrega em nada no contexto nazista didatico, ridiculo.
Isabella1495 22/03/2024minha estante
dei duas estrelas e ainda achei foi muito




Fabiana.Marino 15/03/2024

Muito bom!
Gente, o que falar desse livro? Uma história tão triste sobre o holocausto, mas com a linda amizade de duas crianças que só querem ser amigas e ficar alheias às suas realidades. Esse livro me ensinou que o amor e a amizade não distinguem raça, religião ou nacionalidade. Simplesmente lindo.
comentários(0)comente



brenda_95 14/03/2024

Me encontro totalmente devastada.

Bruno só queria um amigo e Shmuel talvez amenizar as dores...
Bruno achando que seus "problemas" eram os maiores do mundo, Shmuel o escutando.
Bruno uma criança ignorante e Shmuel muito maduro para a sua idade...

Ambos engolidos pela crueldade humana.

Meu coração se despedaçou em vários momentos. Mas, quando Bruno, disse que não conhecia Shmuel, quando Bruno, atravessou a cerca, e quando eles foram para seus "destino" de mãos dadas, foi ali que meu coração se destruiu.
comentários(0)comente



Lorrana 14/03/2024

Impossível negar que é uma história triste, mas sei lá, achei chata, e não acho que os adultos esconderiam a realidade só pelo fato de ele ser criança, até pq tinham orgulho do que faziam.
comentários(0)comente



MissWalker 14/03/2024

Trágico e necessário.
Uma leitura bem rápida, mas isso não significa que não seja profunda. A cada capitulo, senti como se fosse uma porrada em meu rosto. Um evento tão importante sendo retratado em pontos de vista ingenuos é de quebrar o coração.
A visão de Bruno e seus questionamentos são a cereja do bolo em meio a retratação de um dos maiores massacres da história da humanidade, e Shmuel é um garoto cativante e inocente, o que torna a narrativa ainda mais angustiante por sabermos detalhes sobre o evento histórico retratado.

comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anna2886 13/03/2024

Bruno e Shmuel - Uma história de amizade e fidelidade
A leitura dessa obra flui muito bem! O livro é extremamente detalhado e mostra de maneira "leve" as atrocidades cometidas pelo nazismo e antisemitismo.
Digo que a obra é leve pois retrata tudo pelos olhos de uma criança, sem maldade nenhuma. Apresenta pessoas como pessoas, sem distinção de raça e religião. Bruno nem mesmo sabia oq eram judeus, e não fazia ideia do motivo deles serem obrigados a ficarem do outro lado da cerca, dentro do campo de "Haja-Vista", que, na verdade, é o famoso campo de concentração de Auschwitz.
Além do mais, O Menino do Pijama Listrado não enuncia palavras que, de certa forma, aclamem o sistema nazista. Por exemplo, Hitler, que popularmente era chamado de Führer pelos alemães, no livro era conhecido como Fúria.
Do meu ponto de vista, é um livro recomendado para crianças de 12 anos ou mais, extremamente nescessário para que aprendamos a olhar o mundo com mais empatia, e entendermos que, às vezes, reclamamos da nossa rotina e desejamos ter a vida de outra pessoa sem necessidade alguma. Às vezes nós temos tanto que nem percebemos o quão felizes somos. A gente só aprende a amar aquilo que tem quando perde, por isso, desejo que essa obra nos ensine a amar nossa liberdade e que nos abra os olhos para que não aceitemos viver um sistema de governo que retire a humanidade de ninguém. Afinal, todos somos pessoas, e merecemos respeito.
comentários(0)comente



Liyyrtt 12/03/2024

Trauma
Somente isso, é uma experiência única que eu nunca vou querer experimentar novamente.
Mas todos deveriam ler
Infelizmente é um fato, todos precisam passar por esse trauma.
comentários(0)comente



gabcalore25 11/03/2024

Já conhecia a história através do filme e do meu pai, que leu. Entretanto foi uma experiência única de ler esse livro
O narrador passa a ingenuidade do Bruno para o leitor, tanto é que as vezes eu ficava refletindo sobre.
Algo que me deixa de boca aberta é o Bruno simplesmente substituir alguns nomes conhecidos, como Hitler para Fúria e Auschwitz para Haja-Vista



