Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis

Resenhas -

alex 17/11/2022

Quincas Borba, de Machado de Assis (1891)
Já do período realista do autor e 10 anos depois de "Memórias Póstuma de Brás Cubas", o livro entrega uma boa digressão sobre a superficialidade das relações sociais.

Embora se passe no Rio da época, poderia valer para qq período de tempo.

O sujeito fica rico e chama a atenção de muita gente "de bem", que não seria classificada como golpistas clássicos. Qdo, com os anos, "perde o juízo" e fica "louco", não se vê uma boa alma, das tantas presentes nos melhores tempos, para ampará-lo.

Uma curiosidade que já não lembrava: "Quincas Borba" é uma espécie de spillover de "Memórias Póstumas", já que Quincas (que não é o protagonista, diga-se de passagem) foi um personagem do livro antecedente (um pobre q tb ficou rico e louco). É esse Quincas q morre e deixa a herança a Rubião, que acaba tendo o mesmo desfecho.

raquel1464 18/04/2024

Quincas borba
Li esse livro por conta da escola
achei ele bem chatinho, mas acredito que seja por conta do tipo de linguagem utilizado nele por ele ser um livro de época
foi uma leitura difícil mas faz parte!!

Isa.Barillari 07/04/2022

No fim das contas quem se ferrou foi o Quincas Borba, tadinho! Rubião e Sofia são dois safados sem sentimentos

Vit 20/05/2022

Alguns momentos são previsíveis mas definitivamente, o fim de Rubião não! Esse livro muito me mostrou a hipocrisia da sociedade. O homem muito fez pelos outros e pouco lhe foi feito quando preciso, a sua ruína veio em vários momentos da vida o único ao seu lado foi Quincas Borba.

Elias 25/05/2022

Rubião, o reflexo de uma moral louca.
O livro em si é de grande nome para a literatura brasileira, obra clássica de Machado de Assis. Particularmente achei muito lento o desenvolvimento, considero-me um leitor ainda em formação para julgar por definitivo tal produção, talvez um eu mais maduro criticamente no aspecto literário seja um melhor apreciador desse reflexo da "loucura moral".

Fellipe19 30/11/2023

Ao vencedor, as batatas.
"Ouça-me este conselho: em política, não se perdoa nem se esquece nada."

No século XIX, de uma forma incrível, Machado de Assis retrata problemas que ainda imperam na sociedade brasileira.
O fato de que a mesquinharia, as relações políticas em busca de interesses próprios e a trapaça não são mazelas tão atuais nesse país.

Ah, não vou falar da #gadeagem do Rubião. GADO DEMAIS!

liaramoss 20/06/2022

Ao vencedor as batatas!
Quincas Borba, mais um clássico da literatura brasileira e um terço do trio machadiano. Acho incrível a facilidade de Machado de Assis de só escrever sobre homens que ficam loucos birutas da cabeça: Bentinho, Quincas Borba e Rubião, estes dois últimos nosso foco principal nessa história.

Nos primeiros capitulos me encantei pela narrativa, o narrador observador que a quarta parede e coloca os leitores junto a história com perguntas, questionamentos, elogios e ironias. A escrita fluiu muito bem durante aqueles 25% iniciais, eu estava deslumbrada tentando entender o que aconteceria, mas depois disso eu só me embaralhei com tudo. A partir da chegada de Sofia e Palha a história fica um pouco mais difícil de ser acompanhada com a quantidade de personagens que são introduzidos. Temos Maria Benedita, sua mãe, Carlos Maria, Dona Tonica, o Major, Doutor Camacho e muitas outras pessoas que entram na vida de Rubião para mexer na herança dele.

Sem muitos spoilers, embora seja um clássico e a maioria das pessoa já deve saber muita coisa da história, eu gostei da forma que começamos o livro vendo os devaneios de Quincas e terminamos com os de Rubião. E também temos Quincas Borba, o cachorro, que era pra ser o bem mais precioso da história, mas na metade ele se perdeu.

