Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

mari.santos12 27/03/2022

Bom...
Esse livro é envolvente desde o começo mas do meio pro fim ele começa a ficar meio paia... O final é decepcionante, mas ilustra nossa vida. ?

Lyly Shih Tzu 31/03/2022

É bonzinho
A hist é legal, o problema é a escrita mesmo e tbm pq eu fui ler pra escola e correndo no ultimo dia ent por isso fiquei meio cansada. Mas em geral a hist é boa.

Mari 01/04/2022

Cansativosinho
Pra um livro de literatura ele eh muito bom, só tem uma leitura cansativa
Mas eh legalzinho, tipo, toda aquela coisa da Sofia, do Rubião ( que aliás, é um trouxa, iludido), do Cristiano que é um escroto com a Sofia, do Carlos Maria que eu não sei se eu gosto ou não gosto dele, do Quincas cachorro que, tadinho, só foi maltratado o livro inteiro. Mas, enfim, é bom, só que não leria de novo

Ana Brison 03/04/2022

Rubião perdeu-se de si
Primeira vez que leio uma obra de Machado de Assis e confesso que não tive facilidade, mesmo optando por uma modalidade mais versátil e com narrador humano (áudiobook), tropecei bastante pela história.

laura 04/04/2022

gostei bastante do livro especialmente da página 100 pra frente, pra falar a verdade não tava gostando do livro antes disso e minha leitura tava muito mais lenta no começo, mas depois acho q me acostumei um pouco mais com o vocabulário e a leitura fluiu mais rápido.

Sophia.Black 06/04/2022

??????? ?????
Que livro ruim!!! Meu Jesus Cristo!!! Com exceção do cachorro, não tem absolutamente um personagem sequer que não seja irritante.
Esse definitivamente não é um livro que eu leria por vontade própria, e não foi, porque tive que ler obrigada pela escola, mas puta merda, acho que a única coisa boa é que tem muita fofoca no livro e muita talaricagem, então chega a ser, por um curto período, divertido de ler, mas depois de um tempo se torna tão recorrente que fica maçante e parece que a história não tem fim.
Espero que não tenha que ler Machado de Assis num futuro próximo, mas se ler definitivamente não vai ser por livre e espontânea vontade.

Isa.Barillari 07/04/2022

No fim das contas quem se ferrou foi o Quincas Borba, tadinho! Rubião e Sofia são dois safados sem sentimentos

Wescley.Azevedo 09/04/2022

Adorei!
"Ao vencedor, as batatas!"
Gostei muito esse é um daqueles livros que vc termina e fica pensando "cara que livro bom" recomendo a todos.

Mauricio 10/04/2022

Ascensão e queda
Fazer resenha de livros clássicos é meio difícil porque a maioria já vai meio enviesada elogiando o livro que nem sempre é tudo aquilo que promete.
Com sinseridade e sem teorizar muito sobre o humanisto etc e tal... achei esse livro bom, no estilo Machadiano de outros, onde é preciso compreender as coisas ditas nas entrelinhas e... Captar a Mensagem!!
Resumidamente interpreto a obra como a ascensão e queda de uma pessoa comum, infortuno, do interior de MG, na corte carioca da época. Rubião recebe a herança de Quincas Borba, que depois de morto não passa de um cachorro abandonado, tratado com certo desdém, e no final recebe o mesmo tratamento da sociedade depois que este se aproveita de sua fortuna e o deixa literalmente na rua. A paixão por Sofia e todo o jogo de sedução e conveniências é o grande veneno catalisador dessa tragédia. O tratamendo com desprezo dispensado a personagens de menor posição na sociedade, como o Freitas, o Major e no fim o Rubião, mostra alguns de nossos aspectos indecorosos, reais e porque não humanos. Na sociedade aristocrata dos salões, as pessoas só são interessantes enquanto satisfazem os mais mesquinhos desejos dos outros. Se ver bem, até hoje continua assim. Na terra onde o fraco não tem vez o que vale é a máxima: aos vencedores as batatas!!

oursapphism 26/04/2022

Já tinha lido o livro antes, mas foi na releitura que consegui me aprofundar mais nele e dessa vez com prazer. Se tornou um dos meus livros favoritos, Machado é genial e tenho muito o que falar do livro, um dia quem sabe faço uma resenha bonitinha aqui. not today though

Jessica.Castagnara 02/05/2022

Ao vencedor, as batatas!
Gostei do livro em si, me trouxe grandes reflexões sobre amizades por interesse, como o ser humano lida com a riqueza, o nosso ego, entre outras coisas.

Enfim, acabei me afeiçoando ao Rubião no início e no fim do livro só me restou pena por ele; a riqueza foi seu deus e seu diabo.
O fim é tão melancólico quanto o estado final de Rubião e de Quincas Borba.

Luiz 08/05/2022

Por que Quincas Borba?
Machado... Como pode você consegui escrever obras tão excepcionais? É incrível como o Rubião expressa uma vida tão cheia de revira volta. A oniciência do narrado leva a gente para outro patamar com sua descrição cuidadosa do ambiente e dos personagens, além de estabelecer um diálogo com o leitor.
E nítida a crítica aos costumes da sociedade do século XIX, os diálogos de interesse, os relacionamentos falsos que serviam para sustentar uma visão tradicional das famílias.
O Rubião sobre muito do meio para o fim, seu fim é trágico, o do próprio Quincas Borba (o cachorro), ambos têm um fim triste. Mas paira uma pergunta... Por que o livro recebe o nome de Quincas Borba? Sendo que ele não é o personagem principal, ele até morre no início do livro (o filósofo, não o cachorro), o próprio autor brinca com isso no último capítulo, revelando que está ciente desse equívoco, mas opta por não revelar o mistério. Mas creio eu que o Rubião tinha em parte a loucura do Quincas, ou até mesmo outras coisas que não fazem o mínimo de sentindo, mas que me peguei pensando.
Assim como o autor não irei especular e revelar o que eu penso sobre. O livro é extremamente essencial, recomendo com muita força.

Machado... ??

Vit 20/05/2022

Alguns momentos são previsíveis mas definitivamente, o fim de Rubião não! Esse livro muito me mostrou a hipocrisia da sociedade. O homem muito fez pelos outros e pouco lhe foi feito quando preciso, a sua ruína veio em vários momentos da vida o único ao seu lado foi Quincas Borba.