Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

katnissgirl 13/08/2022

simplesmente sem palavras (e não no sentido bom)
foi uma leitura obrigatória da escola, e por algum milagre e MUITA persistência eu li em uma semana, mas vamos lá;
foi minha primeira experiência com o autor, q me deixou traumatizada. digo com tranquilidade q foi a pior leitura do ano
talvez esse livro seja intelectualmente muito avançado pra mim ou só é ruim mesmo, mas de qualquer forma não teve UM único momento que a leitura me interessou
nenhum personagem me cativou, eram todos entediantes - salvo o quincas borba (o cachorro) q era constantemente chutado por aquele protagonista ridículo ?
as tramas paralelas deixavam a história confusa e sem rumo, e não acrescentavam em nada (só na minha vontade de rasgar o livro)
só sei que chegou certo momento q a única coisa q me incentivava a terminar o livro era poder criticar ele com propriedade pelo resto da minha vida
mas, como sempre há alguma luz até na mais profunda escuridão, eu gostei da escrita do autor, mesmo que rebuscada. bem interessante a maneira q ele "conversa" com o leitor, como se eu fosse o confidente do narrador.
Mabelle2 13/08/2022minha estante
MEODEOS DGASKDGASHGHAS VEI MINHA MÃE É ESPECIALISTA EM MACHADO ENT EU TENHO UNS 8 LIVROS DELE QUE NUNCA LI E ELA TEM SEI LA QUANTOS, EU TENHO QUINCAS BORBA TBM, QUE MINHA LEITURA NAO SEJA ASSIM KKKKKKKKK

Mabelle2 13/08/2022minha estante
vei eu to rindo mt dkhgasjkdgashjda vc acabou com o livro mdss dhgsakdga

katnissgirl 13/08/2022minha estante
KKKKKKKKKKKK desculpa
espero do fundo do coração q o livro funcione melhor pra vc

Dansd1 13/08/2022minha estante
"O alienista" é uma obra do Machado de Assis. Tem 200 e poucas páginas e é uma estória muito boa. Leia alguns contos (são curtos) do autor é bem provável que você irá gostar.

Andre 30/08/2021

Uma lição (atualizada)
Adoro o que chamo a trilogia do Machado (Dom Casmurro, Memórias e este livro); seu ápice está nesta trinca meu ver. Das três este é o que me deixa mais triste e aborrecido. Não pela qualidade da obra; pelo contrário. Reli este livro após a leitura do O Idiota do Dostoievski e vi algumas similaridades, maiormente quanto a pessoas que se aproveitam de outras por serem mais "simplórias" por assim dizer ou por terem algum problema de discernimento. Claro que na obra machadiano isto é mais destacado, talvez porque este traço negativo esteja mais arraigado em nossa psiquê infelizmente. Decerto que são tudo conjecturas, e não sou crítico literário tampouco sociólogo; apenas um brasileiro médio. Este livro ensina tanto em alguns aspectos que até o recomendaria como forma de conhecer o real sentido do termo aproveitador. Claro que o estou tratando apenas por um enfoque porque este foi o que me chamou mais a atenção. Não pretendo esgotar o que dele pode extrair-se. Em suma: obra maravilhosa.

Novo comentário: Na releitura vislumbrei outro aspecto, incrivelmente mais óbvio: diferenciar o bajulador do amigo, aqueles que de fato nos tem apreço e nos querem bem. Falta isso ao protagonista infelizmente. Deveria ter lido Plutarco; isso talvez o livrasse de infortúnios.

Ainda há mais: agora reparei como Machado criou personagens melancólicos (Brás e Bentinho) e meio loucos (Quincas, Rubião e Simão Bacamarte). O que seria?
Nicoli.Zuliani 28/05/2022minha estante
E vendem os três juntos KKKK, pode se dizer uma triologia do machado mesmo

Cristini 10/04/2023minha estante
Concordo demais. Essa tríade é a identidade Machadiana.