Solange118 19/07/2023

Ao vencedor, as batatas!
Nenhuma frase é tão boa para se começar a falar de Quincas Borba do que a grandiosa ?Ao vencedor, as batatas!?
Dentre os três livros do Machado que li até agora, Dom Casmurro, Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, ou como eu prefiro chamar de a trilogia da elite fracassada. Quincas é o que possui a história que mais me tocou e a filosofia que mais me marcou. A obra realista conta com as mais diversas temáticas que se pode obter dentro de uma vida, amizades parasitárias, as subidas e também as descidas e o principal, valores éticos e morais. Tudo isso com um bom humor e aquele toque maravilhoso de ironia do Machado De Assis.

Nyllaine 28/11/2022

Não decepciona
Machado de Assis sempre tão real e poético. Esse livro partiu meu coração de diversas formas! Um verdadeiro clássico brasileiro

Lethy_21 13/05/2023

Quincas borbas (vulgo o cachorro)
Gostei, esse livro me tirou algumas risadas. O Rubião demonstra ser uma pessoa muito ingênua e algumas pessoas vão tirar proveito disso.
Quincas borba (o cachorro), o melhor personagem dessa história, fiquei encantada com esse ser.

~zia 04/09/2021

Como terceira obra do Machado que eu li, não me decepcionei,mas achei o nível um pouco abaico que os outros. É nom mesmo assim.

Gigi 02/05/2023

Viva Machadão!
Machado de Assis é simplesmente genial. A obra conta com um narrador onisciente, mas intrometido de certa forma, magnífico.

vitibiri 25/05/2022

ninguém vence as batatas
Esse livro mexeu comigo de uma forma que eu nunca achei que pudesse acontecer. Eu fiquei fissurada na trama por dias até terminar.

Pra mim, o livro se assemelha a uma novela mexicana até chegar no arco final, no qual tudo se torna vazio. Eu não consigo expressar com palavras a solidão que eu senti ao terminar este livro. Acho que estamos todos fadados a viver uma vida parecida como a de Rubião. Repleta de aproveitadores que nos deixam nos momentos ruins e de alienação. De tristeza, e que não compreendem a solidão de estar vivo. Em algum momento todos teremos nosso arco final de loucura e cólera e acabaremos sozinhos e abatidos, servindo apenas de alimento para abutres vizinhos. Ao vencedor as batatas, mas você nunca será o vencedor ?????

Caio.Henrique 18/06/2022

Quincas Borba e a Genialidade de Machado de Assis
Esta obra foi a primeira que li de Machado de Assis, célebre escritor Realista que dispensa apresentações. Lançado em 1891, o livro traz uma intertextualidade com um romance anterior de Machado chamado Memórias Póstumas de Brás Cubas, no qual nos dois livros temos o mesmo Quincas Borba.

Na trama, o protagonista ingênuo Rubião, que após ficar rico com a herança do filósofo Quincas Borba, muda-se para o Rio de Janeiro e conhece o casal Cristiano e Sofia Palha - personagens no qual, como outros que aparecem ao longo da obra, vão se aproveitar da inocência de Rubião.

Encantei-me pela escrita de Machado de Assis, pois na narrativa ele trabalha muito bem a psiquê dos personagens ao demonstrar as explorações sofridas por Rubião, expondo de maneira crítica e irônica (e até com um pouco de humor) a hipocrisia e dubiedade da sociedade daquela época. Sem contar as conversas que o autor tem com o leitor durante a obra, permitindo a total imersão na trama.

A leitura superou totalmente minhas expectativas, porque, apesar de Machado de Assis ser considerado o maior escritor brasileiro, não esperava uma história tão rica em elementos e críticas. De fato, eu não estava preparado para tanto

E por fim... ao vencedor, as batatas!

HellenLibrary_ 29/06/2022

Livro paradidático.
Okay, mais um livro que eu li para a escola. Eu fui com uma certa esperança nele porque tipo, nada podia ser pior que sonetos, certo?? E realmente n foi pior, mas também não foi um livro super legal de ler, pois é um português antigo e ele dá muitos detalhes e isso te cansa muito rápido. Eu realmente não entendi o final, ent se alguem puder me explicar eu aceito em! Mas o livro tem um plot até que interessante.