Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Cris 02/02/2022

02.02.2022
De todos os livros lidos até agora de Machado de Assis, foi o que mais gostei. O nome do livro é dado ao dono e ao seu cachorro, o mesmo do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas. Ao falecer, a fortuna seria transferida em sua plenitude ao seu amigo Rubião, desde que ele cuidasse de Brás Cubas, o cachorro. A história conta sobre a vida do amigo após receber a fortuna, a mudança de Barbacena/MG para o Rio de Janeiro, a capital do Império, sobre as festas, os amigos como Palha e sua mulher Sofia por quem se apaixona, mas não é correspondido, sobre o prestígio por ser rico. Mas quando perde a fortuna de tanto esbanjar, sumiram-se os amigos. Fala sobre a verdadeira amizade, o viver para o outro e não para si.

Heysung 06/02/2022

Ótimo
Assim como na leitura de Memórias Póstumas é uma leitura um pouco difícil, mas confesso que essa leitura foi mais fácil e eu gostei. Iremos acompanhar a vida de Rubião de sua ascensão até sua ''queda", vemos aspectos da sociedade do século XIX. E mostra um enfoque em um assunto bastante atual, o aproveitamento de pessoas mais ingênuos, algo que a família Palha faz com Rubião. É uma leitura que eu recomendo veemente. Ótimo.

Carolline Alves 11/02/2022

"Ao vencendor, as batatas"
Achei o livro com uma vibe bem novela. Em que logo de certa forma não parece focar apenas no personagem principal, que é o Rubião.
Os personagens são bem interessantes, todos de seu modo. Sofia é bem suspeita em tudo que faz, teu um ego enorme. Dona Fernanda é uma santa. Cristiano Palha, de uma amizade bem duvidosa.

E o questionamento é, o nome do livro é pelo humano ou pelo cachorro? Acho que nunca iremos saber.
Ao vencedor, as batatas.

JP Scofield 14/02/2022

Sobre Rubião
Quincas Borba conta a história de Rubião e sua ascensão na sociedade após receber a herança do seu grande amigo falecido Quincas Borba, com uma única regra: ele tem que cuidar do cachorro do antigo dono, também chamado de Quincas Borba, como se fosse um humano.

Sem dúvida alguma esse é o livro mais diferente de Machado de Assis. De uma certa forma, isso foi o que me instigou a não dar uma nota tão alta.

A linguagem desse livro é muito mais simplificada que a dos outros 2 do famoso trio machadiano. Um perfeito livro para alunos do 9° ano, bem simples de entender. Diferente dos outros que eu precisava reeler 40× pra entender o que tava sendo dito pro trás.

Achei curioso a forma de Machado de expor toda a sociedade carioca da corte nesse livro. Nesse livro a gente não vê só a visão de Rubião, como a de outros personagens como Sofia, Palha, Maria Benedita etc.

Não vou mentir, muitos capítulos de alguns personagens eu achei completamente desnecessários, além de super entediantes. Para que 3 páginas só pra falar como que Maria Benedita e Carlos Maria se casaram? Se foi só pra apresentar Dona Fernanda (OBS: melhor personagem depois do cachorro), eu consigo entender.

Senti muita falta da psicanálise do personagem. A gente vê ele regredindo mentalmente, tendo delirios e sofrendo humilhação pública por conta de sua doença. Mas meio difícil de acompanhar a sua loucura, já que pouquíssimas vezes era abordado a sua mente. Isso me desanimou muito.

Além de que, eu pessoalmente, queria mais aparição do doguinho kkkkk. Acredito que em algum momento Machado esqueceu da existência dele, mas o final realmente me emocionou.

Eu indico o livro sim, afinal é Machado de Assis né. Não é meu favorito, mas ainda assim é muito bom.

Kauan_Vitor 19/02/2022

Um bom livro, uma boa história
A obra Quincas Borba aproxima-se do inovador Memórias Póstumas de Brás Cubas, a obra machadiana que inaugurou o Realismo brasileiro. Embora não traga as mesmas mudanças estéticas e temáticas, também é possível observar o talento do autor ao trabalhar com a digressão, a ironia e a metalinguagem - porém, de maneira menos intensa. O personagem Ouincas Borba intensifica a aproximação das obras, uma vez que é apresentado como o amigo de infância do defunto autor Brás Cubas. Em Memórias, Quincas havia se tornado um mendigo que, depois, recebe uma herança e torna-se rico e criador de uma filosofia, o "Humanitas" ou Humanitismo, mote que também está presente em Quincas Borba.

O romance narra a ascensão social de Rubião que, após receber toda a herança do filósofo louco Quincas Borba, sai da pacata Barbacena e muda-se para a Corte do final do século XIX. Na viagem de trem rumo à capital, Rubião conhece o casal Sofia e Cristiano Palha, que percebem estar diante de um ingênuo - e agora rico - provinciano; impressão que também é compartilhada por todos os que estão ao seu redor.

As desventuras de Rubião e sua relação com os amigos parasitários dão a tônica da obra, que se desenrola no Rio de Janeiro. Além disso, o protagonista demonstra um sentimento amoroso em relação à bela Sofia, esposa de seu grande "amigo", o que o deixa cada vez mais confuso no que se refere ao bom convívio social e aos valores morais e éticos vigentes na época.

(Resenha contida no livro)

Ju Manzatti 06/03/2022

Um clássico.
Conta a história de Rubião, um amo que recebe toda a herança de seu patrão, um filósofo louco, Quincas Borba. Nesse testamento para que Rubião tivesse acesso aos patrimônios tinha que cuidar do outro Quincas Borba, o cachorro.

Após receber o dinheiro decidiu se mudar para a corte, e no trem conhece Sofia e Palha, eles se tornaram grandes "amigos" e sócios. Porém Rubião era apaixonado por Sofia esposa de seu grande amigo.

Vi Faria 08/03/2022

?Ao vencedor as batatas?
Primeiro livro de Machado de Assis que realmente gostei. A construção de cada personagem é fascinante, principalmente de Sofia que é uma mulher egocêntrica que adora ser cortejada e ainda passamos a narrativa inteira desconfiada de sua personalidade.
É incrível e um pouco assustador perceber e reconhecer como a realidade se encaixa na filosofia do Humanitismo, ministrando a genialidade e atemporalidade de Machado.

Bebel 10/03/2022

Finalmente!!

A leitura pode ser um pouco cansativa e tediosa, devido à sua linguagem um tanto quanto antiga kkkkkkk. A crítica social contida no livro é clara. Ao final, alguns podem se inconformar com a injustiça cometida. Retrata uma realidade que hoje em dia é facilmente de ser encontrada.

Juliana 15/03/2022

Genial
Projeto Quero Ler Mais Literatura Brasileira 2022 livro número 4: Quincas Borba. Nao sei explicar nem como nem porquê eu nunca tinha lido. E é sensacional! Cômico, trágico, inteligente, dramático, real, muito real. Machado em sua fase realista, brilhantemente mostra a natureza humana, nas amizades e na convivência social. Genial! Necessário! Fica a dica de ler depois de Memórias póstumas de Brás Cubas.

mari.santos12 27/03/2022

Bom...
Esse livro é envolvente desde o começo mas do meio pro fim ele começa a ficar meio paia... O final é decepcionante, mas ilustra nossa vida. ?

Lyly Shih Tzu 31/03/2022

É bonzinho
A hist é legal, o problema é a escrita mesmo e tbm pq eu fui ler pra escola e correndo no ultimo dia ent por isso fiquei meio cansada. Mas em geral a hist é boa.