Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Carol Martins 11/11/2022

O final me causou paradoxos sentimentais
Tô arrasada!! Chorei de tristeza no fim do livro, tanto pela inexistência de um final feliz quanto pela morte do cachorro kkk, mas acho q são essas desventuras que fogem dos malditos clichês que fazem da leitura um deleite!

amymorais 21/01/2024

Ao Vencedor As Batatas
Li esse livro, na época, para prestar um vestibular, a leitura dele era um dos ?pré-requisitos? para mandar bem na prova. Logo de cara eu já me encantei com a estória, pensava e falava sobre esse livro aos quatro ventos e aprendi tanto com ele que virou um dos meus favoritos. Um dos enredos mais bem construídos que eu já li, a escrita do autor algumas vezes parecia difícil mas vamos combinar que é o charme dele. Ter lido essa obra foi uma experiência ótima, não queria que o livro acabasse mas queria saber o que aconteceria com o rubião no final!

Leiam, a literatura brasileira é esplêndida e riquíssima e com certeza estarei lendo mais obras machadianas.

Ah! e uma das frases mais famosas do livro ?ao vencedor as batatas? é de uma ?filosofia? muito engenhosa, sempre a cito quando tenho a oportunidade hihi depois que você vê sentido nela você vê o mundo por outra perspectiva.

liz 20/02/2023

Sejamos todos humanitas
é sobre as consequências e ensinamentos da morte e levá-las à vida. cercado de ironias perante a elite da sociedade e suas hipocrisias, quincas borba é o reflexo de até onde a ganância pode chegar, levando o caráter ao limite. o cachorro, portanto, sem se importar com dinheiro ou status, é o único personagem verdadeiramente humano. ao vencido, ódio ou compaixão. ao vencedor, as batatas.

Japam Martins 25/02/2024

O mais confuso
Pra mim essa obra teve a leitura mais difícil entre todas as obras que já li do Machadinho, por ser a mais confusa, mas também foi muito emocionante no final. Gostei que a narração foi diferente da de Dom Casmurro e Memórias Postumas, que em minha opinião se assemelham.

Mandy 26/04/2023

Ao vencedor, as batatas! Poucos dias depois morreu?
Machado de Assis tem uma genialidade fora do comum, e fez obras maravilhosas como ?Dom Casmurro? e ?Memórias póstumas de Brás Cubas?. Confesso que só li ?Quincas Borba? porque tinha lido a obra ?Memórias Póstumas?. Me decepcionou muito, gostei muito da outra obra e tinha expectativas altas para este livro.
Contexto: A obra ?Quincas Borba? de Machado de Assis conta a vida de Rubião e o cachorro Quincas Borba, que também era o nome do falecido amigo. Quando Quincas Borba morre, deixa seu cachorro ao amigo e uma fortuna. Rubião vira alvo de aproveitadores e morre sozinho, igual seu falecido amigo. O cachorro morre dias depois por falta de seu dono.

Raphaw 30/08/2020

Acompanha porção extra de batatas?
Eu realmente gostei muito desde livro, adorei as críticas abordadas e o jeito que se é possível envolver com a trama(Algumas risadas e muitos babados hahah), diferente de muitas pessoas gostei do desenvolvimento dos vários personagens secundários, pois sou curiosa em pensar como viviam estes diversos tipos de gente naquela época. Para mim foi uma ótima leitura e recomendo a todos, já que cada vez me apaixono mais pelas obras de Machado!

Josh 24/07/2021

Livro Sensacional
Nunca fui fã dos clássicos, admito que o começo dessa leitura foi bem maçante, mas depois se tornou espetacular. Machado de Assis é uma lenda, o tipo de autor que todo mundo deveria ler uma vez na vida pelo menos.

Milena12 25/07/2021

Ao vencedor, as batatas.
Machado de Assis nos traz em suas obras a realidade de que ele, pobre e negro, conseguiu crescer profissionalmente, tantos outros têm muito mais facilidades na vida e acabam desperdiçando suas vidas.

Rubião, sendo um homem fraco e se aproveitando da herança que lhe foi deixada, acaba não honrando o que ganhou.

Como muitas pessoas hoje em dia, se aproveitam do que ganham e não sabem o que fazer depois.

É um livro maravilhoso, a linguagem pode ser considerada difícil para iniciantes da leitura.

Laisa.Ruiz 12/09/2021

O único personagem realmente digno nessa história é o Quincas Borba Doguinho. Gosto muito do conceito que Machado de Assis construiu no enredo, as críticas são exemplares e o humor irônico e ácido machadiano é perfeito.

Juliana 15/03/2022

Genial
Projeto Quero Ler Mais Literatura Brasileira 2022 livro número 4: Quincas Borba. Nao sei explicar nem como nem porquê eu nunca tinha lido. E é sensacional! Cômico, trágico, inteligente, dramático, real, muito real. Machado em sua fase realista, brilhantemente mostra a natureza humana, nas amizades e na convivência social. Genial! Necessário! Fica a dica de ler depois de Memórias póstumas de Brás Cubas.

laura 04/04/2022

gostei bastante do livro especialmente da página 100 pra frente, pra falar a verdade não tava gostando do livro antes disso e minha leitura tava muito mais lenta no começo, mas depois acho q me acostumei um pouco mais com o vocabulário e a leitura fluiu mais rápido.

cadelinhadosnow 04/04/2022

Ok
Tive que ler esse livro por causa da escola e aqui o que achei:

é um livro ok com uma história ok.
Não gostei muito e se não tivesse lido por obrigação provavelmente teria parado na página 15 ?
anna2978 06/04/2022minha estante
eu to sofrendo muito pra ler esse livro lkkkkkkkkkk? parece infinito 100or

cadelinhadosnow 06/04/2022minha estante
boa sorte amg!!!!!! você consegue lenda

oursapphism 26/04/2022

Já tinha lido o livro antes, mas foi na releitura que consegui me aprofundar mais nele e dessa vez com prazer. Se tornou um dos meus livros favoritos, Machado é genial e tenho muito o que falar do livro, um dia quem sabe faço uma resenha bonitinha aqui. not today though