Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

Julia 17/07/2021

Não é um livro UAUUU mas também não é mto ruim, teve partes que não da pra largar a leitura e tem partes que não dá vontade de ler, mas foi um livro médio kakakakak

Lindseyy 01/08/2021

Recomendo
Eu gostei bastante desse livro, achei que ele ia falar mais sobre o Quincas Borba ( filósofo).
Apesar de ser antigo a leitura dele é mais fácil, é um livro que só me provou que meritocracia não existe e eu nesse livro eu só gosto do cachorro kkkkk

~zia 04/09/2021

Como terceira obra do Machado que eu li, não me decepcionei,mas achei o nível um pouco abaico que os outros. É nom mesmo assim.

Isa 11/04/2023

Quincas Borba
Mais um livro para a escola
Assim como muitos outros livros do Machado de Assis a crítica é sempre muito presente e muitas vezes implícita
A leitura se torna um pouco complicada por ter que ser mais do que lida com muita atenção e sim muito bem interpretada

Gigi 02/05/2023

Viva Machadão!
Machado de Assis é simplesmente genial. A obra conta com um narrador onisciente, mas intrometido de certa forma, magnífico.

Vínia 18/04/2023

Resenha : Quincas Borba
Como toda obra Machadiana, Quincas Borba traz um universo filosófico tipicamente real na sociedade brasileira, abordando temáticas no período do Brasil Império.
Rubião é um grande amigo de Quincas Borba, homem que se casaria com sua irmã que veio a falecer antes do casamento se concretizar.
Quincas tem diversas posses inclusive na capital ( Rio de Janeiro ), passando todas elas à Rubião num testamento pouco antes de falecer dando início à vida abastada e nada fácil de um professor pobre.
A partir daí se inicia o conflito,onde Rubião, à caminho da cidade maravilhosa, conhece um casal: Cristiano Palha e Sofia.
Aí, aí sim começam as intrigas, paixões indevidas e certas tendências à loucura de Rubião quando se espelha nos modelos napoleônicos de viver, falar, raciocinar e até de se barbear.
Achei o livro mais arrastado que já li do Machado, mas compreendo tratar-se muito do detalhamento de nossa natureza competitiva, pervertida e volátil quando se conquista o poder financeiro e cai nos encantos de um relacionamento impossível de se concretizar.

Muito obrigada Machado de Assis :)

Carolina1969 09/01/2023

Quincas Borba.
Amo esse livro. É surreal ver que mesmo que os tempos se passem, a sociedade ainda permanece gananciosa e provedora de ?batatas? a qualquer custo. Eu amo o realismo.

Bebel 10/03/2022

Finalmente!!

A leitura pode ser um pouco cansativa e tediosa, devido à sua linguagem um tanto quanto antiga kkkkkkk. A crítica social contida no livro é clara. Ao final, alguns podem se inconformar com a injustiça cometida. Retrata uma realidade que hoje em dia é facilmente de ser encontrada.

nanarissa 11/01/2023

Esperava mais do livro. Mas achei graça por notar ser um "spin off" antes de virar modinha (e antes do tempo existir provavelmente). Por isso, recomendo a leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas antes deste.

Wescley.Azevedo 09/04/2022

Adorei!
"Ao vencedor, as batatas!"
Gostei muito esse é um daqueles livros que vc termina e fica pensando "cara que livro bom" recomendo a todos.

vitibiri 25/05/2022

ninguém vence as batatas
Esse livro mexeu comigo de uma forma que eu nunca achei que pudesse acontecer. Eu fiquei fissurada na trama por dias até terminar.

Pra mim, o livro se assemelha a uma novela mexicana até chegar no arco final, no qual tudo se torna vazio. Eu não consigo expressar com palavras a solidão que eu senti ao terminar este livro. Acho que estamos todos fadados a viver uma vida parecida como a de Rubião. Repleta de aproveitadores que nos deixam nos momentos ruins e de alienação. De tristeza, e que não compreendem a solidão de estar vivo. Em algum momento todos teremos nosso arco final de loucura e cólera e acabaremos sozinhos e abatidos, servindo apenas de alimento para abutres vizinhos. Ao vencedor as batatas, mas você nunca será o vencedor ?????

Caio.Henrique 18/06/2022

Quincas Borba e a Genialidade de Machado de Assis
Esta obra foi a primeira que li de Machado de Assis, célebre escritor Realista que dispensa apresentações. Lançado em 1891, o livro traz uma intertextualidade com um romance anterior de Machado chamado Memórias Póstumas de Brás Cubas, no qual nos dois livros temos o mesmo Quincas Borba.

Na trama, o protagonista ingênuo Rubião, que após ficar rico com a herança do filósofo Quincas Borba, muda-se para o Rio de Janeiro e conhece o casal Cristiano e Sofia Palha - personagens no qual, como outros que aparecem ao longo da obra, vão se aproveitar da inocência de Rubião.

Encantei-me pela escrita de Machado de Assis, pois na narrativa ele trabalha muito bem a psiquê dos personagens ao demonstrar as explorações sofridas por Rubião, expondo de maneira crítica e irônica (e até com um pouco de humor) a hipocrisia e dubiedade da sociedade daquela época. Sem contar as conversas que o autor tem com o leitor durante a obra, permitindo a total imersão na trama.

A leitura superou totalmente minhas expectativas, porque, apesar de Machado de Assis ser considerado o maior escritor brasileiro, não esperava uma história tão rica em elementos e críticas. De fato, eu não estava preparado para tanto

E por fim... ao vencedor, as batatas!

HellenLibrary_ 29/06/2022

Livro paradidático.
Okay, mais um livro que eu li para a escola. Eu fui com uma certa esperança nele porque tipo, nada podia ser pior que sonetos, certo?? E realmente n foi pior, mas também não foi um livro super legal de ler, pois é um português antigo e ele dá muitos detalhes e isso te cansa muito rápido. Eu realmente não entendi o final, ent se alguem puder me explicar eu aceito em! Mas o livro tem um plot até que interessante.