Andre 20/04/2023minha estante
Se se quiser fazer uma "quadrilogia" se poderia incluir o Esaú e Jacó

Talita 22/07/2020

Uma grande obra de Machado de Assis
Esse livro nos apresenta o personagem Rubião, um inocente homem que acaba de receber uma grande herança do filósofo Quincas Borda, aquele humanista já conhecido do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Rubião conhece muitas pessoas, entre eles Palha, um homem extremamente vaidoso e que logo se interessa pelo seu dinheiro, por isso acaba sendo um bajulador, também conhece Sofia, esposa de Palha, a qual se mostra ao longo do livro uma pessoa que gosta de ser adorada por todos, inclusive pelo próprio Rubião, que acaba se apaixonando por ela.
Uma história típica de Machado de Assis, marcada por ironias e críticas ao comportamento humano, mostrando o quanto as pessoas podem ser interesseiras e o quanto podem mudar de atitude de acordo com a posição social do indivíduo que estão convivendo. Além disso, mostra que as pessoas esquecem rapidamente o bem que em outros tempos receberam e não se importam em retribuir.
Ademais, outro ponto que me chamou atenção foi o cachorro de Quincas Borda, que tem o mesmo nome do filósofo e foi destinado aos cuidados de Rubião, mostrando o quanto diferentemente dos humanos os animais são companheiros fiéis, independentemente da situação.
Uma obra essencial, que recomendo muito.
breno montserrat 22/07/2020minha estante
ai amiga muito cult amei

Talita 22/07/2020minha estante
Amigo a quarentena me mudou kkkkk

Alec.Ferreira 10/07/2023

"Ao vencido, ódio ou compaixão. Ao vencedor, as batatas."
Uma história que mostra verdadeira natureza humana em toda sua complexidade, nem boa nem má. Encontramos no mesmo personagem ingenuidade e interesse, honestidade e corrupção, consciência e delírio, um protagonista de fato bem desenvolvido ao longo da narrativa. A história retrata muito bem algumas verdades duras da sociedade da época quanto da atual, relações por interesse, vaidade, ingratidão ganância e loucura. Somos apresentados a filosofia Humanitista cujo a qual se aplica a toda a obra, de aplicação universal, a frase do título faz parte dessa filosofia, tudo fará sentido ao ler.

?E porquê ler esta obra? Justamente pela reflexão que causa, uma obra cheia de crítica e ironia e realismo de altíssima qualidade.
Vania.Cristina 01/08/2023minha estante
Adorei esse!

Alec.Ferreira 01/08/2023minha estante
Eu também, nossa é muito!

cadelinhadosnow 04/04/2022

Ok
Tive que ler esse livro por causa da escola e aqui o que achei:

é um livro ok com uma história ok.
Não gostei muito e se não tivesse lido por obrigação provavelmente teria parado na página 15 ?
anna2978 06/04/2022minha estante
eu to sofrendo muito pra ler esse livro lkkkkkkkkkk? parece infinito 100or

cadelinhadosnow 06/04/2022minha estante
boa sorte amg!!!!!! você consegue lenda

torquato3 28/02/2023minha estante
Outro ponto que também pensei muito, é que tanto Quincas Borba quanto Rubião morreram na loucura, porque a realidade do ser humano foi o que verdadeiramente os enlouqueceu.
A questão de ?Ao vencedor, as batatas? é o suco da ideia de que, no final das contas, não importa o tamanho do infortúnio, alguém vai se beneficiar disso e rir enquanto outro chora. Machado de Assis é isso, é dissecar as podridões humanas tal como cobiçar a mulher alheia como Rubião, vaidoso como Sofia, ingrato como o Palha?a natureza humana é, na ótica do Machado, concebida por desvios morais e virtudes que apenas servem de vitrine.
No final das contas, o único amigo leal de Rubião foi o cachorro, tal qual ele mesmo fazia pouco caso enquanto jantava com seus ?amigos? e o mesmo que chorou por ele e morreu ao seu lado, enquanto seus amigos pouco se importavam.

Wen 15/04/2022minha estante
Esse livro é incrível! Foi um de meus favoritos de 2021. A princípio, achei que não gostaria muito, porque tive uma impressão errada do Quincas Borba quando ele aparece em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", mas a história me surpreendeu muito. Machado de Assis não decepciona haha

agatha 30/03/2023

O querido do quincas
Esse rubião e um safado e ao mesmo tempo um pamonha, pelo amor de deus. amei o quincas dog um queridinho lindo
Lucas 03/04/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkk amei

Laura 05/02/2024

O pirado e o cachorrinho
O livro conta a história de Rubião, um homem simples que de um dia para o outro recebe uma grande herança de Quincas Borba (personagem de "Memórias póstumas de Brás Cubas") e a única condição para que ele receba o dinheiro e os bens era que tomasse conta de seu amado cachorro, também chamado de Quincas Borba.
Quando recebe os preciosos bens, Rubião vai para o Rio de Janeiro para começar sua vida de riquezas na sociedade burguesa fluminense. A história é uma grande crítica à sociedade e à burguesia e mostra como o meio pode enlouquecer o homem (literalmente, no caso de Rubião) com suas futilidades, interesses, traições, falsidade e hipocrisia.
A escrita é perfeita, um dos meus favoritos do Machado de Assis. (Spoiler) Confesso que me deixou piradinha quando ele começou a falar nada com nada, eu voltava a página e relia para ver se perdi alguma coisa, mas era só lelé da cuquisse do Rubião mesmo.E o Machado de Assis trouxe essa insanidade de forma tão realista, primeiro aos poucos, uma coisa ou outra perdida no texto e depois mostrando o protagonista completamente fora de si. Adorei esse aqui.
Henryss 05/02/2024minha estante
Estou lendo Memórias Póstumas e logo em seguida lerei este. Adquiri o kit dos 3 livros realismo de Machado de Assis dessa editora em uma promoção e agora pretendo ler os 3 cronologicamente ????

roblesz_ 27/08/2021

Às batatas, o vencedor?
Machado, ao retratar todos os seus personagens de maneira realista (com inúmeros defeitos, sendo egoístas e vaidosos), traz uma visão, quase que natural, de como é a dinâmica do mundo: raramente nos importamos de verdade com quem está ao nosso lado.

Ao invés de mostrar as pessoas de maneira maniqueísta (ou muito ruins ou muito boas), ele nos mostra que o mundo, na maioria das vezes, trata a falta de caridade com naturalidade, como se fosse mera autopreservação. Dessa forma, é útil refletirmos se não acabamos nos acostumando aos nossos "egoísmos de estimação", que admitimos e toleramos sem qualquer dificuldade.

Nenhum personagem aqui nesse livro é assassino, nem criminoso ou algo do tipo. Porém, ao ler o livro, tratamos-os quase como se fossem, já que Machado mostra, de maneira espetacular, como toda vaidade e ganância é hipócrita e digna de nojo. Apesar disso, na realidade, torna-se cada vez mais comum (se já não é há muito tempo) a crescente adoração ao "eu", que importa mais do que qualquer coisa. Assim como é muito fácil percebermos atitudes ruins na vida dos outros, é proporcionalmente difícil enxergamos isso em nossas próprias vidas.
Mariii 30/08/2021minha estante
Muito bom!!!

Gislayllson 24/03/2020

O novo rico
Nesse livro temos a figura de Rubião, um professor que herda a fortuna e um cachorro de seu amigo filósofo Quincas Borba. Machado de Assis, através da narrativa sobre a vida do novo rico e de seus novos "amigos", tece sutis e irônicas críticas a uma sociedade que preza mais pela aparência e pelo dinheiro.

Bárbara 30/06/2020

Criativo
Foi o primeiro livro de Machado de Assis que eu li. O que mais me chamou atenção foi a criatividade do autor ao escrever. A linguagem não é tão rebuscada quanto as obras de José de Alencar nem tão simples quanto livros infantis. É equilibrada confortável para quem já se acostumou a ler livros clássicos da literatura brasileira.

Felipe1503 22/04/2024

Bom livro, mas não no mesmo nível de Dom Casmurro
?Viste o Ramos como devorava tudo o que se lhe pôs no prato? Tu verás que ele um dia engole a mulher.
? A mulher? ? disse Sofia, sorrindo.
? É gorda, concordo; mas a primeira era muito mais gorda, e creio que não morreu, ele engoliu-a, com certeza.? (p. 61) ???

?E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo, cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida?. (p. 54)

Ize 08/11/2020

Rubião tornou-se enfermeiro e amigo do milionário Quincas Borba. Quando Quincas Borba morre, Rubião herda sua fortuna.