Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Caio.Henrique 18/06/2022

Quincas Borba e a Genialidade de Machado de Assis
Esta obra foi a primeira que li de Machado de Assis, célebre escritor Realista que dispensa apresentações. Lançado em 1891, o livro traz uma intertextualidade com um romance anterior de Machado chamado Memórias Póstumas de Brás Cubas, no qual nos dois livros temos o mesmo Quincas Borba.

Na trama, o protagonista ingênuo Rubião, que após ficar rico com a herança do filósofo Quincas Borba, muda-se para o Rio de Janeiro e conhece o casal Cristiano e Sofia Palha - personagens no qual, como outros que aparecem ao longo da obra, vão se aproveitar da inocência de Rubião.

Encantei-me pela escrita de Machado de Assis, pois na narrativa ele trabalha muito bem a psiquê dos personagens ao demonstrar as explorações sofridas por Rubião, expondo de maneira crítica e irônica (e até com um pouco de humor) a hipocrisia e dubiedade da sociedade daquela época. Sem contar as conversas que o autor tem com o leitor durante a obra, permitindo a total imersão na trama.

A leitura superou totalmente minhas expectativas, porque, apesar de Machado de Assis ser considerado o maior escritor brasileiro, não esperava uma história tão rica em elementos e críticas. De fato, eu não estava preparado para tanto

E por fim... ao vencedor, as batatas!

HellenLibrary_ 29/06/2022

Livro paradidático.
Okay, mais um livro que eu li para a escola. Eu fui com uma certa esperança nele porque tipo, nada podia ser pior que sonetos, certo?? E realmente n foi pior, mas também não foi um livro super legal de ler, pois é um português antigo e ele dá muitos detalhes e isso te cansa muito rápido. Eu realmente não entendi o final, ent se alguem puder me explicar eu aceito em! Mas o livro tem um plot até que interessante.

Isa 11/04/2023

Quincas Borba
Mais um livro para a escola
Assim como muitos outros livros do Machado de Assis a crítica é sempre muito presente e muitas vezes implícita
A leitura se torna um pouco complicada por ter que ser mais do que lida com muita atenção e sim muito bem interpretada

Paola 20/07/2022

Quincas Borba
Leitura obrigatória, sabem como é... Não foi uma experiência tão boa, mas talvez eu goste de ler quando adulta!

Enfim, como eu li depois de Memórias e não tinha visto nada da história do livro antes, pensei que o livro abordaria a vida do humano Quincas Borba. Preferia que tivesse sido assim, para entender melhor a filosofia dele e tudo mais, o que tinha tudo para ser bom!!!

Mas, infelizmente, Machado de Assis deve ter visto algum plot twist por aí e quis imitar.
Sinceramente, só estou escrevendo isto para contar no desafio de leitura. Sinto muito pela resenha inútil. O livro é chato, difícil de ler, daquele jeito mesmo. Mas se você gostar de livro de gente morta vale a pena!!

Caio.Davantel 01/08/2022

Ao vencendor as batatas!
Machado faz uma crítica a sociedade que busca sempre se beneficiar em cima de outras pessoas. A história segue uma linha de trapaças, começando com Rubião que age de interesse com Quincas Borbas e herda tudo do mesmo, no entanto, apesar de ser esperto no interior de Minas, lá no Rio de Janeiro ele era só um bobo da corte, e o casal palha e algumas outras pessoas agem o mantém por perto somente para extorqui-lo até o fim. O realismo e o pessimismo de Machado está bem presente nesse livro, e o fim trágico de Rubião e seu companheiro de duas patas, traz um tom trágico a obra. Pois, ao vencido resta a compaixão ou ódio, e ao vencedor as batatas!
Não é uma leitura fluída, as vezes densa, mas é de fácil compreensão.

Carolð 07/08/2022

Tá falando da elite, né?
Livro super interessante, parece que a sua cabeça explode conforme a página troca! Recomendo sem pensar duas vezes.

Elizabeth 11/08/2022

Quincas Borba
Já tinha "lido" pra um trabalho da escola mas li de verdade em 2021. Muito bom. Recomendo.

Literatura brasileira é boa demais.

Murilo 19/08/2022

O livro é muito bom, com análises da sociedade da época que se encaixam perfeitamente hoje em dia. O começo e o final tem uma ligação incrível, porém acabei achando meio parado o desenvolvimento da história.

Leticia.Santos 31/12/2022

Quincas Borda, sendo uma obra do Relismo de Machado de Assis possui todos os traços característicos do estilo do autor. O enredo é cômico, sarcástico, crítico e trágico, mas muito fiel em seu retrato da natureza humana.

Gigi 02/05/2023

Viva Machadão!
Machado de Assis é simplesmente genial. A obra conta com um narrador onisciente, mas intrometido de certa forma, magnífico.

Carol Martins 11/11/2022

O final me causou paradoxos sentimentais
Tô arrasada!! Chorei de tristeza no fim do livro, tanto pela inexistência de um final feliz quanto pela morte do cachorro kkk, mas acho q são essas desventuras que fogem dos malditos clichês que fazem da leitura um deleite!