Obs: Queria também compartilhar uma teoria do meu pai
Ele acha que essa ingenuidade do Bruno, na verdade, é tudo para ele se esconder da realidade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sâmya 09/03/2024

"marchar não era lá tão terrível..."
Relatos emocionante do ponto de vista de uma criança sobre a guerra. O olhar ingênuo de uma criança que não entende o que está acontecendo ao seu redor e acaba formando um laço de amizade com uma criança judia de maneira mais forte do que com seus antigos amigos.
comentários(0)comente



Cristian Silva 07/03/2024

O Menino do Pijama Listrado
Descrições precisas acerca deste título: "um tapa na cara de uma sociedade egoísta cega pelo poder e desejo de crueldade", "realidade de uma história nada orgulhosa de humanos nada inteligentes", "um choque que nos faz sentir e pensar do que o ser humano é capaz em suas concepções egocêntricas", tudo isso escrito de uma forma simples, claro, numa história cativante pela amizade, mas que traz uma mensagem de vergonhosa do lado sombrio que pode chegar um ser humano. Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Stefane64 07/03/2024

Meio arrastado
A escrita não é 100% envolvente e sinto que falta mais profundidade para os personagens secundários.
comentários(0)comente



Pedro Tirolli 05/03/2024

Resenha: O Menino do Pijama Listrado, John Boyne ??????
Desde a capa, que por si só já traz uma ambientação por conta de sua textura que simboliza o tecido do pijama de Shmuel, o garotinho judeu, até o fim da história de Bruno, percebemos que ?O Menino do Pijama Listrado? é um livro praticamente completo, não levando esse título por tão pequenos quesitos.

Não havia assistido o filme ainda, o que me fez ter uma experiência única com a leitura. A palavra que define a sensação que tive é ?medo?. Não suspense, mas medo do que poderia acontecer, e que aconteceu.

A inocência de Bruno, nosso protagonista de 8/9 anos, é um dos principais fatores para que essa história aconteça. O fato dele não saber o que realmente o que está ocorrendo e nós, sim, mostra o quão perturbador foi e é esse período na história da humanidade.

Seu desenvolvimento com Shmuel é lindo, mas poderia ter sido ainda melhor, em minha opinião. Os dois ao mesmo tempo tão diferentes, mas tão parecidos. A conexão que se cria entre eles é surreal. Além disso, um ponto muito forte são os personagens. Todos muito bem trabalhados e desenvolvidos (Ralf, Elsa, Gretel, o ?Fúria?, Maria, Pavel, Tenente Kotler) fazendo com que você mude suas opiniões sobre eles a qualquer momento.

Uma história fictícia? Sim. Um livro ruim? De forma alguma. Sinceramente, eu não vejo motivos para algumas pessoas falarem mal de ?O Menino do Pijama Listrado? por tratar uma história que não é verdadeira com um tema que foi. Pelo contrário, John Boyne conseguiu extrair de forma sublime o melhor que tinha a oferecer e tão cuidadosamente; não é um livro de História, mas sim um que fala indiretamente dela.

Quase me fez derramar lágrimas, e não o fiz porque é realmente muito difícil eu chorar com livros, filmes. Mas foi quase! Então, se tenho um conclusão é de que esse livro é resumido em duas palavras: ?simples? e ?perfeito?.

Esse foi meu livro do mês de fevereiro. Obrigado, ?O Menino do Pijama Listrado?! ?

?Uma coisa é certa, ficar se sentido miserável, não tornará as coisas mais alegres.?

Fecho a minha nota, de 0 a 10, em 9.3!
comentários(0)comente



5054 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR